quinta-feira, 24 de abril de 2014

1º de Maio Solidário - Dia do Trabalhador

A Prefeitura de Paranaguá, juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (Semtra) e da Fumtur (Fundação Municipal de Turismo), está preparando os últimos detalhes para a realização da Festa do Trabalhador, no dia 1º de maio. Batizado de ‘1º de Maio Solidário’, o evento de 2014 acontecerá na Praça 29 de Julho e contará com sorteios de brindes, apresentações artísticas, feira gastronômica, cadastro para curso de capacitação e serviços de saúde e beleza, além de show nacional com a dupla sertaneja Jeann & Júlio. 

As atividades começam cedo. Às 10h, equipes da Prefeitura já estarão no local ofertando diversos serviços. “O trabalhador ou mesmo quem esteja procurando um emprego terá, a sua disposição, equipes da Prefeitura fazendo o cadastro para programas de capacitação como o Pronatec, estágios, cursos em parceria com o Sebreae e o Senac, além de outras orientações”, salienta a secretária municipal do Trabalho e Emprego, Adriana Albini. 

A Semapa (Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento) e a Fumcul (Fundação Municipal de Cultura) levarão à praça a Feira Gastronômica com produtos das colônias parnanguaras e artesanato local, que tanto tem agradado aos parnanguaras. 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando medição de pressão e realizando todo o atendimento necessário durante o evento. 

“Quero convidar a todos os parnanguaras para comparecem a esta festa. Estamos programando tudo para um dia de celebração e valorização dos trabalhadores. Minha gestão tem se comprometido com a qualificação de trabalhadores de todas as faixas etárias. Estamos vivendo um momento único para Paranaguá, com o anúncio de grandes empreendimentos para a cidade, e não podemos esquecer da importância crucial de termos parnanguaras preparados para uma maior geração de emprego, renda e significativa melhora na qualidade de vida”, disse o prefeito Edison Kersten. 

Sorteios 

Todos os anos, o sorteio dos brindes é um dos momentos mais esperados da Festa do Trabalhador. Serão sorteados 5 automóveis 0 km, 10 motocicletas 125 cilindradas, 10 geladeiras, 10 televisores e 10 computadores. Os sorteios serão feitos por lote. O primeiro será realizado às 15h e o último, às 21h30. 

É preciso doar alimentos não perecíveis para trocar por cupons. Haverá posto de troca no dia do evento na Praça 29 de Julho, mas a partir desta quinta-feira (24), a sede da Semtra, na Avenida José Logo, e do Provopar, na rua Marechal Deodoro, já estarão realizando a troca. 

Programação

14h – Culto ecumênico. 
15h – Início dos sorteios dos brindes (transmissão ao vivo pela TV Educativa). 
21h30 – último sorteio 
22 – Show Nacional com Jeann & Júlio. 

* Durante a tarde, enquanto realizam-se os sorteios, haverá outras atividades organizadas pela Fumcul. 


(fonte: Secom)

Prefeitura de Paranaguá informa: Inscrições abertas para a Corrida “1º de Maio- Dia do Trabalhador”


Praticantes profissionais e amadores da corrida poderão participar da tradicional Corrida do Trabalhador realizada há 13 anos no dia 1º de maio.

As inscrições já podem ser feitas e o prazo será encerrado no dia 29 de abril, às 18h ou até completar o número limite de participantes, podendo ser encerradas antes do dia limite. De acordo com o regulamento, as inscrições podem ser feitas, somente, pela internet nos sites www.chiptiming.com.br e www.paranagua.pr.gov.br, clicando no banner da corrida.

É obrigatório levar a efetivação de inscrição do participante e apresentar a carteira de identidade na retirada do kit, pessoalmente pelo atleta que vai competir.

“A prova vai acontecer no dia 1º de maio, com largada às 8h, para todas as categorias. Acredito que teremos muitos atletas participando neste ano”, destacou o presidente da Fundesportes, Darlan Janes.

É obrigatório um quilo de alimento não perecível como parte da inscrição. E caso não leve, não conseguirá retirar o kit de inscrição, como informam os organizadores.

Serão realizadas corridas com 5 e 10 km. Foram estabelecidas as categorias individual masculina e feminina e divididas por faixa etária como constam do regulamento colocado no site da Prefeitura de Paranaguá.

Cada atleta usará um número e chip durante todo o percurso da prova. Os chips serão entregues no dia 30, das 13h30 às 14h30, na Fundação Municipal de Esportes. Atletas que chegarem atrasados não terão direito de retirarem o chip.

Será entregue troféu para os três primeiros colocados por categoria, assim como para os cinco primeiros colocados na classificação geral.
O evento é realizado pela Prefeitura de Paranaguá, através da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes). 

(fonte Secom)

Lançamento e posse de diretoria da ABITUR na WTM em São Paulo


Solenidade aconteceu  na World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional de Turismo.

A Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR) foi oficialmente lançada na abertura da World Travel Marketing Latin America (WTM) 2014, evento internacional da indústria do turismo em São Paulo.
O evento contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinícius Lages que parabenizou pela iniciativa dos representantes das Ilhas e já comunicou que sua agenda está  aberta para receber a diretoria da Abitur para tratar de projetos e políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento da associação. "Agradeço o convite para prestigiar essa formalização da associação e acredito que será um marco inicial para o desenvolvimento sustentável de nossas ilhas, que poderá virar roteiros turísticos organizados", disse.
Entre as autoridades presentes no ato solene da ABITUR estavam também 
Marcelo Mendes da Pará Turismo, representando a Ilha do Marajó, Secretário de Turismo de IlhaBela, Harry Finger,  a Maria Silvia Rubio, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, o Secretário de Turismo de Soure João Lima Pinheiro, o Presidente da Abitur, Rafael Guttierres Jr., Presidente da Assenditur, Claudia Pessoa, o Prefeito Municipal de Paranaguá, Dr. Edison de Oliveira Kersten, o Adolfo Maia Costa Jr., presidente da Comissão de Assuntos do Turismo da Câmara de Paranaguá, vereador Arnaldo Maranhão, o Secretário Nacional de Turismo de Políticas Públicas, Vinícius Lummertz, representando o Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco, Dr. Romeu e representando a administração da Ilha de Fernando de Noronha, Carolina Ramalho.

As primeiras ilhas a integrarem a nova associação são a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná; a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Ilhabela, em São Paulo; Ilha Grande, no Rio de Janeiro e a Ilha do Marajó, no Pará. A entidade busca também um assento no Conselho Nacional de Turismo.
Durante o pronunciamento de posse do presidente da ABITUR, Rafael Guttierres Júnior, destacou a importância da união das ilhas turísticas em prol do desenvolvimento e seu principal objetivo que é atender as necessidades dos destinos de ilhas turísticas brasileiras, dentro de cada realidade, sendo uma ferramenta de ligação com os órgãos públicos, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e consequentemente de seus visitantes”. Encerrou com um agradecimento especial e emocionante ao seu pai, senhor Rafael Guttierres que foi responsável em apresentar,  quando criança, a Ilha do Mel, e desde então criou um amor e carinho especial pelo paraíso ecológico.


Para o Prefeito de Paranaguá, Dr. Edison Kersten, a associação irá buscar o reconhecimento e o apoio necessário para viabilizar formas e estratégias de posicionamento no setor turístico.  No início de abril, o ministro do Turismo, Vinicius Lage, recebeu o prefeito Edison Kersten e deu a chancela oficial para criação da entidade. “A aceitação e a adesão a esta proposta encabeçada por Paranaguá e pela Ilha do Mel tem sido ótima. Temos certeza que ela irá ajudar a promover e fortalecer ainda mais o turismo nas regiões contempladas”, salientou o prefeito. 
“Estamos muito satisfeitos em ter participado do início deste processo e estamos envidando todos os esforços possíveis para alavancar ainda mais o setor turístico de nossa cidade”, finalizou o prefeito.
Para municípios que tenham ilhas turísticas e que queiram aderir à Abitur, o telefone de contato é o da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur): (41) 3420-2940.

Texto Assessoria de Imprensa da ABITUR










Semedi fará ajuste em peças do uniforme escolar feminino



A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Educação e Ensino Integral (Semedi), informa à população que fará a substituição de peças do uniforme escolar feminino que apresentaram problemas de tamanho. 

A empresa que ganhou a licitação deve recolher as peças.

Segundo informações da secretária da pasta, professora Hilda Werner, foram recolhidas as peças de shorts-saia – peça do uniforme distribuído às meninas da rede pública municipal. 

“Tão logo o problema apareceu, avisamos as diretoras para que comunicassem os pais e efetuassem o recolhimento do material em desconformidade”, salientou. 

Os uniformes com problemas estão aguardando o recolhimento no almoxarifado da Semedi. 

A troca das peças não terá custo adicional para os cofres do município, tampouco para as famílias dos estudantes. 

Pais elogiam qualidade 

Comprados com 50% de economia sobre o montante gasto em anos anteriores, o material escolar e os uniformes distribuídos em 2014 chamaram a atenção dos pais pela qualidade. “O tecido é muito bom , os bordados são de boa qualidade. Muito melhores que em anos anteriores”, diz Karina Soares Martins, mãe de dois alunos da escola municipal Almirante Tamandaré. “Não precisar comprar os uniformes e materiais escolares representa uma grande economia no orçamento meu e da minha família”, salienta, explicando que divide as despesas com alugue e filhos com o esposo. 

A qualidade também foi alvo de reconhecimento dos pequenos. “Fiquei muito feliz com os lápis de cor, os cadernos, tudo. E também com os uniformes. Achei lindos”, disse Giovanna dos Reis, do terceiro ano da escola Almirante Tamandaré. “Queria agradecer ao prefeito por nos ter dado esse uniforme”, finaliza Bruna Gabrielly Rodrigues Martins, colega de classe de Giovanna.

A rede municipal de ensino R$ 13 milhões de investimento, na compra de material escolar, uniformes, mobiliário, três novos ônibus, duas vans e uma lancha para atendimento das comunidades marítimas. Serão investidos um total de R$ 30 milhões neste ano, conforme previsão da Secretaria Municipal de Educação. 

Fonte: Secom e Fotos: Marcio Tibilletti.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Páscoa da Magia agrada público e é um sucesso



Uma tarde de muita alegria e diversão com brinquedos infláveis, cinema 6D, distribuição de pipoca, algodão doce e a presença do Coelho foram os destaques do evento Páscoa da Magia, promovido pela Prefeitura Municipal de Paranaguá e da Fundação Municipal de Cultura Nelson de Freitas Barbosa, realizado na tarde de sábado (19), na Praça dos Leões.
O público infantil pode brincar a vontade com a Palhacinha Kika e sua turma, na piscina de bolinhas, na cama elástica e na oficina de pintura facial. Depois puderam ir nos brinquedos infláveis,  no tobogã golfinho, no peixe rosso e no cinema 6D que apresentou doze filmes, entre eles dois lançamentos o de corrida de carrinhos e o da Amazônia.
A chegada do Coelho aconteceu por volta das 15:00 horas o que levou o público a uma grande agitação. Os pequenos acompanhados dos pais foram recepcionar o Coelho e puderam tirar fotos, ganharam doces e balões personalizados do evento. O Coelho ficou no seu jardim acompanhado das promoteres durante a tarde.
"Muito legal ter essa atividade para as crianças em comemoração a Páscoa, a Praça tá linda e os brinquedos infláveis e o cinema 6D, minhas filhas adoraram", destacou Carolina de Freitas.
"Tá tudo legal, tudo ótimo, adorei e pude fazer uma foto com o Coelho",  disse a Maria Eduarda de 8 anos.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rafael Guttierres Júnior a proposta de fazer esse evento foi oferecer uma atração comemorativa a Páscoa e resgatar atividades em nossa tradicional Páscoa dos Leões, um local central, de fácil acesso e com linda arborização.
O prefeito Dr. Edison Kersten destacou que a Páscoa da Magia foi uma iniciativa inédita e que  buscou oportunizar o acesso a brincadeiras, aos infláveis de até 12 metros de altura e ao cinema 6D.  "As nossas crianças e seus familiares puderam se confraternizar no verdadeiro espírito de paz, fraternidade e amor", afirmou.
O conhecido amigo das crianças, o Mago das Bolhas realizou o seu show com as bolhas de sabão e agradou o público com seu carisma.


Organização 
Pensando no bem estar dos pais e familiares que acompanhavam as crianças foi destinado um local exclusivo para eles, uma barraca com cadeiras em que puderam aguardar os filhos enquanto estavam na área de brinquedos. E também,  o espaço dos sanitários e de informações sobre o evento. As promoteres caracterizadas de coelhinhas foram responsáveis em realizar o cadastro de identificação das crianças e dos pais, para em caso de perda, fosse fácil a identificação. 
Infelizmente, devido a chuva que caiu no final da tarde, a peça de teatro O Sumiço do Coelho, foi cancelada a apresentação.