sexta-feira, 6 de junho de 2014

Coluna Vip em Foco na Folha do Litoral News


Empossada Nova Diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios em Paranaguá


Discursos emocionados marcaram a posse da nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Sistema Fecomércio – PR.
Na noite desta quarta-feira dia 4, no Restaurante Danúbio Azul, foi realizada a posse da nova diretoria da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Paranaguá – Sistema Fecomércio, gestão 2014/2016.O evento contou com a presença de autoridades e diversas empresárias da cidade que ao longo do tempo estão fazendo a diferença na cidade.
A Federação do Comercio do Paraná conhecedora da realidade paranaense, apresenta um percentual em torno de 40% de empresas do comercio de bens, serviços e turismo de propriedade ou dirigidas por mulheres. Para a Fecomércio é fundamental estar próximo da Mulher Empreendedora, porque reconhece nela a sua importância no contexto da própria entidade, como alguém que pode contribuir com o desenvolvimento do comércio como um todo.
Vinculada a federação do comércio do Paraná, a Câmara da Mulher Empreendedora, possui 21 Câmaras no Estado que buscam discutir e apresentar políticas voltadas para a mulher, em âmbito, econômico, empresarial, social e cultural.
Discursos emocionados marcaram a noite, como o da presidente que deixou o cargo Maria de Las Mercedes Novoa Lamas Gori. Inicialmente Mercedes citou o trabalho de sua diretoria evidenciando várias atividades realizadas ao longo de 4 anos e 6 meses, como cursos de capacitação, 
workshop,balcão de negócios, ações sociais,destacou ainda as empresarias da cidade que receberam o premio da Mulher Empreendedora, agradeceu a confiança deposita em sua diretoria principalmente pelo reconhecimento da Fecomercio através de sua diretora executiva da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná – Elizabeth Lobo Elpo bem como o SESC, SENAC sua competente diretoria e a todos os colaboradores, “ Deixo a presidência com a satisfação do dever cumprido com princípios e ética e desejo a nova diretoria muito sucesso e me coloco a disposição sempre, pois Uma Andorinha Só não faz Verão, Obrigada”, concluiu Mercedes. 
A presidente empossada, nesta noite memorável, Maria Elizete da Silva Zattar,em seu discurso de posse, agradeceu a confiança depositada em sua pessoa e ressaltou o comprometimento em buscar ainda mais o fortalecimento da mulher empresaria, “ Tenho certeza que desenvolveremos um grande trabalho e continuaremos honrando esta câmara que por mais de 4 anos, fez um excelente trabalho junto ás empresarias de Paranaguá, Juntas somos mais fortes”, finalizou a presidente.
Estiveram também prestigiando o evento; Said Khaled Omar Presidente do Sindilojas Paranaguá, neste ato representando o Presidente do Sistema Fecomércio –PR – Darci Piana.
Diretora Executiva da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná – Elizabeth Lobo Elpo.
Gerente Executivo do SESC – Yashi Sakimoto de Miranda
Gerente Executivo do SENAC – Aparecido Vieira de Lima.
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA BIENIO 2014/2016.
Presidente: MARIA ELIZETE DA SILVA ZATTAR
Vice Presidente: ZAHIA OMAR EL ASSAL
Diretoras de Comércio, Serviços e Turismo: NAHIBA YOUSSEF EL ASSAL E JANE BAMONDES APPEL
Diretoras de Responsabilidade Social, Ambiental, Cultural e de Sustentabilidade: MARIA DE LAS MERCEDES NOVOA LAMAS GORI e MARIA DO ROCIO PERNA VAN HERP
Diretoras de Capacitação e Desenvolvimento da Gestão Empresarial: 
NEUSA NASCIMENTO COSTA PAULY e ROZEULA MENEZES DE OLIVEIRA VOI
Diretora Administrativa e Financeira: IVONETE STEFANIAK
Diretora de Marketing e Eventos: MICHELE NAME LICETTI e SOLANGE VERDUGO PESCH
Diretora de Publicidade: NANCYARA LIMA DA SILVA e JANDIRA XAVIER GONZAGA


Litoral ganha acervo com mais de 3 mil títulos que ficará na Biblioteca Mário Lobo


A Sala de Arte “Antonio Temporão” será inaugurada em Paranaguá. A sala será instalada na Biblioteca Pública Municipal Mário Lobo (antiga Santa Casa) e a solenidade acontecerá na sexta-feira, dia 06, a partir das 19h30.

Mediante doação de um acervo bibliográfico de arte e tecnologia, a família de Antonio Temporão, em parceria com o Governo de Estado e Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura, disponibiliza a toda a população parnanguara e região mais de 3 mil títulos entre livros e periódicos para pesquisa, buscando fomentar, incentivar e difundir a arte.

Esse foi o desejo do autodidata Antonio Temporão que via nos livros e seus autores um aprimoramento do ser e do saber.

“Em parceria com a iniciativa privada, a cidade de Paranaguá e a administração do prefeito Edison Kersten, tem sido beneficiada com acervos literários muito bons”, destacou a presidente da Fundação, Maria Angélica Leomil. 

Ela faz referência às bibliotecas em escolas municipais que foram instaladas e cujo acervo foi garantido por empresas da cidade.

O evento contará com representantes do governo estadual, municipal, familiares do artista plástico homenageado, assim como de artistas locais e populares.

Feira do Meio Ambiente vai até domingo no Aeroparque



Foi aberta, na manhã desta quinta-feira (5), a IX º Semana do Meio Ambiente, no Aeroparque, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, elaborada pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), vai até domingo (8). Ao todo, são 40 estandes, distribuídos entre órgãos públicos e privados. 

Segundo o secretário da pasta, Antônio Ricardo dos Santos, a participação das empresas neste ano foi grande. “Cada vez mais as empresas estão interessadas no tema e tivemos uma procura grande, por parte de diversas empresas da cidade, para ter um estande na Feira”, disse. 
O secretário aproveitou para convidar a população a participar do evento. “Isso tudo está sendo montado para que a população venha conhecer o que as empresas estão fazendo em relação ao meio ambiente e para aprender, também, o que cada um pode fazer para melhorar a sua relação com o meio ambiente”, salientou. 

Após os discursos de abertura, crianças do CMEI Celina de Pina apresentaram-se dançando Fandango e os alunos da escola municipal em tempo integral Rosiclair da Silva Costa também apresentaram um número musical no palco. 

Serviços públicos disponíveis 

A Prefeitura se faz presente na Feira por meio de várias secretarias, que ofertam seus serviços mais próximos do público. É o caso da Semtra (Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego), onde o visitante poderá se cadastrar para o programa de estágio municipal, se inscrever em cursos do Pronatec ou do Bom Negócio Paraná (voltados à gestão e empreendedorismo). Ou, ainda, ter acesso imediato às vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador. 

A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) estará prestando informações de conscientização ambiental, além de realizar a doação de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. 

O trabalho de artesãos da cidade está exposto no estande da Provopar. Já no estande do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), a criançada participa de um divertido quiz envolvendo a educação no trânsito. 

Participaram da cerimônia de abertura vários secretários municipais, vereadores, representantes de ONGs e empresas da Feira e a população em geral. 


Fotos: Marcio Tibilletti. 


Programação da 9ª Semana do Meio Ambiente


Desde quinta-feira, dia 05, o Aeroparque está movimentado, com o início da 9ª Semana do Meio Ambiente. Várias atividades estão sendo realizadas pelas secretarias municipais e por empresas participantes do evento.

Durante toda a sexta-feira, 06, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, está realizando limpeza nas ilhas da cidade (encostas da Ilha dos Valadares, Ilha da Banana, Prainha, São Miguel e Ponta Oeste).

De acordo com o secretário da pasta, Antonio Ricardo dos Santos, esta ação é uma parceria entre o Município e o IAP.
As pessoas que fizeram suas inscrições podem participar a partir desta sexta-feira, da Oficina de Mini Jardins e Introdução a Jardinagem (parceria entre a Fundação Municipal de Turismo e o Sesc).

Durante todo o dia, os visitantes poderão conferir apresentações dos alunos da rede municipal de ensino, no período da tarde a apresentação do Mago das Bolhas e do Grupo de Fandango “Mestre Brasilio” da Ilha dos Valadares.

No sábado, a partir das 09h acontecerá p I Passeio de Caiaque/Standup e embarcações. A concentração será no Palco Tutóia, localizado na Praça de Eventos 29 de Julho.

Durante todo o dia acontecerão várias apresentações entre elas do Mago das Bolhas, apresentação de Karatê, dos Defensores da Natureza, do grupo de Rap Agente Livre, do Grupo de Teatro Very Good e do Grupo de Dança Pérolas de Curitiba, e no final do dia os grupos de dança da Unati – Universidade Aberta da Terceira Idade.

O grupo Seicho No Ie do Brasil fará uma limpeza na Praça dos Leões (ação ecológica). No domingo, dia 08, último dia da Semana do Meio Ambiente, acontecerão várias atividades.

No período da manhã, acontecerá Passeio Ciclístico, com saída da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA, no período da tarde terá apresentação do Grupo Abadá Capoeira, do Grupo de Dança Comunidade Axé de Curitiba, do Coral Municipal com a Maestrina Marília Cavallari e fechando o evento a entrega dos certificados e troféus para as empresas que participaram do evento.

Às 18h terá o show de encerramento com o cantor Aroldo Amer.


Foto: Márcio Tibilletti

terça-feira, 3 de junho de 2014

Para eles: jaqueta de couro



Uma peça “must have” para qualquer pessoa uma boa Jaqueta de Couro. Ela é uma peça atemporal e pode ser usada tanto de dia para ir ao trabalho ou também para a noite.
Com referência na música, cinema, arte, etc, não é de hoje que a Jaqueta de Couro Masculina é bastante usada.






Esmalte da semana: falta de ar, coleção Gio Antonelli para Hits Speciallitá

Para as esmaltadas e a pedido, segue o da semana.


Prefeito e superintendente do Porto discutem ações conjuntas


O prefeito Edison Kersten esteve reunido, na manhã desta terça-feira (3), com o superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Luis Henrique Dividino, para tratar de ações conjuntas entre a Prefeitura e o Porto. Os secretários municipais de Indústria e Comércio, Antônio Saad Gebran Sobrinho, e de Comunicação, Maurício Vitor Leone, e o presidente da Fumtur (Fundação Municipal de Turismo), Rafael Guttierres Júnior, acompanharam a reunião. 

A reunião tratou de vários assuntos, mas um dos principais foi a mudança na poligonal do Porto – as alterações decorrem de regulamentação do Governo Federal e, se não aplicadas até junho, podem emperrar diversos projetos futuros no porto de Paranaguá. 

Por parte do Porto, abriu-se a possibilidade de serem revertidas para o município as receitas advindas de multas ambientais aplicadas pelo Porto. Esse recurso seria usado exclusivamente para ações relativas à limpeza e pavimentação. 

Haverá reunião posterior entre os departamentos respectivos da Prefeitura e Appa. 


Foto: Ascom Appa. 


Hotel IBIS está sendo construído e deve ser aberto em 2016


O Hotel Ibis – bandeira da rede hoteleira Accor – abrirá as portas em Paranaguá no primeiro semestre de 2016, segundo a empresa Ibisa Hoteis, que administra o empreendimento. A construção do mais novo hotel da cidade já começou e homens e máquinas já trabalham no terreno localizado na Avenida Coronel José Lobo, na Costeira. 

O empreendimento terá 102 apartamentos e o valor investido beira os R$ 9 milhões. A construção foi aprovada pela Prefeitura, segundo informou a secretária de Urbanismo, Débora Temporão. 

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Saad Gebran Sobrinho, comemora o início da construção e comenta a importância de mais um grande empreendimento da cidade. 

“Paranaguá vive um bom momento para atração de investimentos e isso tem sido muito valorizado na gestão do prefeito Edison, com o intuito de trazer à nossa cidade empreendimentos que gerem emprego e renda por aqui”, comentou Gebran. 

O prefeito Edison Kersten também ressaltou o bom momento da cidade. "O início da construção é uma ótima notícia, por se tratar de um empreendimento que trará mais empregos e com alto padrão de qualidade. Paranaguá merecia uma investimento desse porte", disse. 

Rede Hoteleira 

Segundo a Fumtur (Fundação Municipal de Turismo), Paranaguá conta com 20 hotéis classificados. O número, quando se realiza eventos grandes na cidade, acaba ficando aquém da demanda e a chegada de um novo empreendimento na cidade pode aquecer o mercado.

(fonte Secom)

Show de Paula Fernandes está confirmado para o aniversário da cidade


O prefeito Edison Kersten, acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Guttierres Júnior, confirmou o show da cantora Paula Fernandes como a atração principal da noite de 28 de julho, véspera do aniversário de 366 anos de Paranaguá.

A notícia já movimentava as redes sociais na manhã desta segunda-feira (02), desde que o site oficial da cantora passou a exibir o nome da cidade na data de 28 de julho. 

O show, segundo adiantou Rafael Guttierres Júnior, será patrocinado pela iniciativa privada. 

Em breve, a Fumtur irá divulgar detalhes da programação completa do aniversário de Paranaguá. 

Fundação Getúlio Vargas inicia nova avaliação dos índices turísticos de Paranaguá

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014 em destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Por isso, o técnico da FGV, Marcelo Abreu, está em Paranaguá onde passará a semana para fazer um minucioso levantamento das condições atuais de Paranaguá.

O primeiro encontro aconteceu com o prefeito da cidade, Edison Kersten, nesta segunda-feira (02) quando o prefeito destacou vários projetos que a atual administração vai implantar. “Estamos viabilizando recursos para a criação de ostras dessa região”, adiantou o prefeito Edison. Além disso, ele falou sobre o projeto de incentivo de implantação de pousadas e cozinhas comunitárias nas regiões das ilhas e comunidades marítimas.

“A nossa preocupação é dar condições para os pescadores da Baía de Paranaguá”, garantiu o prefeito Edison Kersten.

É importante destacar que o Índice é do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional , executado pela Fundação Getúlio Vargas e é a primeira abordagem brasileira a medir a competitividade de destinos turísticos.

A metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução dos 65 destinos indutores a partir do entendimento de que a competitividade como a capacidade de um destino em gerar, de forma contínua e sustentável, negócios nas atividades do setor de turismo.

A partir dos resultados produzidos por este índice, gestores municipais, estaduais e nacionais possuem informações relevantes para o planejamento de seus investimentos no setor e gerenciamento dos recursos necessário para o desenvolvimento de vantagens competitivos do destino neste segmento.

O encontro foi acompanhado pelo presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierres Júnior e pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, assim como do Planejamento, Rita Abe e da Comunicação, Maurício Vitor Leone de Souza que repassaram várias informações da administração pública referente às suas áreas.

O técnico da FGV estará com secretários do Meio Ambiente, Planejamento, Fazenda, Assistência Social, Saúde, Obras, Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros setores.

Marcelo Abreu, da FGV, fica até o próximo dia 06 de junho em Paranaguá para proceder aos questionamentos. Um deles, e que deve pesar de forma positiva para que Paranaguá tenha um bom índice no resultado, é o Plano Municipal de Turismo que está sendo executado pela Fundação Municipal de Turismo com meta até 2020.



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Acessório para o inverno: gola de lã




Isso mesmo, o acessório, aposta muito usada no inverno do hemisfério norte, é uma gola separada feita para ser usada como cachecol, é só vestir a peça pela cabeça.
"As golas podem ser encontradas em vários tamanhos, as maiores e mais grossas são perfeitas para se esquentar nos dias bem fios. Na hora de combinar a dica é montar looks totalmente invernais, use, por exemplo, com casacos pesados, jeans e botas", explica a empresária Elenice Martins Krick.
Algumas sugestões da boutique EMK arte&arte que oferece em todas as texturas e cores para esse Inverno.


Serviço:
Alpha Mall - Loja 20 - Alphaville Graciosa
Telefone 35511435 
Horário de atendimento:
Terça a sexta das 12:00 às 19:00 horas
Sábado das 10:00 às 19:00 horas


Preços:
Gola de lã - R$ 40.00
Cachecol - R$ 50.00

A loja com Cheiro de Bom Gosto




Estudo final da entrada da cidade será apresentado no dia 9 de junho


O estudo final para a entrada da cidade será apresentado no dia 9 de junho pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).

A informação foi confirmada ao prefeito Edison Kersten, na última semana, que determinou a expedição de convites para vereadores, presidentes de Associações e outras entidades da cidade com o objetivo de que todos possam participar e opinar na reunião pública que será realizada no dia 9 de junho.

Neste dia, a partir das 15h, no Teatro Municipal Rachel Costa, o prefeito Edison Kersten, estará recebendo ministros, senadora e deputados, entre outras autoridades, para apresentação do estudo final para a entrada da cidade. A reunião pública será aberta a todos os interessados.

Na primeira reunião pública, realizada em dezembro de 2013, o prefeito aproveitou para reiterar a reivindicação sobre a construção de dois viadutos sobre a linha férrea em Paranaguá. “Acredito que será possível incluir estes dois viadutos no projeto da entrada da cidade”, adiantou o superintendente na ocasião. A notícia deixou o prefeito satisfeito. “Estamos trabalhando para viabilizar estes projetos como prioridade da nossa administração, porque entendemos que a mobilidade urbana em Paranaguá vai precisar de obras grandes de infraestrutura na malha viária da cidade”, destacou o prefeito Edison. Os viadutos solicitados são para a avenida Roque Vernalha e outro sobre a avenida Coronel Santa Ritta.

Quanto ao projeto da entrada da cidade, o superintendente do DNIT explicou que os recursos para a obra estariam determinados no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). “Objetivo é fazer o mais breve possível e sair do sacrifício que é a Avenida Ayrton Senna, que tem um tráfego intenso com veículos leves e pesados”, enfatizou.
(fonte Secom)


Curso gratuito de jardinagem acontecerá nos dias 5 e 6 de junho



Nesta semana você tem a oportunidade de participar de um curso gratuito de minijardins e jardinagem com o ‘Mago Jardineiro’, Ademar Brasileiro. Duas turmas serão formadas nesta parceria firmada entre a Fundação Municipal de Turismo da Prefeitura de Paranaguá e o Sesc da cidade, na Semana do Meio Ambiente.

As inscrições devem ser feitas no Sesc Paranaguá. Levando documentos pessoais e comprovante de residência, o interessado poderá escolher entre as turmas que serão formadas nos horários da manhã, das 9h às 13h ou da tarde, das 14h às 18h.

Dez funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estarão fazendo o curso.

A taxa de inscrição é de R$ 5 para comerciários e dependentes, e R$ 30 para demais usuários. São 30 vagas por turma.

No dia 6 de junho, alunos e professores farão uma revitalização em jardins e minijardins do Centro Histórico de Paranaguá, colocando em prática os ensinamentos apreendidos no dia anterior. Os participantes estarão atuando na Praça próximo à Igreja São Benedito e no canteiro na rua Conselheiro Sinimbu, perto da igreja.

Mais informações no Sesc Paranaguá, pelo telefone 3423-3200.
 (fonte Secom)

Meio Ambiente: 3.525 alunos da rede municipal de ensino têm aulas sobre sustentabilidade


Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Sesi, divulga o balanço do projeto Nosso Planeta, Nossa Casa que, durante o mês de maio, ofertou aulas de sustentabilidade a 3.525 alunos das 4ª e 5ª séries de 43 escolas da rede municipal de ensino. O projeto é desenvolvido pela instituição sem fins lucrativos Jr. Archievement. 

O programa Nosso Planeta, Nossa Casa foi desenvolvido dentro do ambiente escolar conscientizando os pequenos sobre a importância do meio ambiente e dos recursos naturais do Planeta. Os alunos receberam todo o material de apoio para trabalhar o tema e, em fevereiro, mais de 150 professores foram capacitados para lidar com a temática de maneira lúdica. 

Um Workshop vai marcar o encerramento do projeto. O evento – que traz o tema da sustentabilidade – será realizado no dia 9 de junho, no Colégio Estadual José Bonifácio, às 19h.
(fonte Secom)