sábado, 16 de maio de 2015

Travestis e transexuais poderão usar o nome social no Enem 2015


Travestis e transexuais poderão solicitar este ano o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após a inscrição pela internet. O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone. No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Semana alusiva ao Combate contra exploração de Crianças e Adolescentes tem várias atividades


Na próxima segunda-feira (18), acontece, no Teatro Rachel Costa, evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma realização da Prefeitura de Paranaguá, da Cattalini Terminais Marítimos e do Nós Podemos Paranaguá.

Às 14h, haverá apresentação de peça teatro sobre o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes, seguida de palestra com Drª. Cineiva Campóli Paulino Tono, mestre em educação pela UFPR e pesquisadora da era digital, com o tema “Proteção da Criança e do Adolescente na Era Digital”. A entrada é gratuita.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), serão desenvolvidas atividades diversas nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade ao longo da semana.
Veja a agenda da programação:
18/05 – 14h – CRAS Porto dos Padres. Atividade com grupo de idosos. 
19/05 – 14h – CRAS Serraria do Rocha. Atividade com grupo de jovens. 
20/05 – 10h – CRAS Nilson Neves. Atividade com grupo de idosos. 
20/05 – 14h – CRAS Nilson Neves. Atividade com grupo de adolescentes. 
21/05 – 14h – CRAS Serraria do Rocha. Atividade com grupo de mulheres e idosos. 
22/05 – 10h – CRAS Vila Garcia

Coluna VIP em Foco

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Surf Rio Pro 2015


A segunda fase do Campeonato teve início hoje quinta-feira, as 10 horas, no postinho, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Mais informações na Radiolitoralsulfm Litoralsul no Litoral Notícias comAntonio Maninho Barbosa.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Lixo eletrônico representa ameaça à saúde humana


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertou que o lixo eletrônico descartado pela indústria do setor ameaça a saúde humana e a natureza.

Paranaguá: Atendimento veterinário gratuito tem novo horário de funcionamento


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Paranaguá informa alteração de horário do departamento de medicina veterinária.O atendimento veterinário acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h. São duas veterinárias disponíveis, a Dr.ª Elen Cristine Rodrigues Soares e Dr.ª Marcela Budant Franco. 

A Semma ressalta que, diariamente, serão feitos 10 atendimentos. Por isso, é importante o cidadão chegar cedo para retirada de senha ou, antes de se dirigir à sede da Secretaria, no Aeroparque, informar-se pelo telefone 3420-2967 sobre a disponibilidade de atendimentos para aquele dia. 

Vale lembrar que o serviço da Semma é para atendimentos clínicos ambulatoriais e não se realiza cirurgia no local. 

Gatos, cachorros, passarinhos, cobras e animais de grande porte (cavalos e cabras) poderão ser atendidos. Em todos os casos, os donos têm de levar o animal até a Semma. 

(fonte PMP)

terça-feira, 12 de maio de 2015

Brasileiros fazem bonito no Rio Pro 2015


A primeira fase do Oi Rio Pro 2015 teve início nesta terça-feira, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Conforme previsto, hoje, as condições do mar estão melhores, cresceu, com ondas tubulares com formação de um metro e meio.
O primeiro round de baterias iniciaram, já com disputas acirradas como o show de Kelly Slater, o onze vezes campeão do mundo.
Com uma atuação incrível, o norte-americano Kelly Slater deitou e rolou nas ondas da Barra da Tijuca.
Slater deu um show de surfe e registrou 19.27 pontos, dos 20 possíveis, avançando na etapa.
Falar de surf brasileiro é falar de Medina, uma legião de fãs de todas as idades O aguardavam na areia, esperando por um momento para tirar uma foto com o ídolo. O mesmo aconteceu com outros brasileiros como Mineirinho, Jadson Andrê e Alex Ribeiro.
Praia lotada, altas gatas, show de surfe e nossos brasileiros fazendo bonito no Rio Pro 2015, o evento que faz parte da quarta etapa do mundial de surfe.
Os brasileiros que avançaram são Wiggolly Dantas, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Adriano de Sousa, Jadson André, Miguel Pupo e Filipe Toledo.
Já David do Carmo, Alejo Muniz e Alex Ribeiro não conseguiram avançar, mas não estão fora do evento, pois primeiro round ninguém perde.
Sobre as meninas, o feminino será representado pelas brasileiras, Silvana Lima e a convidada Luana Coutinho.
Amanhã, a partir das 12:30, na rádio 95,9 Litoral Sul FM, você acompanha a cobertura completa do Rio Pro 2015, com transmissão de Maninho BARBOSA.
Aloha!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Surf: Ondas pequenas forçam adiamento do Oi Rio Pro na Barra da Tijuca


As pequenas ondas de meio metro não agradaram e o Oi Rio Pro 2015 teve a sua abertura adiada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Na terça, o mar sobe de sul com ondas que podem ultrapassar 1,5 metro, com período de 13 segundos, mas o vento deve prejudicar a formação. A expectativa é de melhores condições na quarta e na quinta.
Ao todo, 12 brasileiros disputam a competição válida como a quarta etapa do Championship Tour.
Na categoria masculina, os tops Adriano de Souza, Wiggolly Dantas, Jadson André, Miguel Pupo, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira ganham as companhias de Alejo Muniz, David do Carmo e Alex Ribeiro.
Alejo é o suplente do taitiano Michel Bourez, enquanto David e Alex foram indicados pelos rankings da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e WSL Qualifying Series, respectivamente.
Já no Feminino, Silvana Lima e a convidada Luana Coutinho representam o Brasil na prova.
A próxima chamada acontece às 7 horas desta terça-feira, na Barra. (Fonte assessoria)

domingo, 10 de maio de 2015

Rádio Litoral Sul no Rio Pro 2015

Maninho gravando com Mineirinho, Adriano Souza

Nessa segunda-feira, a partir das 12:30 na rádio Litoral Sul Fm - 95,9Mhz, no Litoral Notícias, cobertura completa do Rio Pro 2015, com a equipe da coluna Vip em Foco, Nancyara Lima e Antonio Maninho Barbosa.
O Rio Pro é a etapa brasileira da World Surf League, é a quarta etapa do circuito mundial e a janela de realização do evento que começa no dia 11 de maio e vai até 22, tendo o postinho da Barra da Tijuca.
Os melhores surfistas da elite mundial do surf estarão presentes e a
Radiolitoralsulfm Litoralsul único veículo de comunicação do litoral presente na divulgação.

Mundial de Surfe invade o Rio de Janeiro


Chegou a vez da mega estrutura da World Surf League desembarcar em praias verde e amarelas. A partir do dia 11 de maio, com janela de realização se extendendo até o dia 22, o Postinho, pico localizado na Barra da Tijuca, será o palco da 4ª etapa do Mundial de Surfe.

O Rio Pro 2015 estreia quando a capital da Cidade Maravilhosa completa 25 anos sediando uma das etapas válidas pelo título mundial de surfe, com a marca histórica sendo atingida em plena comemoração dos 450 anos de fundação da Cidade Maravilhosa.

A expectativa do público pela chegada dos tops ao Brasil é grande, prinpalmente por tudo que vem acontecendo em 2015 para o surfe brasileiro. Até agora, um ano mais do que especial para o esquadrão do Brazilian Storm.



Gabriel Medina começou a temporada como o primeiro brasileiro detentos do título mundial. Além disso, a etapa começa com Adriano de Souza, o Mineirinho, sendo o dono da lycra dourada, ou seja, atual líder do ranking da temporada. O paulista foi o muito bem na Austrália, garantindo um terceiro lugar na Gold Coast, o vice-campeonato em Bells e, fechando com chave de ouro, com o título em Margaret River,abrindo boa vantagem na disputa geral. A galera também poderá torcer por Filipe Toledo, vencedor da etapa de Snapper Rocks e atual 3º colocado no ranking geral.

Isso, sem falar, no restante do time, que conta com outros quatro integrantes: os paulistas Miguel Pupo e Wiggolly Dantas e os potiguares Jadson André e Ítalo Ferreira. Entre as mulheres, a torcida fica para a nossa guerreira solitária Silvana Lima, que também teve boas apresentações nas primeiras etapas e chega ao Rio de Janeiro com a nona colocação no ranking entre as meninas, liderado pela havaiana Carissa Moore.

Capitania dos Portos ministra curso para o Corpo de Bombeiros do Paraná


Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros de diferentes cidades do Paraná estão participando, nesta semana, do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, ministrado pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). A turma, composta por 40 militares, foi formada com o propósito de atender a demanda de bombeiros militares habilitados para conduzir as embarcações daquela corporação.

"Temos a necessidade da renovação das equipes para atuação principalmente na Operação Verão. Acredito que o curso é muito válido para quem está iniciando sua habilitação e para quem já é habilitado serve como uma espécie de reciclagem", comentou o 1º Tenente Xisto André Frazatto dos Santos, do 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná.

As aulas estão sendo ministradas pelo Departamento de Ensino Profissional Marítimo da CPPR. O curso tem um total de 40 horas de atividades teóricas e práticas e conta com disciplinas como: Legislação, Manobras, Segurança e Sobrevivência Pessoal, Comunicações, Meteorologia, Navegação, entre outras.

Após a conclusão do curso, os alunos estarão capacitados a tripular ou conduzir pequenas embarcações de até 8 metros de comprimento de Órgãos Públicos extra-Marinha do Brasil, empregadas na navegação interior (realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais).(fonte Assessoria)

Paranaguá sedia 62.ª edição dos Jogos Escolares do Paraná


Paranaguá sediará até o dia 17 deste mês a 62.ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A abertura da fase regional acontecerá nesta sexta-feira, às 17h, em cerimônia no Ginásio de Esportes Albertina Salmon.

Participarão 650 alunos/atletas representando Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. De Paranaguá, os colégios classificados que terão atletas disputando são: Alberto Gomes Veiga, Bom Jesus/Rosário, Cidália Rebelo Gomes, Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Jerusalém, José Bonifácio, Leão XIII e Maria de Lourdes Morozowski.

As modalidades disputadas serão: handebol, basquete, vôlei, futsal, futebol de campo, tênis de mesa, xadrez e atletismo. Durante o período dos JEP’s os estudantes permanecerão em alojamentos em Paranaguá e também contarão com estrutura da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes).

Paranaguá participa da campanha ‘Maio Amarelo’


Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Este é o objetivo do movimento ‘Maio Amarelo’, que acontecem todo o território nacional. Paranaguá participa do movimento por meio de ações da Prefeitura em parceria com outros órgãos governamentais e sociedade civil.

A programação na cidade conta com palestra, passeio ciclístico e campanhas educativas ao longo do mês de maio.

A abertura oficial da campanha Maio Amarelo acontecerá na próxima segunda-feira (11), às 14h, na Praça dos Leões, com a presença de autoridades municipais.

Em Paranaguá, o órgão responsável pelo trânsito é o Departamento municipal de Trânsito (Demutran), ligado à Secretaria Municipal de Segurança.

Segundo explica o secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, as ações serão focadas na utilização de bicicletas. “Sabemos que a cidade de Paranaguá tem um grande número de pessoas que são adeptas da utilização da bicicleta não apenas para o lazer, mas principalmente para ir e vir do trabalho e escola. Precisamos desenvolver uma participação mais ativa de todos no respeito mútuo no trânsito, incluindo os ciclistas”, disse.

“Recentemente, criamos várias faixas destinadas aos ciclistas na cidade, justamente pensando na segurança dos usuários. Logo na sequência, investimos em campanhas de conscientização para que o ciclista use a ciclofaixa”, salienta.

Confira a programação do Maio Amarelo em Paranaguá:

Dia 11/05 – Abertura oficial do evento
Hora – 14h
Local – Praça dos Leões
Estarão presentes várias autoridades e empresas parceiras.
A Divisão de Educação para o Trânsito, Centro de Formação de Condutores “Aprova Ação”, 9º BPM e demais órgãos relacionados à área de segurança estarão realizando blitz educativas.

Dia 17/05 - Passeio Ciclístico
Hora – 15h
A concentração do passeio ciclístico será na Praça 29 de Julho com saída às 15h30 e seguirá até o Aeroparque. No final do passeio ciclístico haverá premiação para os ciclistas:
Mais velho (a);
Mais jovem;
A bicicleta mais equipada;
O ciclista mais equipado;
Bicicleta mais enfeitada;
Empresa com maior número de funcionários uniformizados.

Dia 24 – Palestra sobre uso de bicicletas e bicicletas elétricas
Hora - 9h.
Local: Teatro Rachel Costa
Inscrições: Centro de Formação de Condutores “Aprova-Ação”, com doação de 1kg de alimento não perecível.

As aulas serão ministradas por profissionais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, agentes do DEMUTRAN e por um Gestor Especialista em Trânsito com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre o uso de bicicletas e bicicletas elétricas no meio urbano. Haverá sorteio de prêmios para quem participar da palestra. Serão sorteadas 3 bicicletas, 4 capacetes para ciclistas, 1 bicicleta elétrica, 1 processo de habilitação para motocicleta e 1 processo de habilitação para carro.


(fonte PMP)