quinta-feira, 15 de maio de 2014

Meio Ambiente: Prefeitura de Paranaguá notifica morador com entulho na calçada


Em mais uma ação integrada, a Prefeitura de Paranaguá, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) à frente, notificou, na manhã desta quarta-feira (14), o responsável pelo ponto comercial localizado na esquina das ruas Doutor Arthur de Souza Costa com Ildefonso Munhoz da Rocha, no bairro Raia, pelo entulho acumulado sobre a calçada. Na mesma região, outros moradores também foram notificados. 

Além de funcionários da Semma, fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMUR) e a Guarda Ambiental acompanharam as visitas. 

No caso do morador da esquina das ruas Ildefonso com Arthur de Souza Costa, a equipe verificou uma grande quantidade de eletrodomésticos, madeira e ferro sobre a calçada. Na parte de Urbanismo, o morador recebeu o prazo de cinco dias para demolir a cobertura irregular construída sobre o passeio e o morador terá, também, que restaurar a calçada. A Semma deu uma semana para a retirada de todo o entulho depositado sobre o passeio, sob pena da Prefeitura recolher o material – caso em que o morador perde o que foi recolhido. 

Ação 

Desde a semana passada, o secretário de meio ambiente, Antônio Ricardo dos Santos, têm realizado ações integradas para combater o problema do entulho. “Paranaguá não pode ficar do jeito que está, completamente poluída e suja. A Prefeitura, na gestão do prefeito Edison Kersten, tem se esforçado e desenvolvido estratégias e esforços para resolver o problema, mas precisamos da colaboração de moradores”. 

A base legal para as autuações está na Lei Complementar 68/2007, que pode ser consultada no sítio do município. Em seu artigo 33, inciso V, a lei diz que é ilícito “deixar de remover os restos de entulhos resultantes de construção e reconstrução, bem como de podas de jardins e cortes de árvores”. 

O artigo 40 também deixa claro que “é proibido ainda lançar nos logradouros, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população e ao meio ambiente”.

E, no artigo 88, ainda fica estabelecida a responsabilidade do morador de transportar o entulho até local adequado e autorizado pela municipalidade.

(fonte Secom)


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Professoras conhecem a Linha do Turismo


Uma aula prática de história, cultura e riquezas de Paranaguá, foi a experiência das alunas do curso de Formação de Docentes - Subsequente Turmas: 4º A e 4º B do Instituto Estadual de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha tiveram ao conhecerem a Linha do Turismo de Paranaguá.
O passeio foi coordenado pelas professoras de Prática de Formação, Josane Maia e Maria Bernardete, com a Coordenadora de Estágio Adeneri. A proposta do passeio teve o objetivo de contribuir para a formação das alunas no
conhecimento da história da cidade e do potencial turístico da cidade, tendo em vista que serão futuras professores e formadoras de
opinião.
"Agradecemos a oportunidade e a Fundação Municipal de Turismo, na pessoa do seu presidente Rafael Guttierres Júnior que juntamente com a Viação Rocio disponibilizaram o passeio pela Linha do Turismo para as alunas e que contribuiu muito pela experiência de olhar a nossa cidade como um visitante", disse a Professora de Prática de Formação, Josane Maia. (fonte: facebook Fumtur)



Programação ao Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o evento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes.

Uma programação está sendo organizada para o dia 16 de maio, no terminal rodoviário urbano. Das 13h às 17h, haverá palestras, atendimentos, entre outras atividades. 

Prefeitura é parceira na comemoração da Independência da República do Paraguai


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura, colabora com o Consulado da República do Paraguai em Paranaguá na comemoração dos 203 anos da Independência do país vizinho.

A comemoração acontecerá no dia 17 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Rachel Costa.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rafael Guttierres Júnior, fará a abertura do evento que se seguirá com palavras do ministro Justi Apodaca Paredes, Cônsul do Paraguai.

O evento terá a apresentação do Ballet Municipal da Cidade de Capiatá, Paraguai. Conserto de arpa paraguaia e apresentação do conjunto musical Marangatu também fazem parte do evento. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Benefícios das maçãs para a saúde


Maçãs são uma parte fundamental do outono. Como também colher maçãs, beber cidra de maçã e fazer tortas de maçã. Maçãs são incrivelmente deliciosas e possuem muitos benefícios para a saúde.

1. Aumento da resistência: Maçãs contém quercetina, que permite que o oxigênio chegue aos pulmões mais facilmente. Coma uma maçã antes de fazer exercícios e veja como ela afeta sua resistência.

2. Aumento da imunidade: Maçãs possuem grandes quantidades de vitamina, incluindo a vitamina C – o melhor fortalecedor do sistema imunológico.

3. Satisfação dos desejos: Maçãs são naturalmente doces e ajudarão a conter a vontade de comer outras coisas. Elas também possuem poucas calorias e não possuem gordura, então você pode ficar despreocupado ao comer muitas maçãs!

4. Combate ao câncer: As maçãs contém triterpenóides, que combatem o câncer de fígado, mama e cólon.

5. Melhoria de memória: Acredita-se que maçãs aumentam a quantidade de acetilcolina neurotransmissora, o que melhora a memória e diminui o risco de Alzheimer.