sábado, 5 de abril de 2014

Ipea reconhece erro em pesquisa sobre tolerância com estupro


A pesquisa que deixou os brasileiros e as brasileiras chocados, há exatamente uma semana, estava errada. Dizia que a maioria da população acha que mulheres merecem sem atacadas por causa do jeito de se vestir. Hoje, o Ipea anunciou o erro.
O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Ipea, é subordinado à Secretaria de Assuntos Estratégicos, da Presidência da República.
O Ipea não quis gravar entrevista. Por meio de nota, o instituto explicou que houve uma troca de gráficos, o que provocou o erro em um dos itens da pesquisa, divulgada na semana passada.
Na primeira publicação, o Ipea disse que 65% dos entrevistados afirmaram concordar total ou parcialmente com a frase: "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

Na nota divulgada nesta sexta-feira (4), o percentual correto é 26% dos entrevistados. Um em cada quatro brasileiros concordam com a afirmação.
Mas o Ipea reafirmou outro item que também provocou reação do público: 58% dos entrevistados concordam com a frase: "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros.
O Ipea disse ainda que, apesar do engano, as conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, e levam a um debate na sociedade sobre seus preconceitos. O instituto também pediu desculpas pelo erro. O diretor de Estudos e Políticas Sociais, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração assim que o erro foi constatado, mas ele continua no instituto como pesquisador. (fonte G1)

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Curso gratuito de auxiliar de conservação de acervos


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), em parceria com o IFPR (Instituto Federal do Paraná), oferta o curso de auxiliar de conservação de acervos. Os interessados devem realizar a pré-matrícula até 15 de abril de 2014 na Casa Cecy, sede da Fumcul. 

O curso tem o objetivo de contribuir com a formação técnica voltada ao mercado de trabalho vinculado às artes, à cultura e às histórias locais. Serão 200 horas de conteúdo sobre conservação preventiva de acervos bibliográficos e filmográficos, bem como a confecção de materiais de acondicionamento para guarda de livros, além de discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos e elaborar formatos para acondicionamento de livros. 

De acordo com a diretora de ação cultural da Fumcul, Beni Moura, são 30 vagas e o curso deve começar em maio, com aulas no IFPR, no Porto Seguro. 

Os documentos que devem ser entregues na pré-matrícula são: RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade (histórico escolar ou declaração de matrícula).

Serviço 
Curso Auxiliar de Conservação de Acervos 
Inscrições: Casa Cecy (Rua XV de Novembro, 499, Centro Histórico, Paranaguá – PR) até 15 de abril. 

Paranaguá: Sexta-feira tem abertura do 40º Jogos Escolares



Sexta-feira, dia 4, às 16h, temos a abertura do 40º Jogos Escolares de Paranaguá. O evento acontecerá no Estádio Fernando Charbub Farah, o Gigante Itiberê e terá a presença de mais de 3 mil alunos de 29 escolas estaduais e particulares.

Neste ano, os atletas poderão participar de 16 modalidades esportivas inclusive algumas disputadas em areia, além do boxe, capoeira, karatê e skate.

Os Jogos Escolares de Paranaguá já inovaram no ano passado, com o pioneirismo da implantação da modalidade de skate. “Este será o segundo ano que teremos provas neste esporte”, lembrou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Darlan Janes Macedo Silva.

As modalidades de areia como beach soccer, handebol, vôlei e futebol de areia acontecerão na arena Ágatha/Fundesportes, no Aeroparque.

Os atletas ainda participaram das modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei, boxe, capoeira e xadrez.

Serão 12 dias de muitos jogos, pois a edição será realizada até o dia 16 de abril. O congresso técnico foi realizado nesta terça-feira, dia 1º, no auditório da Biblioteca Pública, para definir as chaves das modalidades como futsal, basquete e vôlei. Representantes de cada colégio estiveram presentes ao Congresso.

Skate
Juliano Robson da Silva, proprietário da Zion Skate Park, vai promover as provas de skate nestes jogos. Ele lembra que, no ano passado, 69 estudantes participaram da competição. “A expectativa é de que este ano, o número seja bem maior”, adiantou.

O presidente da Fundesportes, lembrou que 32 funcionários da fundação estejam atuando nos Jogos Escolares. “Toda equipe estará atuando para realizar um bom trabalho como o prefeito Edison determinou”, lembrou.

A abertura do evento contará com a presença de representantes da Prefeitura, do Núcleo Regional de Educação, professores de Educação Física, diretores dos Colégios participantes, além de 20 estudantes de cada colégio, devidamente uniformizados. 

terça-feira, 1 de abril de 2014

Vamos ao Teatro?


A peça Sarita Fernet Recebe é um protótipo para um programa de auditório feito em um teatro que já recebeu alguns convidados famosos, sendo interpretado pelo ator parnanguara Rogério Soares e neste domingo, dia 06 às 19h estará recebendo "As Parnanguaras" no Teatro Municipal De Paranaguá "profª Rachel Pereira Da Costa".
Eu recomendo.


segunda-feira, 31 de março de 2014

Show do Guns N’Roses em Curitiba


A primeira apresentação do Guns N' Roses em Curitiba encheu, mas não lotou a Vila Capanema nesta noite de domingo (31). Show começou com apenas cinco minutos de atraso, tempo muito menor do que o de costume, e atraiu 16 mil pessoas, não lotou. Na apresentação realizada no Rio de Janeiro, o show demorou quase duas horas para começar. (fonte Gazeta do Povo)


Dia Nacional da Saúde e Nutrição



Hoje, dia 31 de março, é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, por isso, vale lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde.

Os hábitos saudáveis devem ser adquiridos de forma gradativa, para que possam ser realmente praticados.

Severino: Cara crachá, cara crachá

Muito bom o espetáculo de stand up, Pintando no Pedaço de Paulo Silvino em Paranaguá.


Coluna Vip em Foco