quarta-feira, 13 de março de 2013

Projeto Imortais - 100 Anos de Futebol Arte resgatará a memória do Rio Branco



A diretoria do Branco Sport Club e membros da Associação Parnanguara de Artes Visuais (APAV), fizeram o lançamento do projeto “Imortais – 100 anos de Futebol Arte”, que contará a história dos 100 anos do Rio Branco Sport Club através das artes plásticas. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), na sede do clube.
Na primeira etapa do projeto, os artistas plásticos vão contar fatos marcantes do time Alvirrubro com uma visão contemporânea, moderna e tradicional. Ao todo, dez painéis de arte ficarão em exposição a céu aberto, no Estádio Nelson Medrado Dias, Estradinha. “Os artistas poderão criar na alvenaria do estádio ou em outdoor.  Obedecendo ao tema Rio Branco 100 anos de paixão, os artistas poderão reproduzir livremente nos espaços do estádio”, declarou o presidente do clube, Fabiano Elias. “Decidimos que a cada dia 13 nos faríamos uma ação em comemoração aos 100 anos do Leão. O projeto Imortais contará os 100 anos de história de um dos times mais tradicionais e respeitado do Estado. O Rio Branco tem muitas coisa para ser preservada e muita coisa para ser recuperada”, ressaltou ele.
A APAV, responsável pelo desenvolvimento do projeto, visa aproximar o futebol através da arte de forma democrática e pública. O projeto, pioneiro no Litoral, será realizado por artistas renomados. “Quero parabenizar a iniciativa, pois é gratificante para o artista plástico ter o espaço tão importante para criar e poder homenagear o Rio Branco”, disse Diego Rodrigues Alves, membro do conselho da APAV.  “Vamos levar as obras de cada artista para a comissão analisar e escolher quais serão utilizadas para a homenagem. Paranaguá é um celeiro de criatividade. Acredito que, com um tema maravilhoso como este, o artista terá a oportunidade de desenvolver uma arte com muita expressividade. As obras que serão apresentas serão únicas, de muita beleza técnica e de muita sensibilidade”, completou ele.
A próxima etapa do projeto visa resgatar documentos históricos, fotográficas e uniformes. Ex-dirigentes e ex-jogadores também serão homenageados na continuidade do projeto. “Fizemos algumas descobertas que precisam ser divulgadas. O projeto vai resgatar a memórias do clube e todo o seu acervo. A parte musical precisa voltar a existir. Descobrimos a letra do hino de 1913, mas não temos o áudio. Vamos ter que musicalizar. Assim como a escola de samba Acadêmicos do Litoral, que vai contar a história do Leão na avenida, precisamos criar mais ações musicais. Precisamos ainda da canção do Centenário”, completou o presidente Elias.


"Esta será uma grande oportunidade de unir o futebol e a arte divulgando a história do Rio Branco, a nossa cidade de forma democrática e pública para a população, pois ambos trabalham com a sensibilidade e paixão com esse projeto", disse a jornalista e diretora de marketing, Nancyara Lima.
Além desses, participaram do lançamento o professor e historiador Florindo Wistuba Junior, o jornalista Stalin Venet, o artista plástico Marcos Piantá, o artista Celso Luiz Johnsson, o Mago das Bolhas, a jornalista e diretora de marketing, Nancyara Lima, e o diretor comercial, Tony Barbosa, ambos da empresa DMN Comunicação e Marketing, e imprensa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário