sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coluna Vip em Foco na Folha do Litoral News

Sexta-feira na Folha do Litoral News, na coluna Vip em Foco, notícias sobre moda, entretenimento, sociedade, atualidades e agenda.



Deixa isso pra lá, Jair Rodrigues + Rappin Hood


Homenagem dessa sexta-feira! Descanse em paz, Jair Rodrigues!

"Deixa que digam, que pensem, que falem (...) 
Só vai no meu balanço quem tem carinho para dar!"

Prefeitura de Paranaguá vai iniciar pavimentação em alguns bairros



Visando oferecer mais qualidade de vida à população o prefeito Edison Kersten determinou recentemente a pavimentação de várias ruas de alguns bairros de Paranaguá. O trabalho para aplicação do asfalto deve começar em 10 dias, conforme a Secretaria Municipal de Obras Públicas. Nesta primeira etapa serão beneficiadas vias dos bairros Parque São João, Jardim Esperança e Parque Agari. 

“Os moradores não vão mais precisar pisar na lama para sair de casa. É mais dignidade às pessoas desses bairros. A Prefeitura está fazendo a sua parte. Temos a consciência de que muito mais precisamos fazer também em outros bairros e estamos trabalhando para isso”, afirmou o prefeito Edison, que recentemente visitou os bairros que serão beneficiados com a intenção de definir as vias que serão contempladas. 

A primeira rua que será pavimentada é a Regina de Felix, no Parque São João. O trabalho de preparação para colocação do asfalto novo está sendo realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas nesta semana. “Hoje, nossa equipe está preparando a base para que seja colocado o pavimento novo. A expectativa é começar o trabalho em 10 dias”, declarou o prefeito Edison. 

O Parque São João será contemplado ainda com a pavimentação da rua Manoel Jordão Cavalheiro, totalizando 1 quilômetro de extensão de asfalto, numa largura de 8 metros. O Parque Agari também está na lista de bairros que receberão pavimentação. A rua Londres será contemplada com 500 metros de extensão, também com 8 metros de largura.

Já o bairro Jardim Esperança será o maior contemplado. Serão cinco quadras da rua Jaçanã, duas da Perdizes, três da Cisnes, quatro da Flamingos e uma da Gansos. Serão aplicados 1,5 quilômetro de asfalto, numa largura de oito metros. A prioridade para a pavimentação é para os acessos de ônibus. 

OUTROS TRABALHOS

As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas também estão realizando trabalho de operação tapa-buracos nos bairros de Paranaguá. Nesta quarta-feira a Vila São Vicente foi beneficiada. Na região das colônias estão sendo feitas melhorias também, atendendo solicitação dos moradores. 

(fonte Secom)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dia das Mães: dicas de presentes


Chegando mais uma data comemorativa e nosso comércio do litoral e capital, colocam em suas vitrines algumas lindas sugestões de como presentear uma das pessoas mais importantes de nossas vidas, às mães.

Em Pinhais, minha dica é ir na EMK arte & arte no Alpha Mall, um lugar especial e que você não consegue sair de lá sem uma lembrança ou um lindo presente. Diversas opções em acessórios, objetos de decoração, artesanato, ah e um cheiro inesquecível. Como diz no slogan da EMK, a loja do bom gosto.


EMK arte & arte 

Horário de atendimento:
Terça a Sexta-feira - das 12:00 às 18:00 horas
Sábado - das 10:00 às 18:00 horas
Loja 20 no Alpha Mall





DICA: como remover cola de potes de vidro!

Em tempo de sustentabilidade, vamos algumas dicas de reuso criativo com reaproveitamento de diversos materiais.

No caso de potes de vidro, antes de executar qualquer técnica e trabalho artesanal, é preciso limpar o recipiente. Neste caso, tenho uma dica sensacional para deixar seu vidro limpinho e lisinho.


Semma começa a notificar quem joga entulho em vias públicas


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) começou, na tarde desta terça-feira (6), a notificar os proprietários de terrenos que despejem entulho em vias públicas, numa ação integrada que envolve, ainda, a Guarda Ambiental e a Secretaria de Urbanismo. A ação é uma medida emergencial determinada pelo prefeito Edison Kersten para contribuir com as medidas adotadas para solucionar o problema da coleta de lixo e entulho da cidade. 

Na tarde de hoje, foi notificado o responsável pelo terreno na esquina das ruas Maneco Viana com Samuel Pires de Melo, no bairro Eldorado. 
Surpreendido, o responsável disse que desconhecia que estava errado. “Fizemos uma limpeza no terreno no sábado e joguei na rua porque vejo vizinhos jogando também”, afirmou Getúlio Pirelli Ferreira. 

É essa conscientização e participação da população que o secretário de Meio Ambiente, Antônio Ricardo dos Santos, está buscando com a ação de fiscalização. “A população é parte muito importante deste processo, seja denunciando quem joga lixo nas vias e, também, evitando fazer o mesmo, mudando uma prática”, salientou o secretário, que informou: “O prefeito Edison determinou que fossem envidados todos os esforços para a regularização do problema. Para tanto, determinou o trabalho integrado das secretarias e medidas de execução de contrato da prestadora de serviço afim de que tenhamos material e equipamentos suficientes para a coleta. Essa ação que iniciamos hoje também é parte da solução”. 

Desconto no IPTU 

Fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo estão acompanhando a ação. O objetivo é fazer valer a Lei Complementar 68/2007, que estabelece a obrigação, por parte do proprietário, da construção de muros e calçamento em terrenos vagos. O caso verificado hoje estava descumprindo a lei e o responsável foi notificado para que construa o muro e faça as calçadas em até 15 dias, sob pena de ser multado pela Prefeitura. 

Se, por um lado, a lei pune, por outro oferece alguns benefícios, como explica a secretária de Urbanismo, Débora Temporão Ramos. “Caso o proprietário realize essas melhoras, recebe descontos no IPTU. Também vale ressaltar que é uma proteção, evitando que sua propriedade seja invadida ou se torne uma espécie de lixão do bairro”, explica. 

Telefone 

Denúncias e solicitação de informações sobre questões de recolhimento de entulhos e lixo domiciliar podem ser feitas por meio do número 156. 
Em breve, uma central do 156 será instalada no Terminal Urbano de Paranaguá, local de fácil acesso e de grande fluxo de munícipes. 

Outros locais 
Ainda na manhã desta terça, foi feita a retirada de entulhos da Estrada Velha dos Correios, no bairro Serraria do Rocha. 
(fonte Secom)

‘Feira da Lua’ leva centenas de pessoas à Praça dos Leões e se consolida no calendário local


Na noite de terça-feira (6), centenas de parnanguaras circulavam, entre barracas com opções gastronômicas e de artesanato, pela Praça dos Leões em mais um dia de Feira da Lua, evento promovido pela Prefeitura de Paranaguá e que caiu no gosto da população e se consolidou no calendário local. 

“Estou muito feliz em ver o espaço cheio. Recebemos, inclusive, solicitação para ampliarmos o número de barracas, porque já se sente essa necessidade”, afirmou o prefeito Edison Kersten, que esteve na Praça na noite de ontem. 

Realizada toda noite de terça-feira desde o início de fevereiro, a Feira da Lua foi instituída por ordem do prefeito Edison, após a constatação do sucesso da programação natalina da Fundação de Cultura.

“A Praça dos Leões esteve abandonada, degradada, servindo pouco aos parnanguaras. As feiras promovem um novo movimento no local”, concluiu o prefeito. 

A Feira da Lua conta com barracas com opções variadas de pratos e produtos das colônias agrícolas da cidade. As mais disputadas são as barracas de pastel e sucos naturais, mas há opções ‘gourmet’, como cerveja artesanal, comida japonesa e árabe, ou bolinho de bacalhau, por exemplo. 

Ilha dos Valadares 

O prefeito Edison Kersten adiantou, durante a visita de ontem, que está estudando levar uma versão da Feira para a Ilha dos Valadares “pelo potencial turístico da Ilha. A própria travessia da Passarela, quando se olha a beleza do casario histórico de Paranaguá, já é um atrativo para os turistas e moradores”, explica. 

Outras feiras 

Atualmente, Paranaguá tem várias feiras promovidas pela Prefeitura. Às terças-feiras é dia de Feira da Lua, que movimenta a Praça dos Leões sempre a partir das 17hrs. 

Às quartas-feiras, das 9 às 15h, é dia de feira na Ilha do Mel, em Nova Brasília e Encantadas. 

Nas sextas-feiras, o Festival Rural traz uma variada opção de produtos para quem passa pela praça Fernando Amaro. 

Aos sábados acontece a Feirinha da Catedral, nos fundos da igreja Matriz, no Cento Histórico, das 7 às 12h. 

No mesmo horário, no domingo acontece a Feira dos Produtores, na Vila dos Comerciários, próximo ao Corpo de Bombeiros, no Conjunto Nilson Neves.
(fonte Secom)

Defesa Civil promove curso para voluntários


A Comdec (Coordenadoria da Defesa Civil) de Paranaguá realizou o curso de Busca e Resgate em Selva a voluntários interessados em atuar nas próximas ações da Defesa Civil municipal. O treinamento é fruto de uma parceria entre a Semseg (Secretaria Municipal de Segurança) e o Exército Brasileiro e o curso aconteceu no Campo de Treinamento do 20º Batalhão de Infantaria Blindada, em Curitiba. Participaram 25 alunos, sendo metade servidores do município e metade membros da população civil. 

Na pauta do curso, estavam os seguintes tópicos: Palestra sobre animais peçonhentos, perigosos e venenosos; primeiros socorros e imobilização e transporte de vítimas; Treinamento em tecnologia primitiva e técnicas de provisão de fogo, água e abricó com meios de fortuna; Prática de confecção de armadilhas; Preparo de alimentos de origem animal e vegetal; Treinamento com cordas, nós, laços e amarrações; Treinamento de transposição de obstáculos; Orientação com e sem instrumentos e navegação diurna e noturna; Como arrumar a mochila e o kit de sobrevivência e primeiros socorros. 

O secretário municipal de segurança, Cícero Alves Fernandes, que é também coordenador geral da Defesa Civil de Paranaguá, ressalta o investimento na capacitação do homem de segurança. “Uma das diretrizes da administração do prefeito Edison Kersten é o investimento maciço em segurança pública, seja na aquisição de novos equipamentos, seja na capacitação do agente de segurança”, disse o secretário. 

“Faço um convite para que a população participe de tais cursos, pois, em casos de tragédia, a participação popular é essencial no processo de solução”, concluiu. (fonte: Secom)

Cursos do Pronatec para o mês de maio


A administração de Paranaguá, seguindo as diretrizes do prefeito Edison Kersten, continua ofertando cursos de qualificação técnica e profissional. A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semtra) informa que estão abertas as inscrições para os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que iniciam neste mês. Há opções de qualificação nos turnos manhã e tarde, para diversas faixas etárias e voltados a várias áreas. 

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o IFPR (Instituto Federal do Paraná) e o Senai (são parceiros da Semtra na iniciativa.

Os candidatos devem comparecer à sede da Semtra (avenida Coronel José Lobo, 223, Costeira) munidos dos seguintes documentos: cópia do RG, CPF, foto 3x4, Certidão de Casamento ou Nascimento, Comprovante de Residência, Declaração ou Histórico Escolar, Carteira de Reservista (caso dos homens maiores de 18 anos), número do NIS ou PIS (se tiver empregado). No caso de menor de idade, levar cópia do CPF do responsável.


Lista dos cursos disponíveis: 

Curso: Auxiliar de Cozinha 
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Tarde
Inicio: 2ª quinzena de abril de 2014
Carga Horária: 220 Horas
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 Anos
P.S.: O curso será realizado na Igreja Batista da Vila Guarani
Os alunos deverão levar a Carteira de Vacinação no ato da confirmação de matrícula, para confirmação das vacinas de Hepatite e Antitetânica.

Curso: Camareira 
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Tarde
Inicio: 13 de maio de 2014
Término: 01 de agosto de 2014
Carga Horária: 220 Horas.
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 anos

Curso: Auxiliar de Comércio Exterior
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 180 Horas
Inicio: 2ª quinzena de maio
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo
Idade Mínima: 16 anos

Curso: Recepcionista em Meios de Hospedagem
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 180 Horas
Inicio: 13 de maio de 2014
Término: 21 de julho de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Idade Mínima: 16 anos

Curso: Cuidador de Idosos
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 204 Horas
Inicio: 2ª quinzena de maio
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 anos

Curso: Vendedor
Entidade Parceira: SENAC
Turno: Manhã
Carga Horária: 180 Horas
Inicio: 2ª quinzena de maio
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 16 anos

Curso: Eletricista Industrial
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Tarde
Carga Horária: 200 Horas
Inicio: 26 de maio de 2014
Término: 11 de agosto de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 18 anos

Curso: Eletricista Industrial 
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Manhã
Carga Horária: 200 Horas
Inicio: 26 de maio de 2014
Término: 11 de agosto de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 18 anos

Curso: Soldador no Processo TIG em Aço 
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Tarde
Carga Horária: 160 Horas
Inicio: 12 de maio de 2014
Término: 11 de Julho de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 16 anos

Curso: Soldador no Processo TIG em Aço 
Entidade Parceira: SENAI
Turno: Manhã
Carga Horária: 160 Horas
Inicio: 12 de maio de 2014
Término: 11 de Julho de 2014
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Idade Mínima: 16 anos

Curso: Programador Web
Entidade Parceira: IFPR
Turno: Tarde
Carga Horária: 200 Horas
Inicio:2ª quinzena de abril
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Idade Mínima: 16 anos

domingo, 4 de maio de 2014

Tendência masculina: Ternos SLIM FIT

Esse post é em especial ao meus leitores masculinos. Tendência nos tradicionais ternos, agora é o corte slim, mais ajustado. O visual fica mais “moderno” e mantém a formalidade que a ocasião exige.



Algumas dicas para usar o TERNO SLIM FIT
- Respeitem as medidas, o terno Slim não pode estar pequeno em seu corpo, ele só é mais ajustado
- Para os mais gordinhos, ele pode ser um vilão, nesse caso, se você está bastante acima do peso, use o paletó mais acinturado e a calça sem sobras de tecido
- Camisas e Gravatas Slim Fit são legais e adequadas para usar com este modelo de terno. Fico super bonito e elegante!


Homens, vamos apostar mais nos ternos SLIM FIT? Tenho certeza que irão gostar do resultado.



Saúde: Alimentos anti-inflamatórios


Já sabemos que a boa alimentação é indispensável no tratamento de várias doenças. Por isso, adoro compartilhar aqui dicas de como melhorar nosso hábito alimentar e, consequentemente, melhorar nossa saúde.

Conheça os alimentos anti-inflamatórios?


Inauguração da nova sede do IML


Com 415 m, foram investidos R$ 1,2 milhão na obra de reforma e ampliação do IML e mais 300 mil em equipamentos. O novo IML tem salas de radiologia, necropsia, câmaras frias e alojamentos, além de dois consultórios para exame de lesão corporal e ginecologia. Toda a estrutura dobrou em relação à antiga sede, além da chegada de novos equipamentos. 

Até então, os serviços do IML e os do Instituto de Criminalística eram prestados na mesma estrutura. Com a nova sede do IML há melhoria nos serviços de ambos os institutos. 


O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, participou, juntamente com o Governador Beto Richa, da entrega da nova sede do IML (Instituto Médico Legal) de Paranaguá, que atenderá também aos outros seis municípios do litoral do Estado. Durante a solenidade, o prefeito salientou os benefícios à população.

“Reestruturada, a sede oferece melhores condições de trabalho aos profissionais e melhor atendimento à população, especialmente àqueles que já procuram o IML em uma situação de fragilidade emocional, de abalo mesmo. Sem falar no melhor atendimento que poderá ser ofertado às vítimas de crimes que precisem realizar o exame de Corpo de Delito”, disse o prefeito. (fonte Secom)



Secretaria do Meio Ambiente verifica despejo irregular de resíduos


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem trabalhado para regularizar a coleta de lixo, além de fiscalizar situações irregulares.

Uma destas situações foi encontrada na rotatória do KM 05, quando foi observado que a empresa responsável pela manutenção e limpeza da via, efetuou despejo irregular de resíduos às margens da via que é a Avenida Ayrton Senna.

A equipe de fiscalização efetuou a autuação e um procedimento administrativo também será iniciado em que fica assegurada a defesa que pode resultar na aplicação de multa à empresa.

Além disso houve encaminhamento da situação aos órgãos competentes, a fim de verificar a ocorrência de crime ambiental e conseqüentes providências.

“Todos querem uma cidade mais limpa e mais bonita. Nós vamos fazer a nossa parte”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente Ricardo. “Foi o que o prefeito Edison Kersten determinou e é o que toda equipe está empenhada em fazer para que toda a população possa perceber uma cidade mais limpa em breve, mas é preciso a colaboração de todo o povo”, completou o secretário Ricardo. 
(fonte Secom)




Inscrições abertas para oficinas gratuitas de Fandango


Dança típica da cultura do litoral do Paraná, o Fandango precisa chegar aos mais jovens e, assim, se perpetuar nos tablados do Estado. Para contribuir com esse objetivo, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), está ofertando oficinas de Fandango, com o objetivo de estimular jovens componentes dos grupos já existentes e também de despertar o interesse dos demais por essa manifestação cultural. 

São oficias de viola, rabeca e adufo, além de oficinas específicas para a dança, que ensina as marcas e batidas do Fandango. 

As oficinas são inteiramente gratuitas e os interessados podem se inscrever na sede da Fumcul, na Casa Cecy, no Centro Histórico de Paranaguá. 

Mais informações no telefone 41- 3420-2933/ 3420-2036.

Orientadores das Oficinas de Fandango: Horário das oficinas das 13h às 17h.

Viola: Mestre Brasílio – às segundas-feiras.

Rabeca: José Martins (Zeca Martins) – às terças-feiras.

Adufo: Manoel Fernandes (Maneco) – às quartas-feiras.

Marcas ou batidas: Edmundo Andruchewicz Costa – às quintas-feiras. 

(fonte Secom)

Show nacional de Jeann & Jullio encerra festividades de 1º de maio


As comemorações do Dia do Trabalhador em Paranaguá encerraram-se com o show nacional da dupla Jeann & Julio, que entoou sucessos do sertanejo universitário para uma praça 29 de Julho lotada. A apresentação começou às 22h, logo após o término dos sorteios dos prêmios regionais e locais. ´

“É um prazer estar em Paranaguá e cantar para todas as essas pessoas. Agradeço a todos os organizadores do evento, em especial ao prefeito Edison Kersten”, disse Jeann, ao lado do companheiro de trabalho minutos antes de entrar no palco. 

O prefeito Edison Kersten fez um balanço do dia. “Foi um dia de muita festa, com milhares de pessoas na praça. Estive aqui desde cedo e pude ver que o público prestigiou a culinária disponível nas barracas com produtos locais, o artesanato e também os diversos serviços que nossas secretarias trouxeram para esta festa”, disse. 

“Temos nos empenhado para valorizar cada vez mais todos os trabalhadores parnanguaras e especialmente os servidores da nossa Prefeitura que, junto comigo, estão lutando para trazer essas transformações que Paranaguá merece”, concluiu. (fonte Secom)



Resultado da Corrida de 1º de maio


Como parte das comemorações do Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), promoveu, na manhã de 1º de Maio, a Corrida do Trabalhador, modalidade de corrida de rua voltada para atletas profissionais e amadores. 
Mais de 150 competidores participaram da prova, que era dividida em dois percursos: 5 km ou 10 km. 

No percurso de 5 km, as cinco primeiras colocadas no geral feminino foram: Jaqueline Tadokoro (21’55’’), Sonia Borges Gutierrez (23’36”), Marcia de Fátima Oliveira (24’59’’), Melissa de Camos Bottan (25’). No percurso de 10 km, as mais rápidas foram: Eliete Tabosa de Lima (46’27’’), Daniela Cristina Kleinhans (48’17’’), Lenir Alexandre Rita (46’54’’), Hilda da Silva (1h01’42’’), Heloísa Bonini de Barros Bernardido (1h02’48’’). 

Entre os homens, no percurso mais curso os mais velozes foram: Luan Felipe Alves de Araújo (18’11’’), Laudemir Drawanz Ranson (18’26’’), Laurenir de Pontes (18’47’’), Edilson Guilherme Keretch (19’12’’), Ruan Rafael dos Santos Alves (19’12’’). 

Correndo os 10km, os mais rápidos foram: Frederico Gabriel de Barros Bernardino (28’52’’), Haroldo de Souza (36’03’’), Paulo de Oliveira Rosa (36’05’’), Marlon Vieira Albrecht (36’57’’), Sérgio Renato Diniz (38’34’’). 

Histórico 

Desde o ano passado, a Fundesportes tem resgatado a prática das corridas de rua da cidade, que estavam paralisadas. O presidente da Fundesportes, Darlan Janes Macedo Silva, salienta que várias edições já foram realizadas desde 2013. “Queremos estimular essa prática saudável e ofertar para a população mais uma modalidade de atividade esportiva”, disse. A retomada das corridas de rua tem a aprovação do prefeito Edison Kersten. Somente no ano passado, a Fundesportes, via lei de incentivo ao esporte, investiu R$ 1,3 milhão em projetos esportivos na cidade. 

Para ver o resultado completo da corrida, acesso o seguinte endereço: http://www.chiptiming.com.br/resultados/corrida1demaio