terça-feira, 21 de junho de 2016

D’VICZ presente na Casa Cor Paraná



Pet Contêiner na Casa Cor 2016 - Foto Fernando Zequinao
Pela primeira vez a rede D’Vicz Sorvetes com 30 anos de tradição participa da Casa Cor Paraná. O espaço gourmet está localizado juntamente com o a loja pet contêiner na área externa da feira. A D’Vicz Sorvetes agradece a Total Storage pela parceria e a Tortelli empresa que oferece soluções em equipamentos para sorveteria.

Na ocasião, os visitantes poderão conferir um projeto audacioso em que o ambiente se divide na loja Pet Shop e espaço para comercialização de sorvetes.

A proposta de tornar um contêiner em espaço comercial foi proposto pela designer Maurete Schumacher e pela arquiteta Joselia Pereira. O diferencial no projeto é a versatilidade da estrutura.

“Estamos felizes com a oportunidade de estar com nossa marca em um projeto diferenciado como o pet contêiner e num evento renomado como a Casa Cor Paraná”, destaca  o Presidente da marca D’Vicz Sorvetes Nelson Cotovicz.
 
 

Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje


Os interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão consultar, a partir de hoje (21), no site do programa, as vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas de 24 a 29 de junho, também pelo portal. Serão oferecidos 75 mil financiamentos.
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.
Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.
O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.
(fonte: EBC)

Prefeitura abrigará do frio moradores de rua de Paranaguá no Ginásio Joaquim Tramujas


A partir desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) e da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), irá abrigar cidadãos em situação de rua no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas neste período de frio em Paranaguá. A medida foi determinada pelo prefeito Edison Kersten e busca um tratamento humanitário às pessoas submetidas à temperaturas baixas nesta época do ano.

"Os cidadãos em situação de rua serão abrigados no ginásio Joaquim Tramujas, uma medida que visa uma maior fraternidade e sentimento humanitário com pessoas que são submetidas à temperaturas baixas ao relento nas ruas de Paranaguá. A Semas propôs a ideia, que foi acatada pela Fundesportes e pela nossa administração, demonstrando a união da Prefeitura em prol destes cidadãos que necessitam da nossa ajuda", afirma o prefeito Edison Kersten.

A secretária municipal de Ação Social, Katia Rodrigues de Oliveira, agradeceu ao prefeito Edison Kersten pelo amplo apoio para que a ação se tornasse realidade. "A partir desta quarta-feira (23), as pessoas em condição de rua terão no Ginásio Joaquim Tramujas um espaço para não ficarem expostas ao frio. O pernoite ocorrerá das 23h às 7h da manhã, período onde o espaço não é utilizado para nenhuma atividade desportiva", explica.

"A medida demonstra uma sensibilidade por parte da nossa administração neste período de frio. Através disso, os moradores de rua não ficarão expostos ao clima e às mazelas oferecidas na rua neste período de inverno. Agradecemos também pela colaboração do presidente da Fundesportes, Darlan Janes de Macedo, visto que a fundação tem responsabilidade do local e abraçou a ideia conosco", finaliza a secretária de Ação Social.

(fonte: Site PMP)

Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar vai ajudar cientistas e população

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (20) a Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar, uma ação em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O conjunto de equipamentos vai permitir um levantamento da situação atmosférica local, o que vai subsidiar a comunidade científica, com informações que podem compor os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV). As autoridades que atuam na fiscalização de empresas que emitem poluentes aéreos também serão beneficiadas, com levantamentos mais ágeis, e também a população, que passará a ter acesso a boletins sobre a qualidade do ar que respira a cada hora, pelo site www.iap.pr.gov.br.

A Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar está instalada na garagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMP) e foi comprada pelo valor de R$ 950 mil, com recursos do Banco Mundial (BIRD), financiados pelo Governo do Estado, para ampliar o monitoramento em regiões do Paraná antes não atendidas. A Prefeitura de Paranaguá é parceira, pois cedeu a área para colocação da estação, vai arcar com despesas como água e luz, e também construiu a infraestrutura necessária para instalação.

A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito Edison Kersten, dos secretários estaduais de Meio Ambiente, Paulino Mexia, de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, o deputado estadual Artagão Júnior, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves, a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Maia Albini, e vários outros secretários municipais e técnicos do setor.

Com base nas informações geradas pela Estação de Monitoramento será possível planejar políticas públicas para melhorar a gestão ambiental do município, lembrou o prefeito. “E os dados servirão de auxílio para fiscalizarmos a ação das empresas, principalmente as que têm ligação com a atividade portuária, até pela localização estratégica da estação, bem próximo ao porto. Além disso, o cidadão poderá verificar online, em tempo real, as condições do ar que está respirando. Isso vai nos ajudar a atuarmos no quesito saúde também, porque sabemos que em nossa cidade é alto o índice de pessoas com problemas pulmonares”, acrescentou o prefeito Edison.

O prefeito agradeceu ao governo do Estado pela implantação da Estação de Monitoramento em Paranaguá, bem como à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ao IAP e, em especial, ao secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, o deputado estadual Artagão Júnior.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Paulino Mexia, essa iniciativa do governo do Estado tem a visão de proteção. Ele falou que esta foi a primeira estação fora de Curitiba e região metropolitana e outras cinco serão instaladas em diferentes localidades do Estado. “É um privilégio enorme para Paranaguá ter essa estação. Os dados (produzidos por ela) são públicos. A comunidade científica pode pegar instantaneamente. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) pode contribuir com os resultados, utilizando como termos de referência e até nos próximos licenciamentos ambientais”, completou o secretário.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, falou da descentralização do monitoramento da qualidade do ar. “Para nós é importante o convênio com Paranaguá. É um passo importante. Agradeço ao prefeito Edison por esse importante apoio ao IAP. Quando tivermos implantado as estações em outras regiões seremos o primeiro estado do Brasil com monitoramento da qualidade do ar em tempo real”, ressaltou o dirigente.

O secretário Artagão Júnior também comemorou a conquista. E lembrou que com o monitoramento online, o que antes demorava 30 dias para ser realizado agora é feito imediatamente. “Sem dúvida isso é um avanço tecnológico que vai fazer muito bem para Paranaguá e para nossa região, uma vez que as medidas de melhoria, de recuperação dessa poluição, podem ser tomadas na mesma velocidade”, comentou o secretário, que é deputado estadual e representa Paranaguá junto ao Governo do Estado.

(fonte: Site PMP)

Líder de bilheteria: Como Eu Era Antes de Você