sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Coluna Vip em Foco

Coluna Vip em Foco na Folha do Litoral News
Toda sexta-feira notícias, informação, moda, beleza, entretenimento, atualidades e sociedade.


Secretaria do Trabalho tem vários cursos gratuitos para micro e pequeno empreendedor

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego – Semtra – desenvolve, em parceria com o Sebrae-Paranaguá, uma série de cursos e palestras para capacitar o micro e pequeno empreendedor do município. Um dos mais recentes projetos é a Oficina Itinerante, que leva palestras aos bairros mais afastados da cidade. As oficinas vão até novembro e têm temas como “Sei Vender”, “Sei Controlar Meu Dinheiro” e “Sei Planejar”. 

Com duração de 3h, o curso possibilita um contato prático e rápido com conceitos que ajudam o pequeno e micro empreendedor a se manter no mercado. 

“O projeto surgiu de uma preocupação do prefeito Edison, de levar capacitação aos bairros mais afastados do centro, e de uma meta da Semtra, que é baixar os índices de ‘mortalidade’ de empresas recém-criadas. Isto passa pela capacitação do empresário”, explica Adriana Albini, secretária da pasta. 

A próxima oficina, com o tema “Sei Controlar o Meu Dinheiro” será realizada na terça-feira (19), no bairro Porto dos Padres, a partir das 19hrs, na CRAS Porto dos Padres (ao lado da creche Regina Célia). 

A inscrição nas oficinas pode ser feita na Sala do Empreendedor, na seda da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3420-6069. 

Veja o cronograma das próximas oficinas: 

19/08 – Porto dos Padres – “Sei Controlar Meu Dinheiro”. CRAS Porto dos Padres (ao lado da creche Regina Célia). 19hrs. 

10/09 – Nilson Neves – “Sei Vender”. CRAS Nilson Neves (Rua das Hortênsias). 19hrs. 

16/09 – Alexandra – “Sei Controlar Meu Dinheiro”. Administração Regional de Alexandra (Rua José das Dores Camargo, s/n). 19hrs. 

30/09 – Vila Garcia - “Sei Planejar”. CRAS Vila Garcia (rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha). 19hrs. 

15/10 – Serraria do Rocha – “Sei Vender”. CRAS Serraria do Rocha (rua Barão do Amazonas, s/n). 19hrs. 

21/10 – Vila Marinho – “Sei Controlar Meu Dinheiro”. Salão de Festas AED (rua Celso Luiz, 2218). 19hrs. 

13/11 – Vila do Povo – “Sei Vender”. Escola Municipal Iná Xavier Zacharias. 19hrs. 

18/11 – Costeira – “Sei Controlar Meu Dinheiro”. Centro Comunitário da Costeira (rua Theodorico dos Santos, S/N). 19hrs. 

Parceria 

O projeto Oficinas Itinerantes é um exemplo da parceria constante entre a Prefeitura de Paranaguá e o Sebrae. Há cursos pagos e gratuitos, voltados tanto para os pequenos empreendedores quanto para os empresários já estabelecidos. 

Do total de 25 cursos que o Sebrae irá desenvolver no litoral entre agosto e dezembro, 18 serão realizados em Paranaguá. “O número demonstra que o trabalho em parceria traz bons resultados”, disse Adriana, secretária da pasta de Trabalho e Emprego da Prefeitura. 
Para saber todos os cursos disponíveis na cidade, acesse o site do Sebrae no endereço www.sebraepr.com.br. 
(fonte Secom)

12 jovens de Paranaguá abrem exposição de fotos


A Prefeitura de Paranaguá, através da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), abriu a exposição dos alunos do Curso de Fotografia da empresa Talentos Cursos Profissionalizantes.

A solenidade aconteceu na última quarta-feira (13), na Casa Monsenhor Celso.

Mais de 20 fotos fazem parte da exposição, feitas por 12 alunos que concluíram o curso realizado em dois módulos. O primeiro módulo foi a parte teórica da arte da fotografia. O segundo módulo levou o professor e fotógrafo Roderlei, da Master Filmagem, com os alunos para a rua.

Fotos de paisagens, locais abertos e fechados, pôr do sol, de pessoas fazem parte da exposição.

A aluna Gabriela Costa, de 17 anos, gostou do curso que só fez, inicialmente, pela insistência do pai, Paulo. “Aprendemos as técnicas da câmera fotográfica e fizemos aulas externas com muitas informações e contato, além de ter dicas de como fazer a fotografia”, disse Gabriela que, durante o evento recebeu seu certificado, junto com os demais colegas formandos.

Alunos do grupo de capoeira Razão Nagô, do Mestre Valter, fizeram uma apresentação, assim como Lucélia Salgado e os artistas convidados Alceu, Eduardo Bastos, Paulo Roberto e Marcelo Neguinho.
A presidente da Fumcul , Maria Angélica Lobo Leomil, destaca o apoio que a Fundação deu ao evento. “É uma forma de valorizar nossos jovens e esta também é uma determinação do 
prefeito Edison Kersten que estamos dando sequência nos trabalhos da fundação de Cultura”, destacou na abertura da exposição que ficará aberta até o próximo dia 17.
(fonte Secom)


terça-feira, 12 de agosto de 2014

Morre o ator Robin Williams

O ator Robin Williams foi encontrado morto em casa, na Califórnia, aos 63 anos, na manhã desta segunda-feira (11). Uma investigação sobre a causa e as circunstâncias da morte está sendo feita. Os investigadores disseram que Williams foi visto vivo pela última vez na noite de domingo (10). Estava sua residência, onde morava com sua esposa.
Segundo a polícia californiana, a suspeita é que o ator tenha cometido suicídio por asfixia. Mais conhecido por comédias, Williams ganhou o Oscar de ator coadjuvante em 1998 pelo papel no drama "Gênio Indomável". (fonte G1)


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Fundação Municipal de Turismo abre processo seletivo para contratação de agentes de informações turísticas


A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) de Paranaguá está com processo seletivo aberto para contratação de 10 agentes de informações turísticas. Do total de vagas, quatro são para atuação em Paranaguá e seis para a Ilha do Mel. O candidato aprovado deve realizar o atendimento, pessoalmente ou por telefone, aos turistas, prestando informações sobre a cidade. 

A jornada é de 40h semanais e o salário é de R$ 724,00. 

As inscrições devem ser feitas na sede da Fumtur (Avenida Arthur de Abreu, 44, Centro) até o dia 22 de agosto. Não há taxa para inscrição. Para concorrer à vaga, é preciso ter ensino médio completo. A contratação é por tempo determinado (um ano) e pode ser prorrogado por igual período. 
A prova será realizada em data prevista de 31 de agosto em local ainda a ser definido. São vinte questões entre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos. 

O local da prova será divulgado até o dia 25 de agosto. Os candidatos podem acessar o edital e acompanhar os detalhes do processo seletivo diretamente no site da Prefeitura de Paranaguá (www.paranagua.pr.gov.br) ou no quadro de editais da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura. (Fonte Secom)

Semas desenvolve projeto que alia música eletrônica à grade curricular de alunos do município


Como parte da Semana Municipal da Juventude – que vai de 11 a 15 de agosto – a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai desenvolver, em parceria com o Sesi-Paraná, um projeto que pretende aliar as batidas da música eletrônica à grade curricular de alunos do ensino médio de Paranaguá. O projeto ‘Musica Eletrônica Na Escola’ será desenvolvido por João Frederico Rocha Loures e Souza e Marcos Cristiano Menezes Luz, representante da da Secretaria Municipal de Assistência Social dentro do Conselho Municipal da Juventude. 

A diretora de proteção social básica da Semas, Márcia Rabery, explica que a intenção do projeto é tentar despertar nos alunos o interesse pelas matérias convencionais com métodos mais modernos, como a música eletrônica. “Serão trabalhadas as disciplinas de Matemática, Sociologia, Inglês e História com turmas do 1º e 2º ano. Este projeto já é desenvolvido em outras cidades com resultados interessantes”, disse. Segundo Márcia, serão priorizadas as turmas que apresentam problemas de disciplina. 

A abertura do projeto será na quarta-feira (13), às 8h, no Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista, na Vila Padre Jackson. Na parte da tarde, o projeto será desenvolvido no Colégio Estadual José Bonifácio, às 14h. 

Na quinta-feira (14), os colégios estaduais Prof.ª Maria de Lourdes Morozowski (8h) e Didio Augusto de Camargo Viana (14h). (fonte Secom)

domingo, 10 de agosto de 2014

Movimento do estande da Petrobras foi o destaque no Paranaguá Motos

Sucesso o  15 º Paranaguá Motos, realizado no final de semana, de 8 a 10 de agosto, na Praça de Eventos 29 de Julho. Um dos atrativos da festa e que contou com a participação do público foi o estande da Petrobras que oferecia a oportunidade do visitante ser um piloto de motocross, no simulador de moto de corrida com pontuação no campeonato da Petrobras. Na noite de sábado, foi realizado a entrega do troféu ao piloto que teve seu melhor tempo no circuito e um vale-combustível do Posto Hoshina.
Os campeões da corrida no simulador foram:  Gustavo Felipe Artigas foi o campeão com um 1'05". Vice-campão Frederico Augusto Araújo e 3º lugar Wesley Lucas de Almeida.
"Gostei da oportunidade e como já sou piloto de trilha e gosto de vídeo-game, acho que isso me ajudou muito, valeu pela brincadeira e parabéns a Petrobras", disse.
A vice-liderança ficou para o local de Paranaguá, Frederico Augusto Araújo, com 1'22". "Mesmo sendo uma brincadeira, adorei, muito legal e que a Petrobras esteja nos próximos ParanaguáMotos. Foi muito show, vim para curtir e festejar com os amigos e levo um troféu da Petrobras para casa", concluiu Frederico.
Outra novidade no evento foi a divulgação do Programa De Olho no Combustível, que esteve analisando amostras de combustível e informando sobre os novos produtos da marca como a linha Petrobras Grid e Podium. Lindas e simpáticas promoteres realizaram o cadastro para o Programa Fidelidade Petrobras Premia.
Segundo o motociclista de Ponta Grossa, Sergio dos Santos, importante a divulgação e esclarecimento sobre os tipos de gasolina comercializados.
"Um evento como o Paranaguá Motos com grande público e numa cidade polo do litoral paranaense, vem de encontro com a proposta mercadológica e estratégia de marketing da linha de trabalho da Petrobras. Foi um sucesso e agradou o público e a ideia do painel de fotos tendo como cenário a Rua da Praia, vem fortalecer a marca Petrobras e seu compromisso com a cidade de Paranaguá," enfatizou o  Coordenador Regional de Marketing do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia da Petrobras Distribuidora, Reinaldo Pereira da Silva,
Na praça de alimentação o público pode saborear as delícias da loja de conveniência BR Mania com a comercialização de produtos como a tradicional linha de hamburgueres. Destaque para o excelente atendimento da equipe coordenada pelo empresário Ricardo Hoshina, o principal incentivador para que a Petrobras participasse do evento.

Texto de Nancyara Lima - Assessoria de Imprensa Petrobras

Fotos: Marcio Tibilletti











Fundação Municipal de Cultura promove 5ª Festa do Fandango neste mês



A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá realiza nos dias 15 a 17 de agosto a 5ª Festa do Fandango no Município.
Entre as várias atividades programadas será realizada a entrega do Título aos Mestres de Fandango de Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Também será realizada uma conferência sobre a importância do fandango para a sustentabilidade do território cultural caiçara, com o professor Antonio Carlos Diegues – NUPAUB/US, Feira Gastronômica e de Artesanato e bailes de fandango.

A abertura acontecerá no dia 15 de agosto, às 20 horas, com Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião será feita a entrega do Título aos Mestres do Fandango de Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo superintendente do IPHAN, José La Pastina Filho.

No dia 16, a partir das 9h30, acontece uma mesa redonda com o tema “Desafios e perspectivas para salvaguarda do Fandango com representantes do IPHAN, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá (IFPR), da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) e os grupos de fandango: Pés de Ouro, Ilha dos Valadares, Mandicuera e Mestre Romão. 

A mesa redonda, seguida da conferência e grupos de trabalho para discussão acontecerão na Casa Cecy.

Às 20h, o baile especial de Fandango com os grupos do Mestre Brasílio, da Ilha dos Valadares, Mandicuera, Mestre Aorélio, Pés de Ouro, Mestre Nemésio e do Mestre Romão acontecerá junto com a Feira de Artesanato e gastronomia caiçara no entorno do Mercado.

No dia 17 de agosto, a partir das 15h, acontecerá café com banana e fandango, roda de viola com os Mestres, causos com Rogério Soares e Pilda Costa e a Feira de Artesanato e gastronomia caiçara no Mercado do Café.

O prefeito Edison Kersten vem intensificando o atendimento aos grupos de fandango, por meio da Fundação Municipal de Cultura. “O prefeito Edison é um grande incentivador da cultura do fandango e Paranaguá ganha com a transformação do fandango caiçara em Patrimônio Imaterial Brasileiro”, destacou a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil.

Patrimônio Imaterial
Trabalho e divertimento, música e dança, saberes e fazeres. Essas são algumas das características marcantes do Fandango Caiçara, uma expressão musical-coreográfica- poética e festiva encontrada, principalmente, nos municípios de Iguape e Cananéia, em São Paulo, e Guaraqueçaba, Paranaguá e Morretes, no Paraná.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido no Rio de Janeiro, aprovou o Registro do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural do Brasil, que passa a ser protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

O pedido de reconhecimento e registro feito pelas associações Fandangueiros do Município de Guaraqueçaba, de Cultura Popular Mandicuéra, entre outros grupos de Cananéia foi apresentado ao Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI-IPHAN), por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). 

Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural 
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, dirigido pela presidenta do IPHAN, Jurema Machado, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto 
Brasileiro de Museus – Ibram e da sociedade civil. 

(fonte Secom)

Estreia do Caminhão Feira no Jardim Iguaçu foi um sucesso


A julgar pelas vendas, a estreia do Caminhão Feira, iniciativa da Prefeitura de Paranaguá que leva produtos da agricultura familiar das colônias até os bairros, foi um sucesso. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) realizou a primeira edição do projeto no Jardim Iguaçu e, segundo a secretária da pasta, Cintia Maria Lopes dos Santos, às 11h30, meia hora antes do horário previsto para acabar a feira, todos os produtos já haviam sido vendidos. 

“Tivemos uma ótima participação da população, que compareceu em peso e aprovou os produtos comercializados”, comemora a secretária Cintia. “Também agradeço a toda a equipe da Semapa, que vem se esforçando para colocar este e outros projetos em prática”, disse. 

No Jardim Iguaçu a estrutura foi montada próximo ao posto de saúde do bairro. Foram comercializados alface, couve, cheiro verde, batata, tomate, cebola, limão, maracujá, banana e pão caseiro, dentre outros produtos. A maior parte deles foi vendida a preços que variavam entre R$ 1 e R$ 4. 

Segundo explica a secretária da pasta, o objetivo da iniciativa é oportunizar a venda direta, sem intermediários, dos produtos cultivados pelos agricultores familiares de Paranaguá. A iniciativa traz benefícios para o produtor e para o consumidor, que compra produtos naturais, sem uso de agrotóxicos. 

“Esta é uma determinação do prefeito Edison Kersten, de darmos melhores condições de comercialização dos produtos aos nossos produtores, principalmente aqueles identificados como de baixa renda, como é o caso destes que participam do projeto do Caminhão Feira”, salienta Cintia. 

Estão cadastrados para participar das feiras 12 produtores das sete colônias da cidade: Maria Luíza, Santa Cruz, Morro Inglês, Quintilha, São Luiz, Pereira e região de Alexandra. 

Além das Feiras, a Semapa apoia os produtores das Colônias com incentivo a Olericultura, com distribuição de mudas e de adubo. 

Próximas edições 

Na próxima quinta-feira (14), o Caminhão Feira da Semapa estará no Labra. O local exato ainda será definido pela Semapa e divulgado no site da Prefeitura de Paranaguá. 

(fonte Secom)


Paranaguá regulamenta uso de ciclomotores e bicicletas elétricas

Os parnanguaras terão, em breve, um novo dispositivo para tornar o trânsito mais seguro. A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), elaborou o projeto de lei ordinária que normatiza o registro, licenciamento e uso de veículos ciclomotores e bicicletas elétricas. O texto será encaminhado à aprovação da Câmara Municipal e, uma vez aprovado pelo Poder Legislativo, passará a vigorar como lei. 

O secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, salienta que a medida é uma determinação do prefeito Edison Kersten e atende a um clamor da população. “O prefeito manifestou preocupação com o aumento do número destes veículos em circulação em nossa cidade, especialmente das bicicletas elétricas e pediu que regulamentássemos o uso”, salientou. 

“A medida serve para dar apoio jurídico aos agentes fiscalizadores, pois sem regulamentação eles não podem intervir na situação”, explica Fernandes. 

A legislação coloca Paranaguá em posição pioneira na regulamentação deste tipo de veículo, juntamente com cidades com o Rio de Janeiro, Recife e Balneário Camboriú. Desde 2001, quando foi criado, o Demutran tinha competência para realizar a regulamentação, fato que só está sendo feito agora. 

O prefeito Edison Kersten reforça a ação busca dar segurança a todos os usuários do trânsito. “Percebemos o uso desordenado destes veículos na cidade e tomamos as medidas necessárias para que eles sejam usados com segurança, tanto para quem os pilota quanto para quem compartilha as vias, ciclofaixas e passeios da cidade. O objetivo não é dificultar o uso, mas dotá-lo de regras seguras”, salientou o prefeito. 

Como vai funcionar? 

O Projeto de Lei Ordinária de autoria da Secretaria Municipal de Segurança de Paranaguá estabelece as normas de registro, fiscalização e uso de ciclomotores (que se movem com motores à combustão) e bicicletas elétricas. 

Os ciclomotores e as bicicletas elétricas serão identificados externamente por meio de placa de identificação, a qual deverá ser fixada na parte traseira do veículo, lacrada em sua estrutura, nos mesmos padrões dos órgãos de trânsito estaduais.

Os ciclomotores e as bicicletas elétricas deverão estar devidamente registrados no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os ciclomotores ficarão sujeitos, ainda, à obtenção do Licenciamento do veículo. As bicicletas elétricas precisam apenas do Certificado de Registro Obrigatório (CRO). 

Em seu artigo 2º, o projeto de Lei estabelece as regras práticas para os dois casos. “As bicicletas elétricas, equiparadas às movidas por propulsão humana, devidamente registradas, poderão ser conduzidas por qualquer pessoa, desde que utilizando capacete de ciclista e, exclusivamente, em áreas de ciclovias ou ciclofaixas, observado o limite máximo de velocidade de 25 km/h”, disse. 

No caso dos ciclomotores (cilindrada inferior ou superior 50 cm³), tem que ter ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) ou habilitação A, além de ter mais de dezoito anos. O Certificado de Registro Obrigatório (CRO) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) serão expedidos pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que também fará a fiscalização e aplicação da Lei. As taxas necessárias para a manutenção do serviço também serão cobradas no âmbito do Demutran e comporão o Fundo Municipal de Trânsito. 

Quem já for proprietário de veículo ciclomotor e de bicicletas elétricas terá seis meses para se adaptar, a partir da vigência da legislação. 

Base Legal

O projeto de Lei que regulamenta o uso de ciclomotores e bicicletas elétricas está baseado no Código de Trânsito Brasileiro e na resolução nº 465 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 

(fonte Secom)