sexta-feira, 11 de julho de 2014


Informação, agenda, sociedade, moda, beleza e festividades na coluna Vip em Foco na Folha do Litoral News.




quinta-feira, 10 de julho de 2014

Eu sou o obstáculo

A CMEG - Câmara da Mulher Empreendedora de Paranaguá convida a todos a participar da palestra Motivacional "Eu sou o obstáculo", no dia 5 de agosto, no Sesc com Roberto Recinella, considerado um dos melhores palestrantes do Brasil.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Oficinas gratuitas do XI festival de Arte e Cultura Popular


Do dia 14 ao dia 20 de Julho acontece o XI festival de Arte e Cultura Popular com oficinas e palestras. O festival é uma realização da Unespar com a Fundação de Cultura.


OFICINAS – 15 a 19/07/2014
Manhã – 8h às 12h
1. Artesanato em Argila e Cerâmica
Objetivo: Possibilitar o artesanato como fazer artístico do litoral paranaense, assim também, como geração de renda familiar.
Local: Casa da Cultura “Monsenhor Celso” (em frente à Catedral)
Oficineira: Salete Dalla Rosa (Artista Plástica)
2 . Entalhe em Madeira
ObjetivoTrabalhar, através do contato com a madeira, atividades artesanais gratificantes e criativas, trazendo ma enorme variedade de formas e podendo exercitar o corpo e a mente. O entalhe é a escultura em alto e baixo relevo, em pedaços de madeira, como exige um processo gradativo de aprendizagem. Produzir geração de renda.
Local: UNESPAR – Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Marcos Piantá (Artesão)
3. Violão 
ObjetivoOportunizar a interação dos músicos ou interessados, em partilhar e também adquirir conhecimento, tanto no aspecto técnico, como musical, nos mais diversos estilos. 
A Oficina se dará em forma de Masterclass, e também ensaios em grupo. Detectando as facilidades e dificuldades de cada aluno. Trabalhando individualmente questões técnicas e posturais, e em grupo questões musicas.
Local: Casa da Música “Brasílio Itiberê”
Oficineiro: Ederaldo Sueiro Júnior ( UNESPAR – Campus Curitiba I – EMBAP)
4. Técnicas em Desenho e Pintura - “A utilização da acrílica em técnica de aquarela.”
ObjetivoLinhas, curvas, riscos e rabiscos, traços precisos do desenho. Exercícios gráficos. A psicodinâmica das cores em pigmentos surgindo, fluindo da fusão da água na interferência do fogo e gerando arte com consciência interior. 
A precisão resulta da sensação do artista em deslizar seus gestos buscando a sua forma pelo espaço nas folhas brancas de papel ou telas e suas nuances e sobretons. Do lápis ao pincel, ao tintar a imagem e através do olhar, encontrar as experiências exercitadas da sua produção com o desenho e construção da obra.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Diogo Rodrigues Alves (Artista Plástico)
5. Vídeo do Minuto
ObjetivoApresentar aos alunos os conceitos básicos da criação audiovisual. Fornecer o ferramental para edição e finalização de produtos audiovisuais simples a partir do acesso a equipamentos não sofisticados.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Alex Wolf (Produtor Cultural na UNIBRASIL)
6. Confecção de Livretos (FANZINES)
ObjetivoA Oficina de Criação de Livretos destina-se à produção de pequenas mídias com conteúdos alternativos. Através delas, é possível expressar o que há de mais atual e divergente das grandes mídias, tanto em produção gráfica quanto escrita, além de ser um dos veículos menos custosos e criativos de comunicação. 
Esse curso pretende partir de discussões que evidenciam o processo histórico dessas revistinhas – como propagadoras de arte e cultura -, destacando as vantagens dos processos manuais e das obras impressas.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineira: Fabi Dipp ( UNESPAR – Campus Curitiba I – EMBAP)
Observação: Crianças acima de 7 anos acompanhadas de um responsável.
7.Teatro
SINOPSE - Trabalhar aspectos do jogo referentes à espaço, tempo, regras, imprevisibilidade e construção de vínculos (mesmo que temporários) entre os participantes. Jogar é estímulo para nos olharmos mais, trocarmos mais, nos sensibilizarmos mais. Jogar é estar com alguém sempre e perceber a presença do outro, ampliar a porosidade do encontro. O convite ao jogo é feito para ampliar o contato entre as pessoas, para estimular os sentidos, para resgatar o prazer de brincar.  E nessa brincadeira valoriza-se o tempo presente, as diferenças, os erros, as tentativas, o processo e o encontro. Há o convite. Vamos jogar? 
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
Oficineira: Profª Talita Neves (UNESPAR – Campus Curitiba II – FAP)
Tarde – 14h às 18h
1.Artesanato em Cipó
ObjetivoPossibilitar o artesanato como fazer artístico do litoral paranaense assim também como geração de renda familiar.
Local: Mercado do Artesanato
Oficineira: Rosely de Fátima Rocha (Artesã)
2.Caricatura
ObjetivoApresentar conceitos de caricatura, sua história, técnicas de desenho, bonecos cartunizados, charge e cartum, retrato com foto, caricatura com foto, caricatura com figuras geométricas, caricatura com frutas, caricatura com fotos de animais. Propiciar aos caricaturistas atuais, o desenvolvimento de técnicas e criação de caricaturas ao vivo.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Prof. Rafael Palotino
3.Prática em Conjunto
ObjetivoAprimorar a técnica do músico em seu instrumento e desenvolver a prática em conjunto através de arranjos musicais para trios, quartetos, grupos e orquestra de sopro.
Local: Casa da Música “Brasílio Itiberê”
Oficineiro: Jullian Martins Bezerra (Instrutor da Casa da Música “Brasílio Itiberê”)
4.Fandango
ObjetivoResgatar e difundir a cultura popular do litoral paranaense através do Fandango, estudando sobre sua música e dança.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Oficineiro: Mestre Nemésio
5.Dança – Contato Improvisação
ObjetivoA oficina pretende proporcionar um espaço de prática e reflexão sobre o Contato Improvisação, de maneira não hierárquica, possibilitando um ambiente de troca entre proponente e o público interessado. Ao longo da oficina serão desenvolvidos temas como: Consciência Corporal – Atenção Espacial – Estruturas para suporte de peso e deslocamento – Estudos sobre peso e contrapeso – Queda e suspensão – Rolamentos – Qualidade de Toque.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Oficineiro: Ryan Carlos Lebrão (UNESPAR – Campus II – FAP)
6. Aprimoramento Musical para Cantores
ObjetivoA oficina pretende proporcionar um espaço de prática e reflexão sobre o Contato Improvisação, de maneira não hierárquica, possibilitando um ambiente de troca entre proponente e o público interessado. Ao longo da oficina serão desenvolvidos temas como: Consciência Corporal – Atenção Espacial – Estruturas para suporte de peso e deslocamento – Estudos sobre peso e contrapeso – Queda e suspensão – Rolamentos – Qualidade de Toque.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiros: Bernardo Abreu (Instrutor de Técnica Vocal)
                   Marinez Costa (Acadêmica do Curso de Música da UFPR)
Público AlvoCantores amadores e profissionais.
7. Biojóias (proposta direcionada preferencialmente aos CRAS)
ObjetivoDespertar a visão das pessoas em relação ao mosaico de materiais e as diversas riquezas naturais disponíveis no cotidiano de cada um. Criar um vínculo com o público, compartilhando e avaliando a consciência de preservação do ambiente em que se vive.
Local: Atelier “Olga Castro” - Rua José Antonio Temporão nº 33 (Praça dos Leões)
Oficineira: Maria Gorete Tuleski ( Empreendedora Socioambiental)
8. Couro de Peixe – Curtume e Artesanato (Projeto Institucional da UNESPAR - Campus Paranaguá)
ObjetivoGeração de renda através da utilização do couro do peixe, oriundo dos rios e mares. Confecção de produtos como arranjos de flores, brincos, pulseiras, arranjos para cabelo, bolsas, etc.
Local: PROVOPAR – Praia de Leste
Rua: Nêmio Gabriel Simas, 138
Coordenação: Profª Drª Kátia Kalko
9 . Teatro de Bonecos
ObjetivoO projeto tem como objetivo abordar o Teatro de Bonecos através da apropriação da linguagem partindo da apresentação de uma obra artística, seguindo para a produção de pequenas obras através de técnicas de escultura em papel de bonecos de luva e técnicas de animação para teatro. Essa atividade deverá proporcionar aos participantes uma pequena vivencia com a arte de fazer e animar bonecos.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)             
Oficineira: Profª Elizangela Sarraff

Colônia de Férias Cultural – Ecoteatro Very Good
ObjetivoUma oficina onde crianças e adolescentes conhecem e aprimoram as diversas manifestações da arte de maneira lúdica e interativa.
Público-alvo: Crianças e adolescentes
Período: de 15  a 19 de Julho
Horário: das 14h às 18h
Local: Av. Bento Munhoz da Rocha Neto,5330, Parque Agari – próximo ao Corpo de Bombeiros
Ministrantes: Débora Adriana Ferreira de Souza e Eduardo Gegembauer

XI Varal de Poesias
Regulamento e inscrições na UNESPAR - Campus de Paranaguá (FAFIPAR)
TEMA: Paranaguá em Versos

 II Fórum Municipal de Cultura
Tema: Preservar, Conservar e Sustentar: Da Conservação Histórica à Sustentabilidade Econômica das Práticas Culturais no Município de Paranaguá
Dia 14/07 – 18h – Palestra -  “O Sistema Nacional de Cultura e  a Importância da Construção do Plano Municipal de Cultura” -  Eleonora Spinato – Representante do MINC – Regional Sul
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
Dias 15 e 16 de julho de 2014 -18h
Local: Escola Municipal Prof. Manoel Viana -  Rua Rodrigues Alves, 866 - Centro Histórico
Inscrições: www.fumcul.com.br  e FUMCUL – Rua XV de Novembro,499, Centro Histórico – de 14/06 a  06 de julho de 2014

VIII FÓRUM IDENTIDADE PARANÁ
Tema: Memória e Tradição
Data: 17 de julho de 2014
Horário: 18h
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
Coordenação do Prof. Dr. Odinei Ramos (UNESPAR –Campus Paranaguá)

6ª Mostra de Artes Visuais de Paranaguá
Data: 17 de Julho a 18 de agosto de 2014
Horário: 19h30
Local: Casa da Cultura Monsenhor Celso – Largo Monsenhor Celso (em  frente à Catedral Diocesana)

TURISMO HISTÓRICO:
Data: 19 de julho de 2014
Local de saída: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Horário: 9h
Coordenador: Prof. Hermes Goldenstein Júnior

Paranaguá: XI festival de Arte e Cultura Popular

Do dia 14 ao dia 20 de Julho acontece o XI festival de Arte e Cultura Popular com oficinas e palestras. O festival é uma realização da Unespar com a Fundação de Cultura.

Programação Geral

Abertura do Festival
Data: 14 de julho de 2014 – 18h
Local: Cine  Teatro Municipal” Rachel Costa”
          Espetáculo Teatral ”Romaria Caiçara do Divino” – Associação Cultural Lendário Caiçara
          Noite de Cultura Popular – Fandango com o Mestre Brasílio  e  degustação de barreado

15/07 – 3ª feira
10h – “Arte na Praça” – Cantor  Eli Cunha
Local: Praça Fernando Amaro
16h - Apresentação Artística no Mercado do Café
18h –Apresentação Artística com Paulo D’ Carvalho -  II Fórum Municipal de Cultura
Local: Escola Municipal Prof. Manoel Viana -  Rua Rodrigues Alves, 866 - Centro Histórico
19h – “Arte na Praça” - Feira da Lua – Praça Eufrásio Corrêa (Praça dos Leões) Chorinho com Chicão do Cavaco
20h  – Espetáculo de Dança Cigana Artística Luna Plata – Coordenadora -  Sandra Regina Choinsk
21h  – Espetáculo Musical “Entre Amigos”  com o Coral Municipal de Paranaguá 
Local: Cine Teatro Municipal ”Rachel Costa”
21h30  - Show “ Em Qualquer Praça de Qualquer País” com  Wanderlem Silva e Xavier Torres
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”          
         
16/07 – 4ª feira
10h – “Arte na Praça”  - Cantor Bernardo Abreu
Local: Praça Fernando Amaro
16h - Apresentação Artística no Mercado do Café
18h – Apresentação “ Você” Cia Cultural Rainha Maçã -  II Fórum Municipal de Cultura
Local: Escola Municipal Prof. Manoel Viana -  Rua Rodrigues Alves, 866 - Centro Histórico
18h – “ Arte na Praça”  
Projeto Canja das Seis – Coordenador -  Dirceu Modesto
"Leandro Leal em: Caixinha de Música" com participação de Lin Égas
Local: Praça  Newton Deslandes
19h -  Concerto do Grupo de Percussão DeArtes – Regente:  Prof. Marco Szulak – Práticas Musicais no DeArtes
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
20h – Espetáculo Teatral “ O Bêbado e o Padre” -  Cia Cultural Rainha Maçã  
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
21h – Roteiro Gastronômico Cultural
Local: Grill Box – Master Burger- Rua Maneco Viana, esquina com Odilon Mader(Raia)

17/07 – 5ª feira
10h - “Arte na Praça”  -  Dança da Balainha - Grupo Girassol da Melhor  Idade
Local: Praça Fernando Amaro
16h – Apresentação Artística no Mercado do Café
17h – Orquestra de Estudantes “ Brasílio Itiberê” – Regência  de Jullian Martins Bezerra
Local: Santuário Estadual de N. S. do Rocio
18h  - Apresentação de Música Instrumental -  Edwin Pitre e Essemble DeArtes -  Práticas Musicais no DeArtes - UFPR
Local: Cine  Teatro Municipal Rachel Costa
19h30  – VI Mostra de Artes Visuais  – Casa Monsenhor Celso – Apresentação Artística “ MUSUNPA” – Direção Wanderley Hermenegildo
21h  – Show com Guilherme Costa
Local:Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”

18/07 - 6ª feira
10h – “Arte na Praça” – Show Acústico com Surf Roots
Local: Praça Fernando Amaro
16h – Apresentação Artística no Mercado do Café
18h – Premiação do  Varal de Poesias 
Esquete Teatral com  “Play Art” (Blitz! Cia de Arte)
Apresentação Artística “ MUSUNPA” – Direção Wanderley Hermenegildo
Local:  Cine Teatro “Rachel Costa”
19h – “ Arte na Praça” – Violonista Renan Mattar
Local: Praça Ciro Abalem – Ilha de Valadares
19h –  Duo de Música Sacra Contemporânea - Cantor Will Gomes
Local: Catedral Diocesana de Paranaguá
19h – Contação de Causos ( Parceria SESC) – Coordenação -  Prof. Hermes Goldenstein Júnior
Local: Colégio Estadual Alexandra
          “Arte na Praça” -  Projeto  Cultura na Estação – Heringer
Local: Praça da Estação
19h –  Espetáculo Teatral “ Sarita “ com Rogério Soares 
Local: Cine Teatro Municipal Rachel Costa 
20h – Roteiro Gastronômico  Cultural
          Espetáculo Musical “Do Choro ao Samba” – Bando Boca de Fogo
          Grupo de Dança do Espaço Alternativo  Cultural e  Educacional “ Pref. Mario Roque”
          Exposição Fotográfica “ Grande Mar Redondo”,  de Celso Lück Junior
          Exposição  dos  trabalhos dos artistas  plásticos  Diogo Rodrigues Alves,  Marcos  Piantá e Salete    Dalla Rosa.
Cooking Show – Chef Plinio Aguiar ( Burghezia Bar e Restaurante – Pontal do Sul )              
Local: No Empório Delicatessen & Mercearia – Rua Rodrigues Alves nº 299 - Costeira

19/07 – Sábado
10h – “Arte na Praça”  –  Cantora Monique Santin 
Local: Praça Fernando Amaro
12h – “Folia de Bois” – Coordenação de Aorélio Domingues
Local: Praça de Eventos 29 de Julho

13h –  Roteiro Gastronômico  Cultural -  Recepção ao  ISME (International Society for Music Education)

Local: Casa do Barreado
 16h – Teatro de Rua -  Espetáculo Infantil  “ A Tempestade” (Willian Shakespeare) - Grutun! – Grupo de Teatro UniBrasil
Local: Mercado do Artesanato
16h30min - Apresentação Artística no Mercado do Café
19h – Espetáculo Translation Péricles -  Grutun! – Grupo de Teatro  UniBrasil
 Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
20h –  OLA – Orquestra Latino Americana (UNESPAR -  Campus II -  FAP)
21h – Grupo de Dança de Curitiba – “Wakaba Yosakoi”
           Grupo de Taiko – Filial Curitiba  “Ryukyu Koku Matsuri Daiko” 
Local: Praça de Eventos “29 de Julho”
21h – Roteiro Gastronômico  Cultural  - “Noite da Canja” – Aqui você mostra o seu talento!
Participação Especial da Banda Farro 2 e do Cantor Aroldo Amer
Local: Mercado Municipal ”Nilton Abel de Lima”
22h – Baile do Fandango
Local: Mercado do Café

20/07 – Domingo
10 h - Apresentação  do Grupo Girassol da Melhor Idade com a “Dança do Barreado”
Encerramento do Festival com a Mostra dos Resultados das Oficinas
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Festa da Tainha movimenta setor hoteleiro e gastronômico da cidade


A 4ª Festa Nacional da Tainha, que começou no dia 27 de junho e vai até o próximo dia 13 de julho, teve, durante o final de semana entre sexta-feira (4) e domingo (6), o maior movimento registrado nesta edição, o que pode ser percebido pelo grande número de visitantes que aguardavam mesa para almoçar no domingo. 

Ismail Pereira do Rosário, o Maíco, responsável pelo estande da comunidade de Amparo, conta que às 19h já não tinha mais Tainha para servir. “O final de semana foi um sucesso total e vendemos cerca de 200 tainhas recheadas e defumadas”, conta. “Esperamos que o próximo final de semana seja tão bom quanto este e agradecemos à Prefeitura e ao prefeito Edison Kersten por toda a estrutura oferecida”, diz. 

Segundo dados da Ecovia, entre a sexta-feira (4) e domingo (6), 70 mil veículos passaram pelos dois sentidos da Praça de Pedágio – um aumento de 20 mil veículos quando comparados com os 50 mil automóveis que descem a Serra no final de semana de baixa temporada e sem festas no litoral do Estado. O aumento, segundo a concessionária, está diretamente relacionado ao ao fluxo de turistas da Festa da Tainha. 

A informação é confirmada por membros da rede hoteleira da cidade. No caso do Hotel San Rafael, localizado no Centro, a chefe da recepção e reservas Silvana de Oliveira, afirma que, neste final de semana, a lotação foi de 50%, quando o histórico de finais de semana mostra ocupação de apenas 10 a 15% dos apartamentos. 

“Também já notamos um aumento considerável na procura para o próximo final de semana, que acreditamos que será bem movimentado”, disse. 

No Hotel Camboa, que tem 134 apartamentos, segundo o proprietário do hotel, Eduardo Maranhão, o movimento dobrou no final de semana. “Nossa taxa de ocupação num final de semana normal é de 30 apartamentos, na média. Neste final de semana foi de 55”, afirma Maranhão. 

Estrutura 

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Turismo, sob a presidência de Rafael Guttierres Júnior, têm investido fortemente no turismo como fonte de renda e emprego para a cidade. Um dos aspectos mais elogiados pelos visitantes tem sido a estrutura da Festa. 

Segundo explica Rafael Guttierres Júnior são 17 comunidades pesqueiras e mais seis restaurantes conveniados que estão ofertando o prato principal da Festa, a Tainha recheada. 

“Todos os que estão trabalhando passaram por capacitação dada gratuitamente pela Prefeitura e aprenderam tópicos como manuseio correto de alimentos, entre outros temas”, salientou. 

Tabajara Machado de Souza Júnior é o proprietário do Restaurante A’Bonbonne e conta que, no domingo, teve de funcionar com horário estendido. “Ficamos de portas abertas até as 17h para atender a demanda”, salienta.
 

Programação 

Confira a Programação da Festa da Tainha para os próximos dias: 
07/07 – Segunda-feira 
20h – Som mecânico (Praça de Eventos). 

08/07 – Terça-feira 
20h – Status 21 (Praça de Eventos). 
22h – Banda Blue (Praça de Eventos). 

09/07 – Quarta-feira 
20h – Rafael Palotino e Débora (Praça de Eventos). 
22h – Nelsinho, Juliano e Guilherme (Praça de Eventos). 

10/07 – Quinta-feira 
20h – Lucas Santos (Praça de Eventos). 
22h – João Marcos e Thiago (Praça de Eventos). 

11/07 – Sexta-feira 
20h - Leonardo Damião e banda (Praça de Eventos). 
22 - Banda Haole (Praça de Eventos). 

12/07 – Sábado 
12h - Grupo de Choro (Praça de Eventos). 
20h - Surf Roots (Praça de Eventos). 
22h – Show nacional com Leandro Lehart. 
22h30 – Baile de Fandango Mestre Nemésio (Mercado do Café). 

13/07 – Domingo 
12h – Canja das seis (Praça de Eventos). 
20h – Banda Lefigarroo (Praça de Eventos). 
22h – Hally Gally (Praça de Eventos). 



Corrida de Canoas movimentou o domingo (6) no Rio Itiberê


Centenas de pescadores de Paranaguá, ilhas e comunidades marítimas da região participaram, no domingo (6), da 37ª edição da Corrida de Canoas, às margens do Rio Itiberê. O evento faz parte da programação da Festa da Tainha e é realizado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. 

Neste ano, a competição foi dividida em sete categorias: canoas a remo e mais seis categorias para as embarcações motorizadas a partir de 7,5 HP. Segundo explica a secretária da pasta, Cintia Maria Lopes dos Santos, a tradicional corrida também é uma oportunidade de geração de renda. “Há premiações em cada categoria. O primeiro lugar recebe R$ 1.000, o segundo leva R$ 500 e o terceiro, R$ 250”, explicou. 

Participante pela sexta vez do evento, Pedro Deus de Souza, do Beira-Rio, ganhou em todas as edições na categoria “canoa a remo”. Em 2014, ele participou com Mequias Fernandes . “É o sexto ano que participo e que ganho. Participar com amigos é bom, mas é melhor ganhar e levar o prêmio, claro”, declarou. 

A secretária da pasta, Cintia Maria Lopes dos Santos, agradeceu ao apoio do prefeito Edison à competição. “Agradeço ao prefeito Edison e aos demais secretários por toda a atenção, desde a estrutura até finalização e premiação deste evento”, disse. 

Tecnologia 

A Corrida de Canoas 2014 teve um ingrediente tecnológico a mais, que incrementou a cobertura do evento. Um drone, utilizado pela Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) chamou a atenção de competidores e da população presente às margens do Rio Itiberê. O robô, que voa levando uma câmera de alta definição, fez imagens dos competidores e do público.

Ranking 

Veja, abaixo, a lista dos três primeiros lugares em cada categoria na Corrida de Canoas 2014. 

Canoa a Remo 
1 º Lugar: Pedro e Mequias – Beira-Rio – Embarcação sem nome. 
2º Lugar: Joacir e Elizeu – Beira-Rio – Embarcação “Lara”. 
3º Lugar: Tiago e Marcos – Beira-Rio – Embarcação “Sobrenatural”. 

Canoa Motorizada 7,5 a 8 HP 
1º Lugar: Anderson Pedro – Guaraqueçaba – Embarcação “Jucei”. 
2º Lugar: Rogério Moraes – Guaraqueçaba – Embarcação “Antoni”. 
3º Lugar: Bruno Barcelos – Guaraqueçaba – Embarcação “Graziela”. 

Canoa Motorizada 9 a 10 HP 
1º Lugar: Marcos Machado – Eufrasina – Embarcação “Velozes e Furiosos”. 
2º Lugar: Bruno Barcelos – Guaraqueçaba –Embarcação “Furiosa”. 
3º Lugar: Wiliam do Rosário Xavier – Massrapuã – Embarcação “Safadinho”. 

Canoa Motorizada 11 a 12 HP 
1º Lugar: Robson Viana dos Santos – Eufrasina – Embarcação “Até a morte”. 
2º Lugar: Ageu Aparecido da Costa – Almeida – Embarcação “Escorpião Rei”. 
3º Lugar: Bruno Barcelos – Teixeira – Embarcação “Guaraqueçaba”. 

Canoa Motorizada 18 HP 
1º Lugar: Mário Mendes – Valadares – Embarcação “Relâmpago do Mar”. 
2º Lugar: Ageu Aparecido da Costa – Almeida – Embarcação “Escorpião Rei”. 
3º Lugar: Wellington Carvalho – Medeiros – Embarcação “Kaleb”. 

Regata de Bateira/Baleeira 11 a 13 HP 
1º Lugar: Celico – Mariana – Embarcação “Flávio”. 
2º Lugar: Tango – Amparo – Embarcação “Maurício”. 
3º Lugar: William do Rosário – Massarapuã – Embarcação “Piradinha”. 

Regata Bateira/Baleeira 18 HP 
1º Lugar: Fabrício – Vila Guarani – Embarcação “Granfina”. 
2º Lugar: Persi Fernandes – Valadares – Embarcação “Tenebrosa”. 
3º Lugar: Wellington Carvalho – Medeiros – Embarcação “Emanuele”. 


(fonte Secom)Fotos: Marcio Tibilletti. 

Jornalista: Marcos Silva