quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Apuração do carnaval 2015 no Rio de Janeiro


Nesta quarta-feira (18), a partir das 16h45, acontece a apuração do carnaval do Rio de Janeiro, que escolherá a campeã do grupo especial. As seis melhores colocadas voltam à Sapucaí no sábado (21), a partir de 21h, para o desfile das campeãs. A escola que ficar em último lugar será rebaixada para a Série A, o grupo de acesso. 
Ao todo, os jurados vão escolher quem foram os melhores dos desfiles nos quesitos bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira. Em todos os quesitos, quatro jurados vão dar as notas é a menor é descartada.

Carnaval de 2016 acontece na primeira quinzena de fevereiro



Em 2016, os foliões vão aproveitar o carnaval um pouco mais cedo do que em 2015. No ano que vem, o feriado de carnaval, ou seja, a terça-feira, está marcado para o dia 9 de fevereiro. Dessa forma, as comemorações acontecerão (com algumas variações) do dia 5 (sexta-feira) até o dia 10 (quarta-feira de cinzas). 

A data em que ocorre o carnaval é diretamente relacionada aos festejos de Páscoa.  São 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa, sete dias antes do domingo de Páscoa). Ou seja, o carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa e não 40 dias, como muitas pessoas acreditam. Como o feriado da Páscoa é variável, a data do carnaval também segue essa variação.

Papa Francisco envia mensagem para Campanha da Fraternidade 2015



Por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2015, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta Quarta-feira de Cinzas, 18, o papa Francisco enviou mensagem, na qual destaca que o tempo quaresmal é propício para a vivência dos sentimentos de fraternidade e cooperação.
No texto, o papa Francisco fala da importância da contribuição da Igreja no respeito à laicidade do Estado, sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, conforme motiva a Doutrina Social, em vista do bem do ser humano. "Cada um deve fazer a sua parte, começando pela minha casa, no meu trabalho, junto das pessoas com que me relaciono. E de modo concreto, é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados", disse Francisco.
Ao final da mensagem, o papa cita, ainda, o lema da CF 2015, "Eu vim para servir", recordando as palavras de Jesus. "Queridos irmãos e irmãs, quando Jesus nos diz 'Eu vim para servir', no ensina aquilo que resume a identidade do cristão: amar servindo. Por isso, faço votos que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, predisponha os corações para a vida nova que Cristo nos oferece, e que a força transformadora que brota da sua Ressurreição alcance a todos em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural e fortaleça em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. A todos e a cada um, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, envio de todo coração a Bênção Apostólica, pedindo que nunca deixem de rezar por mim", disse.  
(fonte CNBB)

Curso gratuito de capacitação para empreendedor será realizado


Estão abertas as inscrições para o Curso Gratuito de Capacitação para Empreendedor Micro, Pequeno, Médio e Informal do Programa Bom Negócio Paraná.

“O Bom Negócio é um curso de capacitação voltado para aprimoramento da gestão de micro e pequenos empreendimentos e também para aquelas pessoas que estão pensando em iniciar no ramo”, lembra do atual secretário Municipal do Trabalho, Elcio Nagel.

O curso acontecerá de 2 a 26 de março e as inscrições podem ser feitas até a data de início do curso, diretamente na Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura de Paranaguá ou pelo e-mail ana_meinhart@hotmail.com 

A Secretaria Municipal do Trabalho fica na avenida Coronel José Lobo, 223.

Os interessados podem entrar em contato com Ana Paula pelos telefones 3420-6060 ou 3420-2753.

Módulos:
Gestão de Negócios - Noções de Empreendedorismo e Plano de Negócio
Gestão Comercial - Noções de relacionamento com clientes, Plano de Marketing, Como efetuar boas vendas.
Gestão Financeira - Noções de Contabilidade empresarial, diferenciação de gastos pessoais e gastos da empresa.
Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica - Noções de relacionamento interpessoal, e estratégia 5S.

Duração: 02/03/2015 a 26/03/2015 – Seg a Qui.
Vagas: 40

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório da SEMEDI (Secretaria Municipal de Educação)

(fonte Secom)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Sapucaí: Claudia Raia a Deusa Soberana

Cláudia Raia foi um destaque da Beija-Flor, que desfilou com enredo Guiné Equatoial (Foto: Rudy Trindade / FramePhoto)




Sapucaí: Cris Vianna arrasou

A atriz Cris Vianna, de Império, foi rainha da Imperatriz, que homenageou Nelson Mandela (Foto: Adriano Ishibashi / FramePhoto)




União da Ilha conquista a vitória e é bicampeã do Carnaval de Paranaguá


A Escola de Samba União da Ilha conquista a vitória com o total de 167,75 pontos e é a bicampeã do Carnaval de Paranaguá.

A apuração aconteceu nesta segunda-feira (16) na Avenida do Samba contando com a presença de participantes das agremiações, da imprensa local e de Curitiba, do presidente da Fundação municipal de Turismo, Rafael Gutierrez Júnior e do presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá, Júlio César Mariano.

A União da Ilha, campeã do carnaval no ano passado, foi a última escola a entrar na avenida com mais de 310 componentes da agremiação. O enredo foi “Milênios de Cultura e sabedoria: China, um império ao centro do mundo”. 

Nove quesito foram avaliados pelos jurados bateria, alegorias, fantasias, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, samba, enredo, evolução e harmonia foram avaliados. Com exceção da União da Ilha, as demais escolas tiveram desconto por falta de componentes em algumas alas.

Em segundo lugar ficou a Escola de Samba Acadêmicos do Litoral, com 166,90 e a Escola Filhos da Gaviões ficou em terceiro com 162,80.
Em quarto lugar ficou a Escola de Samba Mocidade do jardim Santa Rosa, em quinto a Ponta do Caju e em sexto lugar a Escola Leão da Estradinha.

O presidente da Fumtur, Rafinha Gutierrez, parabenizou todas as escolas pelo excelente carnaval que realizaram. "O Carnaval de Paranaguá foi um sucesso total e todas as escolas deram um show na avenida do samba", destacou.

O presidente da escola União da Ilha, Edivaldo Pedro, destacou que o resultado foi fruto do trabalho de dias e noites. "E a festa continua. amos comemorar no Carnailha", enfatizou.
E a festa continua mesmo em Paranaguá. Nesta segunda-feira, tem o Carnailha. A Agremiação Esportiva Itiberê será o local da concentração a partir das 18h, onde também haverá queima de fogos, distribuição de batidas e distribuição de abadas.

O cortejo carnavalesco percorrerá as ruas da Ilha dos Valadares até a Praça Cyro Abalém com a participação e animação da Banda Vitória, dupla sertaneja Edson e Julian e o grupo de samba e pagode Macambira. É na Praça, a partir das 20h, que começa o grito de carnaval. Esta é a 13ª edição do Carnailha que conta com apoio da prefeitura de Paranaguá por meio da Fundação Municipal de Turismo e da Fundação Municipal de Cultura.
A partir das 22h, tem o Baile de Fandango, no mercado do Café, no Centro Histórico.
Hoje, tem desfile das escolas campeãs, a partir das 20h, na Avenida Maximiano da Fonseca. Amanhã desfilam, nesta ordem, Filhos da aviões, Acadêmicos do Litoral e União da Ilha.
Hoje, também, será feita a entrega do troféu que leva o nome do funcionário da Prefeitura de Paranaguá, na Fumtur, Nelson Uberna, que faleceu no ano passado.


(fonte Secom)


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sapucaí: Viviane Araújo usa maiô decotado e transparente


Viviane Araújo apostou em um maiô decotado e transparente para arrasar no desfile do Salgueiro, neste domingo, 15, na Marquês de Sapucaí. Rainha de bateria da agremiação, a atriz de "Império" usou uma fantasia cheia de brilhos nos tons de vermelho e dourado. Exuberante, a fantasia de Vivi ainda chamou atenção pelo costeiro, que acende e brilha.




Binário entre a avenida Roque Vernalha e a Ildefonso Munhoz da Rocha começa a funcionar na quarta-feira (18)


Começa a funcionar, na próxima quarta-feira (18), o segundo sistema binário de Paranaguá, envolvendo a avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha e a Rua Ildefonso Munhoz da Rocha. A confirmação da data foi feita pelo secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, após definir o projeto com o prefeito Edison Kersten. 

Com o novo binário, o trânsito deve passar pelas seguintes mudanças: a Avenida Prefeito Dr. Roque Vernalha passa a ter sentido único direção bairro-centro no trecho entre a trincheira com BR-277 até a Avenida Coronel Elisio Pereira. Já a Ildefonso passa a ter sentido único centro-bairro entre a Coronel Elysio Pereira até a BR-277. 

O prefeito Edison Kersten explica que o primeiro binário, entre a Coronel Elysio Pereira e a rua Manoel Corrêa, implantado há um ano, teve aceitação da população e que a decisão de implantar o segundo se dá após verificar o aumento do congestionamento na avenida prefeito Dr. Roque Vernalha. “Precisamos desafogar o fluxo da Roque Vernalha, que está sobrecarregada. A questão da mobilidade é prioridade em nossa gestão”, afirmou. “Além disso, as regiões que recebem o binário são dotadas de obras e melhorias diversas feitas pela Secretaria Municipal de Obras”, explica o prefeito. 

É o caso da Rua Ildefonso Munhoz da Rocha, que foi repavimentada no ano passado e que está sendo alargada com o objetivo de criar um recuo para estacionamento. Segundo explica o secretário municipal de Obras, José Juarez Amates, “as vias passaram por mudanças de status – algumas passando de coletora para arterial – o que permite a realização das obras de acordo com o Plano Diretor do município”. No ano passado, a Avenida Roque Vernalha também foi repavimentada. 

O Demutran, por meio da Divisão de Sinalização, está realizando a adequação da sinalização horizontal e vertical no novo sistema binário e 60 Guardas Municipais auxiliarão o trânsito no local. 

Mais detalhes sobre o Sistema Binário “Avenida Dr. Prefeito Roque Vernalha – Ildefonso Munhoz da Rocha – Samuel Pires de Melo” podem ser obtidos acessando online o decreto nº 2.255 no site da Prefeitura (no menu Trasparência, Leis Municipais) no endereço http://www.paranagua.pr.gov.br. 

(fonte Secom)