quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cadê o buraco?


Ufa, não tem mais buraco na entrada!
Muito bom poder chegar em Paranaguá e ver que a entrada da cidade não tem mais buraco. Moradores, visitantes e "amortecedores" agradecem.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Autoridades discutem paralisação pedindo investimento em infraestrutura


Câmara Municipal de Paranaguá realizou, na noite de segunda-feira (11), uma reunião com lideranças políticas e de várias entidades da sociedade civil organizada para discutir a paralisação da BR-277 e da PR-407 (ligação com as praias) em protesto pedindo, aos governos Estadual e Federal, investimentos na infraestrutura da cidade. 

A ideia de uma paralisação geral envolvendo entidades representativas de todos os segmentos da sociedade nasceu de uma série de descontentamentos: a proposta do Governo Federal sobre os arrendamentos do Porto de Paranaguá, que diferencia-se do projeto desenhado pela APPA no PDZPO (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado), o caos do trânsito na cidade, provocado pelo aumento na movimentação portuária, o aumento no número de acidentes com vítimas na PR-407 e a consequente responsabilidade da Ecovia pelo trecho e o descontentamento com a legislação do Governo Federal sobre a administração dos portos brasileiros (como, por exemplo, a MP-595). 

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, o momento é de grande união em prol da cidade. “Precisamos, de fato, nos unir porque Paranaguá está vivendo um caos no trânsito. Há períodos do dia que a cidade praticamente para”, disse. 

O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, demonstrou preocupação com a segurança dos parnanguaras. “Temos que tomar uma ação efetiva. Não dá para vermos gente morrendo pelo caos gerado pelo aumento do tráfego. O caso da PR-407 é emblemático. Vamos cobrar veementemente a duplicação daquele trecho e a construção do viaduto para desafogar os acessos à cidade”, disse. 



Biblioteca Luci Cardoso Tavares é inaugurada


Escola Manoel Viana ganha nova biblioteca infantil
A construção do espaço literário é uma iniciativa da Fundação Bunge
Esta é a segunda biblioteca inaugurada pela fundação neste ano, em Paranaguá. (fonte Folha do Litoral News)



 Autoridades e representantes da Bunge inauguram a Biblioteca Luci Cardoso Tavares



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ministro retira Porto de Paranaguá de licitação



O governo deve retirar o novo terminal de contêineres do porto de Paranaguá (PR) do pacote de licitações. “Já encaminhei a decisão à presidente, falta ela tomar conhecimento e homologar”, afirmou ontem o ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira durante visita ao porto de Santos (SP).
Segundo Silveira, a suspensão do arrendamento de uma nova área destinada à construção de um terminal de contêineres no porto sulista foi resultado da audiência pública realizada na cidade, no mês passado. Os arrendamentos em Paranaguá integram o segundo bloco do pacote portuário.
A construção de um terminal para movimentação de contêineres em Paranaguá vinha sendo altamente criticada por parte da iniciativa privada. O layout da futura instalação era considerado pequeno para os novos padrões do setor, indo na contramão da lógica mundial de redução de custos a partir do ganho de escala nesse nicho.
O terminal teria 500 metros de berços de atracação, extensão que impossibilitava a operação simultânea das maiores embarcações de contêineres que frequentam a costa nacional. Conforme o Valor apurou, na prática essa limitação derrubava a projeção de capacidade anual de movimentação estimada em 600 mil Teus (unidade de contêineres de 20 pés) para pouco mais de 400 mil Teus.
Além disso, a construção do terminal ocorreria ao lado de onde está o TCP, o único terminal de contêineres do porto, matando a possibilidade de expansão dessa instalação. O TCP finaliza uma obra que lhe garantirá 880 metros de extensão de cais e capacidade de movimentação anual para 1,5 milhão de Teus.
“Chegamos à conclusão de que existem soluções melhores, como argumentou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina [APPA]“, disse o ministro dos Portos. O plano de desenvolvimento e zoneamento do porto organizado de Paranaguá, feito pela APPA, previa que novas instalações desse nicho fossem erguidas em Embocuí-Emboguaçú ou em Pontal do Paraná, regiões de ampliação natural do porto.
O ministro esteve ontem em Guarujá e Santos, onde passou parte do dia em reunião com prefeitos e com a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Um dos assuntos debatidos pode frustrar uma das licitações que o governo prepara no porto de Santos. O prefeito do município, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), encaminhou ontem à Câmara Municipal um projeto propondo alteração na lei de uso e ocupação do solo para impedir novos terminais de grãos na Ponta da Praia, no porto de Santos.
Se aprovada, a mudança dificultará os planos federais de relicitar uma área para o agronegócio na região. A operação de granéis sólidos na Ponta da Praia, bairro nobre da cidade, ocorre atualmente em três terminais. O governo quer relicitar um deles – com prazo vencido – para a mesma finalidade. A Prefeitura é contra porque a atividade traz prejuízos socioambientais e tem causado problemas de saúde à população. “Não somos contra a atividade de grãos, mas não na Ponta da Praia”, disse o prefeito. “Não queremos radicalizar, mas vamos utilizar todos os instrumentos que estiverem ao nosso alcance”, acrescentou.
O prefeito sugeriu ao ministro o deslocamento da futura instalação para a área continental. O problema é que essa região demanda infraestrutura do zero e apresenta grandes desafios de licenciamento ambiental, o que frustraria o cronograma do governo federal para os arrendamentos em Santos. Junto com os portos do Pará, Santos compõe o primeiro bloco dos novos arrendamentos portuários.
O Tribunal de Contas da União (TCU) está analisando as minutas dos editais do primeiro bloco. A estimativa da Secretaria de Portos (SEP) é que até o início da próxima semana o TCU tome uma posição.
O ministro dos Portos afirmou que “uma área ou outra” poderá sofrer alterações, mas não disse se pretende recuar da decisão de relicitar o terminal para grãos na Ponta da Praia. “Estamos buscando incorporar nos editais toda a tecnologia para mitigar os impactos socioambientais de cada uma das atividades”, afirmou.
Mais cedo, o ministro participou da cerimônia de assinatura de um convênio entre a Codesp e a prefeitura de Guarujá para a construção de um acesso viário provisório à margem esquerda (Guarujá), para evitar os megacongestionamentos de caminhões. Os terminais localizados no Guarujá irão se cotizar para desafogar a zona portuária da cidade até que fique pronta a nova marginal do porto, obra do governo federal.
Guarujá responde por 60% da movimentação de cargas do porto de Santos. Contudo, o único acesso atual à zona portuária na cidade é a chamada Rua do Adubo, via urbana de 1.100 metros que recebe fluxo diário de cerca de 5 mil carretas. O número sobe nos dias de pico de embarque da safra agrícola. O novo acesso absorverá 40% do volume de caminhões de carga destinados ao Guarujá.
(fonte: O Valor Econômico)

Homenagem do Conselho Nacional de Cabeleireiros


Jantar festivo realizado pelo Conselho Nacional de Cabeleireiros e a WUP Hair, do renomado cabeleireiro dos famosos, Wanderley Nunes, homenageou profissionais da área de beleza e moda pelo reconhecimento do trabalho na área.
www.blogdanancyara.com.br








Parnanguara conquista cinturão em evento de MMA



O atleta parnanguara Rangel “Spankz” do Carmo, 18 anos, conquistou o cinturão na categoria 61kg, na noite de sábado (9), no evento de MMA Itaperuçu Fight Combat, região Metropolitana de Curitiba. Spankz derrotou Emerson “Bruce Lee” Olímpio (Killer Bees), no 1.º round. O evento reuniu atletas de várias academias de todo o Paraná. 
Contra a torcida que lotou o ginásio e considerado algo fácil para o favorito e atual dono do cinturão, o parnanaguara não se abalou e foi logo para a trocação, acertando bons golpes.  Minutos depois, o Spankz nocauteou o adversário com uma sequencia de socos e trouxe o cinturão para a cidade. “Essa conquista vai ficar guardada na minha vida, na minha história. Só tenho a agradecer a Deus, aos meus professores e a todos que de alguma forma torceram pela minha vitória”, disse Spankz. Sobre os planos para o futuro, o atleta revela que pretende subir de categoria. “Pretendo ganhar mais massa muscular e subir de peso. Agora é treinar cada dia mais e aguardar próximos desafios”, completou. 
Outras duas vitórias – Já no evento de MMA Zuba Combat, em Morretes, na noite de sábado (9), os atletas MC TEAM Adilson “Notre Dame” Peixoto e Lucas “Muska” também venceram suas lutas. “Notre Dame” venceu por nocaute a 1m50s do 1.º round. Na luta principal, “Muska” teve dificuldade, mas conseguiu nocautear seu adversário a 1m35 s do 2.º round. Agora os atletas se preparam para os próximos desafios, ainda neste ano.
(Texto Assessoria de Imprensa)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Inauguração da Biblioteca Luci Cardoso Tavares



Agradeço o convite para prestigiar a inauguração da biblioteca Luci Cardoso Tavares, na Escola Municipal Manoel Viana, amanhã (12), realização da Fundação Bunge e da Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral.
A idelização da biblioteca faz parte do programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge, que tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, visando contribuir para a formação de cidadãos aptos em leitura. O acervo da biblioteca conta com 530 livros de literatura infantil, num espaço que foi reservado e revitalizado pela Fundação Bunge.

1a. Copa Guerreiras do Karatê


Nessa quarta-feira, dia 14, acontece no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, a primeira Copa Guerreiras do Karatê Feminina de Contato Kyokushi-kan.