sexta-feira, 30 de maio de 2014

Coluna Vip em Foco

Coluna Vip em Foco na Folha do Litoral News
Informação, cultura, moda, beleza, agenda e sociedade.

Problema do tráfego de caminhões será resolvido em conjunto, anuncia prefeito Edison


Como forma de dialogar com a categoria dos motoristas de caminhões da cidade, o prefeito Edison Kersten recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), representantes da categoria, em reunião no Palácio São José. Os motoristas realizaram uma manifestação pela manhã desta quinta-feira (29). 

O prefeito abriu a reunião apresentando a solução: a partir de sexta-feira (30), um grupo de trabalho - formados por técnicos da Prefeitura, empresas geradoras de tráfego, cooperativas de transporte e representantes dos caminhoneiros – irá discutir uma solução conjunta para o problema. 

Ainda segundo o prefeito, a intensificação da fiscalização – que aconteceu a partir da deflagração da Operação Impacto, na quinta-feira (22) – decorre de uma recomendação do Ministério Público. Sob o número 0003/2014, assinado pela promotora Priscila da Mata Cavalcante, o documento exige que a Prefeitura cumpra os ditames da legislação de 1995, que proíbe o estacionamento e tráfego de caminhões em zonas residenciais da cidade. 

Transportadoras sem alvará de localização e funcionamento também sofrerão intensificação da fiscalização, visto que contribuem para o acúmulo de caminhões estacionados em áreas residenciais. 

O secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, informou que, segundo dados do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), neste ano foram notificados 2887 caminhões. Deste total, 2044 eram caminhões de fora e apenas 843 eram de Paranaguá. 


O secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Saad Gebran Sobrinho, propôs uma agenda que traga os empresários ligados ao Porto para a discussão da questão. “Temos que amarrar todos os interessados na questão. Há boa vontade em solucionar por parte de todos, pois Paranaguá precisa encontrar uma solução para o problema que vem sendo gestado há muitos anos”, disse. 

Luis do Nascimento, caminhoneiro associado à Coopadubo, salientou o bom término da reunião. “O resultado foi satisfatório e esperamos, com a comissão que será formada, resolver a situação”, disse. 

O prefeito concluiu informando que a partir de agora os trabalhos da comissão irão nortear as decisões envolvendo o tema. “Vamos chamar todos os segmentos para discutir em conjunto, ao mesmo tempo em que iremos rever os casos de comprovada injustiça na notificação. Depois, chamaremos também o Ministério Público para participar das discussões”, finalizou. 

Estavam presentes na reunião: a secretária municipal de Urbanismo, Débora Temporão; o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Ricardo dos Santos, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Antônio Saad Gebran Sobrinho e o secretário municipal de Governo, Roberto Ramos. O vereador Arnaldo Maranhão, líder do governo na Câmara, também participou do encontro. 

(fonte Secom)

Prefeitura e Porto têm programação conjunta na Semana do Meio Ambiente


Em uma demonstração de união de forças em prol da cidade, a Prefeitura de Paranaguá e a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) estão trabalhando em ações conjuntas para a Semana do Meio Ambiente. Na sede da Appa, foi lançada a Exposição ‘Riquezas da Mata Atlântica’, ocasião em que o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Ricardo dos Santos, apresentou a programação da Prefeitura para a Feira do Meio Ambiente – evento que acontecerá no Aeroparque. 

“Teremos mais de 40 estandes e há empresas disputando espaço e querendo ser parceiras na iniciativa”, disse Ricardo. Segundo ele, após a Feira, será montado um comitê para conversar com as empresas e preparar a Feira de 2015 – quando se comemorará dez edições do evento. 

“Tendo em vista o interesse das empresas, poderemos fazer algo realmente interessante”, salientou. “Os empresários percebem que preocupar-se com o meio ambiente não é só uma questão de marketing, mas que traz retorno e sustentabilidade para o seu próprio negócio”, disse Ricardo. 

Parceria 

A diretora administrativa-financeira da Appa, Jacqueline Wendpap, salientou a parceria entre o Porto e a Prefeitura na gestão do prefeito Edison Kersten. “Nossa programação está integrada, demonstrando uma preocupação conjunta do Porto e da Prefeitura na preocupação com a questão ambiental”, salientou. “Preocupação que não remonta apenas à Feira do Meio Ambiente, mas que já vem acontecendo desde o ano passado, com a implantação da Patrulha da Limpeza [grupo de trabalho que se dispõe a efetuar a limpeza de vias importantes de acesso ao Porto]”, disse. 
Ela também salientou que a Appa está emprestando um caminhão coletor de lixo para ajudar na limpeza da região portuária. 

A exposição ‘Riquezas da Mata Atlântica’ vai até o dia 13 de junho.




terça-feira, 27 de maio de 2014

Pensamento do dia


Representantes do IHGP visitam Prefeito Edison


O prefeito Edison Kersten recebeu, na tarde de quinta-feira (22), em seu gabinete, representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Paranaguá (IHGP), entidade que luta pela preservação e difusão da memória histórica da cidade. 

Em comitiva visitando o prefeito estavam o presidente do IHGP, Alessandro Pires Staniscia e os diretoria Mário Mikocz e José Maria Faria de Freitas. 
“Viemos conversar com o prefeito sobre a possibilidade de atuação conjunta com a Prefeitura, por exemplo, em obras de restauração, fornecendo informações de contexto sobre determinados monumentos”, salientou o presidente da entidade. 

O prefeito Edison ressaltou a importância do Instituto na cidade. “O IHGP é de utilidade pública para o município e, tendo em vista que somos cidade-mãe do Paraná, também para o Estado. Daremos o apoio que for possível e necessário para as atividades do Instituto”, disse.
 (Fonte Secom)


Ricardo fará apresentação da Semana do Meio Ambiente em abertura de exposição


A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) abre nesta terça-feira (27) a exposição “Riquezas da Mata Atlântica”. E na abertura do evento, o secretário municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá, Antonio Ricardo dos Santos, fará a apresentação da programação da Semana do Meio Ambiente que acontece em junho.

Neste ano, há uma extensa programação e parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e a Administração dos Portos.

A Appa, além da exposição “Riquezas da Mata Atlântica”, realiza concurso fotográfico com o tema “Porto e Sustentabilidade”; sessões de cinema para estudantes, estará fazendo exposição na IX Semana do Meio Ambiente que acontece no Aeroparque e um passeio ciclístico marcado para o dia 8 de junho, entre outros eventos.

A abertura da exposição “Riquezas da Mata Atlântica” acontece nesta terça-feira, 27, às 10h, no hall de entrada da sede administrativa do Porto de Paranaguá
. (fonte Secom)

Exposição ‘Ações Performáticas’ abre amanhã (28), no Teatro Rachel Costa

Um misto de ação performática, vídeo, foto e pintura. Assim pode ser definida a Exposição Ações Performáticas, que abre amanhã quarta-feira, às 19h30, no Teatro Rachel Costa. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fumcul - Fundação Municipal de Cultura – com o Laboratório de Criação e Produção Artística da UFPR (Universidade Federal do Paraná). 

A Exposição marca uma parceria, firmada desde o final do ano passado, entre a Administração Municipal, por meio da diretoria do Teatro, e o curso de Licenciatura em Artes da UFPR. 

Sucesso o 8º rodeio do CTG Estância Serrana em Paranaguá



A abertura do 8º Rodeio Crioulo, realizado no último final de semana, contou com a presença de autoridades, simpatizantes da cultura gaúcha e do prefeito Edison Kersten que destacou o apoio realizado pela Prefeitura ao 
 Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Estância Serrana, como no melhoramento das condições de trafegabilidade da região.
O CTG Estância Serrana foi fundado em 2003 e tem como coordenador, ou como chamam os participantes, “patrão”, Francisco Alves de Souza.

Quem esteve no CTG acompanhou as competições de laço, rédeas, laço índio e prova de prendas que chamaram a atenção, também, de visitantes que não se deixaram acanhar pelo mau tempo. Em Paranaguá, a comunidade gaúcha que freqüenta o CTG é de 40 pessoas, como informou o coordenador, sendo que o maior público é mesmo de paranaenses, seguidos de catarinenses interessados na cultura gaúcha.

O CTG Estância Serrana fica próximo à Colônia Maria Luíza e como uma sociedade civil sem fins lucrativos, tem como objetivo divulgar as tradições e folclore da cultura gaúcha. Visa à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos através da dança, do churrasco e de esportes.


Prefeito Edison determina abertura de duas passagens de nível em Paranaguá


“São medidas para garantir a mobilidade urbana com mais segurança nesta região da cidade”, disse o prefeito Edison Kersten ao se referir à abertura de duas passagens de nível que foram realizadas no último dia 24. O trabalho foi realizado pelas equipes das secretarias de Obras e Segurança com o objetivo de desafogar o trânsito, especialmente, de caminhões, na avenida Roque Vernalha.

Com a abertura das passagens de nível, também foram realizadas mudanças nos sentidos de trechos de ruas próximas.

O caminhoneiro Josemar de Souza gostou da iniciativa. “Vai facilitar a vida da gente”, disse ao ser abordado pela guarda civil que orientou sobre a mudança na rua Samuel Pires de Mello.

Laudelino Ribeiro, morador da região disse que “tinha que ser sempre assim”. Dona Eliane Ribeiro Velozo concordou com a iniciativa. “Vai melhorar muito”. E José Luiz Veloso completou dizendo que eles vêm a rua Samuel Pires de Melo, paralela à Avenida Roque Vernalha, como uma avenida e por isso concorda que “a iniciativa já devia ter sido tomada há muito tempo”.

Nas redes sociais, a determinação do prefeito Edison ganhou a adesão de muitos internautas. “Acredito que, com esta iniciativa, a tráfego na Avenida Roque Vernalha será desafogado”, reforçou o prefeito que acompanhou a obra nos dois pontos de abertura e parabenizou os funcionários pelo trabalho.

Os secretários de Segurança, Cícero Fernandes, e Obras, Juares Amates também estiveram acompanhando o trabalho, assim como os vereadores Jozias de Oliveira Ramos e Waldir Leite. 

(Fonte Secom)