quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Eleições 2014: Câmara libera internet na pré-campanha



Quase despercebida, mas saibam que a Câmara dos Deputados aprovou projeto da lei da minirreforma eleitoral (PL 6397/13). As medidas dá igualdade de competição para quem está de fora do parlamento, destaque sobre a limitação de propaganda em via pública e a proibição em bens privados.
Outra novidade é que o texto aprovado libera a pré-campanha na internet e nos demais meios de comunicação ao permitir a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, com exposição de plataformas e projetos políticos.
Assim como nas eleições 2012, as redes sociais serão fundamentais no planejamento das campanhas eleitorais de 2014, haja vista a quantidade de restrições impostas a outras formas de propaganda (faixas, cavaletes, bonecos, placas, etc.).
A minirreforma eleitoral promove uma série de alterações na legislação como a limitação de propaganda em bens particulares, fixa tetos para gastos com alimentação e aluguel de carros para campanhas, além de alterar normas para a propaganda na TV e na internet e simplificar a prestação de contas dos partidos políticos.

Paranaguá faz bonito na V Etapa do Paranaense de Jiu-Jitsu


O Mestre Jaci Ricardo da Passos Brazilian Jiu-Jitsu, que representa a Rilion Gracie em Paranaguá, garantiu excelente resultado e classificação na V Etapa do Paranaense de Jiu-Jitsu que aconteceu em Curitiba, na Universidade Positivo. A equipe contou com 6 atletas e trouxeram para a cidade 8 medalhas. Parabéns aos nossos representantes no Jiu-Jitsu.
Confira resultado do campeonato:


Faixa Roxa =========== Heber Tiago A. Pinheiro - Primeiro lugar na categoria PESADÍSSIMO (Bi-campeão) Mario Rogerio Dos Santos - Terceiro lugar na categoria MEIO PESADO
=========== Faixa Azul =========== Netto Victal - Segundo lugar na categoria PESADO Izaias Floriano - Terceiro lugar na categoria MEDIO e Terceiro lugar no ABSOLUTO
============ Faixa Branca ============ João Augusto de Lima - Primeiro lugar na categoria PLUMA (Bi-Campeão) Matheus Souza - Terceiro lugar na categoria MEIO PESADO e Terceiro lugar no ABSOLUTO

Sábado tem Feira do Conhecimento no Leão XIII


Nesse sábado, das 10:00 às 12:00 horas, o Colégio Diocesano Leão XIII promove a Feira do Conhecimento com o tema: O futuro é feito de escolhas - descubra o seu talento e escolha o seu caminho.
Evento é aberto para a comunidade.

Make up: festa

A pedidos uma sugestão de make up para uma ocasião especial, formatura, casamento, festa ou até mesmo uma balada.



Em novembro tem Fórum de Políticas Públicas para a Juventude


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal da Juventude, promovem, no dia 13 de novembro, o Fórum de Políticas Públicas para Juventude. A reunião acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Paranaguá a partir das 13h.

O objetivo do Fórum é possibilitar a participação juvenil na delimitação de políticas públicas voltadas aos próprios jovens. A intenção é que o Fórum debata temas de profunda relevância para essa parcela da população.

“Queremos que o jovem seja protagonista do processo e que venha debater propostas para a juventude da cidade”, afirma Neuza Mary Machado, secretária de Assistência Social.

Os interessados devem confirmar a presença no telefone 3420-6028, com Vanessa. 

Câmeras de vigilância serão instaladas em Escolas Municipais


A segurança pública é um dos clamores da sociedade civil organizada, mas cada poder, seja municipal, estadual ou federal, tem suas responsabilidades. O policiamento ostensivo, por exemplo, é uma responsabilidade da Polícia Militar, corporação do Estado.

Já a responsabilidade sobre o patrimônio público cabe a cada município. Em Paranaguá, a Prefeitura vem fazendo o dever de casa. Para dar mais segurança a pais, professores e alunos, já está em estudo e fase de conclusão o projeto que vai garantir um monitoramento com câmeras constante nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil de toda a cidade.

A discussão sobre o tema começou na Ilha dos Valadares. O vereador Jacizinho reuniu a comunidade para debater sobre a segurança nas escolas e está dando prosseguimento para discutir sobre soluções de ações que reduzam a criminalidade no entorno destes espaços. 

Buscando ajuda do Poder público, encontrou no secretário de Segurança Pública, Cícero Fernandes, e no secretário de Educação, Pedro William Mattar Cecy, o apoio necessário para dar os primeiros passos.

Com o aval do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, não serão só as escolas e creches da Ilha dos Valadares, mas de toda a cidade que estarão atendidas com câmeras de vigilância para ampliar a segurança na cidade. “A ideia é boa e devemos ampliar para toda a cidade. Dessa maneira vamos garantir mais segurança para milhares de pais e mães, vovós e vovôs, além dos próprios professores, coordenadores e estagiários que trabalham nas escolas e centros municipais. E vamos trabalhar para que em 2014, nossas crianças estejam mais protegidas”, garantiu o prefeito Edison ao vereador Jacizinho durante encontro realizado no gabinete do próprio prefeito.

Projeto
A Prefeitura de Paranaguá possui uma central de monitoramento e o secretário de Segurança informou que já foi iniciado um processo de licitação para compra de câmeras para cinco novos locais da cidade, que são o Santuário do Rocio, Aeroparque, Passarela da Ilha dos Valadares, Praça 29 de Julho e Prefeitura de Paranaguá, que vai abranger ainda a Praça dos Leões. Este processo já começou com recursos da própria Secretaria. 

Os guardas municipais farão treinamento e o controle da central de monitoramento.

Na sequência, a Secretaria de Educação, fará processo licitatório para a compra das câmeras para as escolas e centros municipais.

“Vamos usar os recursos da tecnologia a favor da população”, reforçou Cícero Fernandes. Ele explica que a Guarda Municipal poderá ser acionada, assim como a Polícia Militar, por meio das câmeras de segurança instaladas nos próprios públicos. “Se houver um arrombamento e a viatura não chegar a tempo, nós teremos a imagem da pessoa gravada nas câmeras de segurança”, lembrou Fernandes.

O sistema vai funcionar como um fator inibidor. Para o vereador Jacizinho a idéia de estender para as demais escolas da cidade é excelente. “Nós temos esse canal de comunicação com a atual administração e estamos buscando manter esses contatos com o objetivo de atender a população de Paranaguá”, explicou o vereador Jacizinho.

O processo da compra dos equipamentos pela Educação está na etapa de orçamento.
(fonte Secretaria de Comunicação Social)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Posse Responsável: Cães e gatos da Ilha dos Valadares foram vacinados


A Ilha dos Valadares em Paranaguá, realizou a ação de vacinação da raiva em cães e gatos.

A ação foi uma iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Universidade Evangélica do Paraná. O secretário do Meio Ambiente, Marcelo Elias Roque, parabenizou a Polícia Militar pela ação e lembrou que a própria Secretaria conta com uma médica veterinária que vem fazendo atendimentos e trabalho constante no setor. “A partir do mês que vem, estaremos fazendo um censo, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, para saber qual o número de cães na Ilha dos Valadares para traçarmos ações de trabalho neste sentido”, informou.

O capitão Márcio da Cruz lembrou que a iniciativa é uma forma de prevenção da doença em seres humanos e é um trabalho comunitário da Polícia Militar do Paraná.

Prefeito defende investimento no Porto, mas com atenção especial à infraestrutura


O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, participou, da Audiência Pública nº 07 sobre os processos licitatórios dos arrendamentos do Porto de Paranaguá, promovida pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Durante a reunião, que aconteceu no Cine-Teatro Municipal Professora Rachel Pereira Costa e reuniu mais de 600 pessoas, o prefeito Edison, dirigindo-se ao Ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, pediu empenho da autoridade, junto ao Governo Federal, para minimizar aquele que é um dos principais impactos do Porto sobre a cidade: o congestionamento na entrada do município.

“Estamos numa situação caótica a nível de mobilidade urbana. Temos que pensar na nossa comunidade. Estive conversando em Brasília e solicitei, em caráter emergencial, como prioridade, que se fizesse um estudo para a entrada da nossa cidade. Sabedores da necessidade, os ministros que me receberam foram bastante solícitos. Quero pedir, por parte do ministro, também um esforço para minimizar essa situação”, disse, explicando que os projetos de ampliação da capacidade do Porto trazem desafios para a já comprometida malha viária de Paranaguá.

O prefeito fez questão de ressaltar o apoio irrestrito ao crescimento do porto, desde que seguindo o modelo consolidado no PDZPO (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Paranaguá), elaborado pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

“É inquestionável que chegou o momento de fazermos uma reorganização da área portuária. Mas isso tem que ser feito de acordo com um documento que foi redigido e aprovado por toda a comunidade portuária, das associações de produtores aos sindicatos”, disse.

“Aqui circula muito dinheiro, mas pouco fica em Paranaguá. Esse é o grande fator que temos que resgatar para os parnanguaras. É o momento que temos para aumentar a capacidade do Porto, aumentando a arrecadação, melhorando a mão de obra e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, finalizou.

Toda a comunidade portuária da cidade deu sinais de descontentamento com o Plano apresentado até agora pelo Governo Federal. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que as manifestações da comunidade convergem com o posicionamento do Governo de Estado. "Saio satisfeito daqui hoje porque as manifestações que ouvimos nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. A comunidade portuária compactua do nosso posicionamento. O plano do Governo Federal apresenta muitas inconsistências”, diz.

O ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, participou da audiência. “Minha presença aqui também tem o objetivo de perceber os sentimentos locais em relação a uma proposta que deve ser submetida à discussão, buscando a convergência de interesses e a construção de um consenso”, completou.

Segundo o ministro, os órgãos federais envolvidos nas licitações portuárias têm recebido inúmeras sugestões, que estão sendo contempladas na proposta final encaminhada ao Tribunal de Contas da União. ”Por orientação da Presidenta Dilma, precisamos ir a fundo em todas as contribuições e criticar o que temos desenvolvido para chegar a uma proposta final adequada”, diz Silveira.

O diretor da Antaq, Mario Povia, disse que o Governo Federal entende a importância e legitimidade do PDZPO e que as eventuais divergências apontadas pelo CAP (Conselho de Autoridade Portuária) serão analisadas e, na medida do possível, ajustadas.

O superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, disse que, neste momento, está sendo cumprido um rito formal.

"Paralelamente a isso, estamos conversando. Se vamos ter sucesso ou não, ainda não se sabe. Mas no próximo dia 5 já temos uma reunião marcada para verificar o que será levado em conta ou não no projeto. Mas o que merece ser destacado é que pela primeira vez temos uma unidade nas discussões e isso só foi conseguido com muita conversa e debate", afirmou Dividino.

Todos os interessados em contribuir para o processo devem postar suas discussões no site da Antaq até o dia 25. O passo a passo é o seguinte:

Acessar o site da Antaq: http://www.antaq.gov.br/Portal/default.asp?
No menu à esquerda, procurar por Audiências Públicas.
Depois, na lista que aparecerá, escolher a Audiência de número 6.
Nos menus superiores, deve-se clicar em “Contribuições”. 

Natal em Paranaguá: Fumcul e Secretaria da Indústria e Comércio preparam ação conjunta


Tendo em vista a proximidade das festas natalinas – e o incremento e importância delas para o comércio da cidade – o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Eduardo Ferreira Nascimento, reuniu-se, com o secretário municipal da Indústria e Comércio, Antônio Saad Gebran Sobrinho, para discutir ações conjuntas entre a Fundação e o empresariado local nas festas de final de ano. 

Na avaliação do secretário de Indústria e Comércio, as áreas terão de conversar e atuar conjuntamente em prol do comércio da cidade. “Vamos trabalhar no sentido de discutir ações, junto aos empresários, que possam ser feitas para tornar o centro e o comércio local atraentes para os parnaguaras e também para os turistas que passarem pela cidade nesta época”, disse. 

Na próxima terça-feira, 29, está agendada uma nova reunião, desta feita com participantes da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá) para definir as ações práticas que serão tomadas. 

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), a participação dos empresários locais é essencial no processo. “Estamos programando várias atividades natalinas para a cidade. Todas diferentes e com potencial para atrair visitantes, parnanguaras ou não. E o comércio, se estiver bem decorado e preparado para recebê-los, pode ter um incremento importante nas vendas”, salientou, explicando que pretende decorar algumas ruas da cidade com a ajuda dos empresários.
 

Outros temas 

Durante a reunião, as duas secretarias também trataram de outras ações conjuntas entre o empresariado local e a área da Cultura. Uma delas diz respeito a uma discussão com entidades como o Sebrae-PR para qualificar os artesãos locais, além de um projeto da Fumcul que pretende ocupar a Praça 29 de Julho todos os finais de semana, com espaços apropriados para a apreciação de comidas típicas do litoral, o que pode representar um incremento de renda e uma oportunidade de negócio aos empreendedores da cidade.





Programação da Biblioteca Mario Lobo


Arte  e cultura de qualidade os moradores do litoral podem encontrar na Biblioteca Mario Lobo, com um programação diversificada, confira:
Amanhã, dia 24, a partir das 19h com “Escritora na Biblioteca”, para os adultos.
Na sexta-feira dia 25, os pais podem levar seus filhos até a Biblioteca. A partir das 10h terá teatro de bonecos e a partir das 15h contação de histórias. 
No sábado, dia 26, a partir das 10h acontece novamente contação de histórias para as crianças. No mesmo dia, às 9h e às 12h acontece Oficina de Encadernação. Vale destacar que todos os eventos de sexta e sábado são idade livre.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quer aprender a fazer panetone e guirlanda?


O Programa do Voluntariado Paranaense – Provopar Paranaguá sempre está promovendo cursos para ajudar a população parnanguara aumentar a renda familiar.

Para auxiliar os cidadãos que querem aumentar a renda durante as festas natalinas a equipe do Provopar irá promover o curso de panetone trufado e de guirlandas de natal.

Para o curso de panetone trufado, que inicia no dia 29 deste mês o Provopar está ofertando 10 vagas e para o de guirlandas que tem início em 09 de novembro 15 vagas, este curso faz parte da programação do Ônibus Oficina que pode ir até os bairros de Paranaguá.

Mais informações sobre a programação de cursos deste ano podem ser obtidas através do telefone 3420-2909.



Exposição na Biblioteca Mario Lobo


Um pouco de arte nessa terça-feira.
A exposição Parnanguarizando: a cidade em lentes e versos”, interação entre fotografias e poesias impressas em tecido que retratam a cidade de Paranaguá em diferentes ângulos e momentos, está aberta ao público na Biblioteca Pública Estadual Mario Lobo
As imagens são de autoria do fotógrafo André Alexandre, enquanto os versos que as acompanham são do jornalista Paulo Ras. 
Dentre as imagens, destaques para o casario do Centro Histórico e as centenárias igrejas do município. Paisagens ao amanhecer e entardecer também foram alguns temas recorrentes. 

Quinta-feira tem festa literária


Na quinta-feira, dia 24, a partir das 14h a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral – Semedi realizará Feira Literária. O evento que conta com a parceria dos voluntários do Programa Comunidade Educativa da Fundação Bunge será realizado no Grêmio Recreativo José Vicente Elias.

Durante o evento serão realizadas oficinas de leitura, contação de histórias, dramatização teatros, cenários, recital de poesias, indicações literárias, apresentações musicais, murais e exposição de livros no cantinho da leitura.

As escolas municipais envolvidas na Feira Literária são: Iná Xavier Zacharias, Arminda de Souza, Manoel Viana, João Rocha, Luiz Andrioli, Dr. Anibal Ribeiro Filho, Francisca Pessoa Mendes, Gabriel de Lara, Hugo Pereira Correa, Nascimento Junior, Sully da Rosa Vilarinho, Graciela Almada Diaz, Randolfo Arzua, Castelo Branco, Iracema dos Santos, Eloína C. Viana (Pólo do EJA – Educação de Jovens e Adultos).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Viaduto da Professor Cleto ficará pronto para a Festa do Rocio



Após cinco anos de construção, o viaduto da rua Professor Cleto está em fase de finalização, faltando apenas terminar os serviços de pintura, sinalização e iluminação e deve abrir para receber os romeiros da tradicional procissão à Nossa Senhora do Rocio, em 15 de novembro. A avaliação foi feita pelo técnico responsável pela obra ao prefeito Edison Kersten que, acompanhado do vereador Arnaldo Maranhão, realizou uma visita ao viaduto. 

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) enviou uma ordem de serviço, datada de 11 de outubro, à Empresa Gaspar Construtora, responsável pela obra, estipulando o prazo máximo de três meses para conclusão dos trabalhos. Porém, segundo o engenheiro da Gaspar, Iziquia Constantino, a intenção é concluir os trabalhos antes do prazo. 

“Tendo em vista a urgência e importância da obra para Paranaguá, estamos trabalhando para diminuir ao máximo o prazo em relação ao estipulado pelo Dnit. Em verdade, só precisamos efetuar a instalação de dispositivos de segurança para a própria população”, disse, explicando que os sinalizadores, por se tratarem de material utilizado em vias federais, precisa ser adquirido de uma empresa específica que atende a pedidos de várias obras do País inteiro, o que torna mais moroso o processo. 

O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, comentou a inauguração da obra. “Ficamos muito felizes ao constatar que o viaduto está praticamente pronto. Esta é uma obra há muito esperada pela população de Paranaguá e pela comunidade portuária. O viaduto é peça fundamental nas reestruturações que estamos fazendo para acompanhar o crescimento do Porto”, disse. 

O chefe do executivo municipal ainda comentou que a inauguração do viaduto integra-se um conjunto maior de obras destinada a resolver o problema do tráfego pesado de caminhões nas ruas da cidade. “A questão da integração do Porto com a cidade, em especial suas implicações no trânsito, vem sendo discutida num trabalho integrado com a Appa e secretarias municipais. Recentemente, obtivemos do Governo Federal a garantia de recursos para reestruturamos a entrada da cidade. Onde hoje é rotatória vai virar trincheira ou viaduto”, enumerou o prefeito. 

O vereador Arnaldo Maranhão, acompanhando a visita, comentou que o viaduto é uma luta antiga sua e da comunidade parnanguara. 

“Começamos a brigar por esta obra em 2001. Após muita discussão, a obra foi começada em 2008. Só agora conseguimos concluir a instalação. Tenho certeza de que o viaduto será um marco na história da cidade, uma solução para o trânsito da região e, claro, um equipamento público que une-se a outros com o objetivo de trazer benefícios a toda a gente de Paranaguá”, disse. 

O viaduto da rua Professor Cleto tem 300m de extensão, vão livre de 6m de altura e uma passarela de 2m para passagem de pedestres. A obra foi construída com recursos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). (Fonte Secretaria de Com. Social da Prefeitura)


domingo, 20 de outubro de 2013

Dicas da Musa do Fitness




Está chegando o verão e as mulheres em especial, querem estar com o corpo sarado, pois é época em que se usam roupas mais curtas, pernas e braços expostos. 
O blog em parceria com o canal da Eva Andressa, a Musa do Fitness, traz hoje algumas dicas de como treinar o abdomên.
Vamos aproveitar e cuidar da alimentação também, pois corpo malhado é sinônimo de reeducação alimentar e qualidade de vida com a orientação de profissionais da área.


Horário de Verão seja bem vindo


Começou o horário de verão, adiante seu relógio em uma hora.
Nesse ano o horário encerra em 16 de fevereiro de 2014. 
Vamos aproveitar os dias mais longos.

Que tal começar a segunda-feira com um emprego?


O Sine Paranaguá (Agência do Trabalhador) está com 32 vagas em aberto. Há opções para ambos os sexos, com ou sem exigência de experiência ou horário específico. Dentre os destaques, estão sendo disponibilizadas 15 vagas para carpinteiros. Há, ainda, vaga para motoristas, gerentes, vendedores, entre outras. 

Os interessados devem entrar em contato com o Sine Paranaguá, que fica na rua Faria Sobrinho, nº. 799 ou no telefone 3422-3233. 

Veja, abaixo, a lista das vagas disponíveis: 

2 vagas de vendedor externo (masc. e fem. c/ exp.) 
1 vaga de vendedor externo (masc. e fem. c/ exp. em vendas de materiais pré-moldados de concreto. É preciso ter CNH A e B e possuir moto ou carro próprio. 
1 vaga de aux. De pizzaiolo (masc. c/ exp.) 
2 vagas de garçom (masc. e fem. c/ exp.). É necessário ter disponibilidade do horário. 
5 vagas de vendedor (masc. e fem. c/ exp.). 
1 vaga de cozinheiro (masc. e fem. c/ exp. e disponibilidade de horário das 15h às 23h e madrugada. 
1 vaga de gerente (fem. Com experiência em cozinha industrial e disponibilidade de horário das 15h às 23h). 
1 vaga de almoxarifado com exp. em peças para empilhadeira 
1 vaga de açougueiro (c/ exp.) 
15 vagas para carpinteiros (masc. c/ exp.) 
1 vaga de professor de informática (masc. c/ exp. e disponibilidade de trabalhar à noite e aos sábados). 
1 vaga de manutenção de computadores (masc. c/ exp.). 

Paranaguá: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza audiência pública


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, convocam para Audiência Pública no dia 22 de outubro, a partir das 8h na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em pauta estará o relatório de Prestação de Contas da Secretaria de Assistência Social. 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ressalta “a importância da população acompanhar tais reuniões, pois nelas é possível acompanhar de perto o empenho da verba pública nos ações em virtude das nossas crianças”. 

Neuza Mary Machado, secretária de Assistência Social, também aguarda a participação popular. “A prestação de contas serve também para avaliarmos se as políticas públicas foram acertadas e colher sugestões de ações e abordagens”, diz. 

Serviço 
Audiência Pública do Relatório de Prestação de Contas da Secretaria de Assistência Social 
Local: Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo (Dr. Arthur de Souza Costa, 298, Palmital). 
Data: 22/10/2013 | das 8 às 11h. (fonte SCSP)