sexta-feira, 13 de junho de 2014

Coluna Vip em Foco

Agenda, moda, beleza, gente que é notícia em nossa cidade você encontra na coluna VIP em Foco na Folha do Litoral News.




quinta-feira, 12 de junho de 2014

Abertura da Copa 2014


Viram o índio carijó na coreografia da abertura da Copa no Brasil? Juntamente com homens araucárias, em pernas de pau e um índio navega entre elas. 
Fonte da Foto Agéncia Reuters.
As árvores Araucárias são únicas.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dnit apresenta projeto final da entrada da cidade em reunião pública


“A entrada da cidade é um problema crônico que precisa ser resolvido e estamos dando um passo importante para resolver este problema”, destacou o prefeito Edison Kersten durante a apresentação do projeto final da entrada da cidade, realizado nesta segunda-feira (9), no Teatro Rachel Costa.

O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da BR 277 ao Porto de Paranaguá foi apresentado durante a segunda reunião pública promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). Os detalhes técnicos foram apresentados pelo diretor de planejamento e pesquisa do Dnit, Adailton Cardoso Dias.

A reunião pública contou com a participação do deputado federal Ângelo Vanhoni, que lembrou que a obra está inscrita no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC).

A senadora Gleisi Hoffmann julgou o momento histórico para Paranaguá, lembrando que a nova obra está orçada em R$ 200 milhões e que deve ser licitada no segundo semestre. “Bom para todo o Paraná e outros Estados que usam a estrutura do Porto de Paranaguá”.

O diretor do Dnit, José da Silva Thiago, destacou que a previsão do cronograma para a obra de revitalização e readequação da entrada da cidade é de conclusão dos estudos de viabilidade para julho deste ano, seguido de elaboração do anteprojeto e documentação de licitação para setembro de 2014, seguido de licitação em outubro e contratação em novembro deste ano. “A obra pode começar em 2015 e terá 2,5 para ser concluída”, adiantou Adailton Dias.

O projeto envolve a execução de marginais até perto do Porto de Paranaguá, e cinco intervenções, sendo quatro viadutos: um no posto Locatelli, outro na Atílio Fontana, na rotatória da Santa Ritta e uma elevatória que seguirá até a entrada do Porto e ainda uma trincheira na região do Aeroparque. Além disso, estão previstas três passarelas para pedestres.

Os recursos são oriundos 100% do governo federal.

Vários questionamentos e manifestações foram feitos na reunião e respondidos pelo próprio diretor do Dnit.

O presidente da Câmara, Marquinhos Roque, participou do evento representando o Legislativo. Presidentes de associações, vereadores, presidentes de sindicatos, professores e populares, além de representantes de várias categorias estiveram participando da reunião pública para conhecer os detalhes do projeto final para a entrada da cidade. 
(fonte Secom)


Resultado de concurso de desenho e frase sobre Paranaguá será divulgado amanhã (10)


A Prefeitura de Paranaguá informa que será realizada, na terça-feira (10), às 13h30, nas dependências da Semedi (Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral), a divulgação do resultado do concurso de desenho e frase “A Cidade de Paranaguá”, que vai escolher, dentre os trabalhos apresentados, os melhores desenhos e frase de alunos da rede municipal de ensino. 

O Concurso é uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) e a Semedi. 

O trabalho que ficar em 1º lugar estampará o convite oficial da Festa de 366 anos da cidade. Outros desenhos serão expostos na Casa Cecy – sede da Fumcul, no Centro Histórico. 

Os profissionais de comunicação da cidade estão convidados a acompanhar o resultado. 

Segundo a Fumcul, 47 escolas encaminharam os trabalhos para a comissão julgadora com desenhos abordando os pontos turísticos de Paranaguá e frases com o tema “A cidade de Paranaguá”. Serão dois em cada categoria, ou seja, dois na categoria desenho e dois na categoria frase. O segundo lugar receberá uma máquina fotográfica e o primeiro lugar, um tablet.

A comissão é formada pelas artistas plásticas Adalmy Garmatter, Margareth de Carvalho Formiga, Jamile de Paula Branco e pelas representantes da Secretaria Municipal de Educação, Valdineia da Silva, Veridiana Moscardi e Rafaela Lobo Vilarinho.

Exposição e inauguração da sala Antonio Temporão


Foi inaugurada a sala ‘Antonio Temporão’, na Biblioteca Mário Lobo. A solenidade contou com a presença de autoridades da cidade como o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, que destacou a importância do acervo para todo o Litoral.

O espaço reúne parte do acervo do artista parnanguara, por meio da Mostra Antonio Temporão, além de livros de sua biblioteca particular — conteúdo que estará disponível para consulta. 

O curador da mostra, André Serafim, muito emocionado lembrou que eram 20 anos de história que hoje estão compilados na nova sala e que um sonho, do artista Antonio Temporão, estava sendo realizado.

Rosana Monteiro, filha de Antonio Temporão, mostrou que o artista deixou um legado de generosidade como pai, assim como um exemplo de honestidade e ser humano. “Sempre viveu rodeado de livros e partilhava o que aprendia. Resolvemos doar para a cidade o que ele deixou. Queremos que estes livros sejam bem aproveitados pela nova geração e que meu pai seja lembrado como um homem que acreditava no poder transformador da arte”, reforçou.

Para a representante do Estado, Vilma Aparecida do Nascimento, o governo tem a honra de abrir um espaço com um acervo tão significativo. A presidente da Fundação de Cultura, Maria Angélica Leomil, cedeu a palavra à patronesse da Fumcul, Ivone Marques, que conheceu e conviveu com Antonio Temporão.

Livros, periódicos e revistas que chegam a quase 4 mil materiais agora fazem parte do acervo da Biblioteca Mário Lobo. Para o prefeito Edison, agora fica a grande responsabilidade de cuidar desse acervo. “Antonio Temporão foi empresário e aos 52 anos começou a se dedicar às artes e sua trajetória é extensa. Em vida demonstrou seu desejo de deixar seus livros para a comunidade. Era um visionário que deixa um legado para as artes visuais que beneficia a comunidade parnanguara, assim como de todo o Litoral”, destacou. 
(fonte Secom)


Reunião pública para conhecer projeto final da entrada da cidade


O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) fará apresentação do projeto final da entrada de Paranaguá, que compreende a avenida Ayrton Senna da Silva.

A reunião pública acontecerá nesta segunda-feira, dia 9, às 15h, no Teatro Rachel Costa e será aberta ao público em geral.

Além da diretoria do Dnit, estão sendo aguardados ministros, entre outras autoridades. O prefeito Edison Kersten estará presente acompanhando a apresentação do projeto e espera que a reunião pública seja bem prestigiada por todos os interessados, pois trata-se de um projeto de intervenção na principal via pública de Paranaguá.

Mutirão da Cidadania movimentou a cidade e gerou mais de 24 mil atendimentos


Mais de 24 mil procedimentos foram realizados durante o Mutirão da Cidadania – que aconteceu no Ginásio de Esportes Albertina Salmon no sábado (7) e domingo (8), segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade. O documento foi entregue ao prefeito Edison Kersten nesta manhã. 

O evento trouxe mais de 40 serviços gratuitos ao cidadão e superou a expectativa dos organizadores. 

“A procura foi muito grande, especialmente na parte de orientação jurídica e de confecção de documentos de identidade e CPF”, salienta Edson Luiz Arantes, coordenador Geral do Programa Paraná em Ação, do Governo do Estado. “Tivemos pessoas que não foram atendidas tendo em vista a grande demanda, por isso consideramos uma nova edição do evento na cidade, ainda sem data a ser realizada”, salientou Arantes. 
O prefeito Edison Kersten, que esteve na abertura da Feira, salientou que “a retirada de documentos representa, para muitos, a cidadania e o acesso a direitos”. 

O vereador Arnaldo Maranhão, que pleiteou a vinda da feira à cidade, avaliou como positiva a experiência. “Vimos uma procura muito grande, e especialmente, as pessoas felizes em conseguir realizar seu ingresso na cidadania, com documentos novos ou, então, resolvendo questões jurídicas e de saúde”, salientou. 

Por parte do Estado, os espaços mais movimentados eram o da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), onde se fazia a retirada do RG e o estande da Defensoria Pública, onde, em parceria com estudantes da Isulpar (Instituto Superior do Litoral do Paraná), oferecia-se assistência jurídica para casos de divórcio, pensão alimentícia, dentre outros. 

Por parte do município, os estandes mais procurados foram o da Assistência Social, que realizava a inscrição para o casamento comunitário. Segundo o relatório da organização do evento, foram 90 inscritos. Outro serviço bastante procurado foi a segunda via de certidão de nascimento e casamento. 

A SEMTRA (Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego) realizou mais de 100 atendimentos, incluindo encaminhamento para vagas do Sine e inscrição em cursos profissionalizantes. 

Participaram do evento, ainda, as secretarias municipais de Educação, Segurança e de Saúde. 
(fonte Secom)