terça-feira, 8 de julho de 2014

Oficinas gratuitas do XI festival de Arte e Cultura Popular


Do dia 14 ao dia 20 de Julho acontece o XI festival de Arte e Cultura Popular com oficinas e palestras. O festival é uma realização da Unespar com a Fundação de Cultura.


OFICINAS – 15 a 19/07/2014
Manhã – 8h às 12h
1. Artesanato em Argila e Cerâmica
Objetivo: Possibilitar o artesanato como fazer artístico do litoral paranaense, assim também, como geração de renda familiar.
Local: Casa da Cultura “Monsenhor Celso” (em frente à Catedral)
Oficineira: Salete Dalla Rosa (Artista Plástica)
2 . Entalhe em Madeira
ObjetivoTrabalhar, através do contato com a madeira, atividades artesanais gratificantes e criativas, trazendo ma enorme variedade de formas e podendo exercitar o corpo e a mente. O entalhe é a escultura em alto e baixo relevo, em pedaços de madeira, como exige um processo gradativo de aprendizagem. Produzir geração de renda.
Local: UNESPAR – Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Marcos Piantá (Artesão)
3. Violão 
ObjetivoOportunizar a interação dos músicos ou interessados, em partilhar e também adquirir conhecimento, tanto no aspecto técnico, como musical, nos mais diversos estilos. 
A Oficina se dará em forma de Masterclass, e também ensaios em grupo. Detectando as facilidades e dificuldades de cada aluno. Trabalhando individualmente questões técnicas e posturais, e em grupo questões musicas.
Local: Casa da Música “Brasílio Itiberê”
Oficineiro: Ederaldo Sueiro Júnior ( UNESPAR – Campus Curitiba I – EMBAP)
4. Técnicas em Desenho e Pintura - “A utilização da acrílica em técnica de aquarela.”
ObjetivoLinhas, curvas, riscos e rabiscos, traços precisos do desenho. Exercícios gráficos. A psicodinâmica das cores em pigmentos surgindo, fluindo da fusão da água na interferência do fogo e gerando arte com consciência interior. 
A precisão resulta da sensação do artista em deslizar seus gestos buscando a sua forma pelo espaço nas folhas brancas de papel ou telas e suas nuances e sobretons. Do lápis ao pincel, ao tintar a imagem e através do olhar, encontrar as experiências exercitadas da sua produção com o desenho e construção da obra.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Diogo Rodrigues Alves (Artista Plástico)
5. Vídeo do Minuto
ObjetivoApresentar aos alunos os conceitos básicos da criação audiovisual. Fornecer o ferramental para edição e finalização de produtos audiovisuais simples a partir do acesso a equipamentos não sofisticados.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Alex Wolf (Produtor Cultural na UNIBRASIL)
6. Confecção de Livretos (FANZINES)
ObjetivoA Oficina de Criação de Livretos destina-se à produção de pequenas mídias com conteúdos alternativos. Através delas, é possível expressar o que há de mais atual e divergente das grandes mídias, tanto em produção gráfica quanto escrita, além de ser um dos veículos menos custosos e criativos de comunicação. 
Esse curso pretende partir de discussões que evidenciam o processo histórico dessas revistinhas – como propagadoras de arte e cultura -, destacando as vantagens dos processos manuais e das obras impressas.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineira: Fabi Dipp ( UNESPAR – Campus Curitiba I – EMBAP)
Observação: Crianças acima de 7 anos acompanhadas de um responsável.
7.Teatro
SINOPSE - Trabalhar aspectos do jogo referentes à espaço, tempo, regras, imprevisibilidade e construção de vínculos (mesmo que temporários) entre os participantes. Jogar é estímulo para nos olharmos mais, trocarmos mais, nos sensibilizarmos mais. Jogar é estar com alguém sempre e perceber a presença do outro, ampliar a porosidade do encontro. O convite ao jogo é feito para ampliar o contato entre as pessoas, para estimular os sentidos, para resgatar o prazer de brincar.  E nessa brincadeira valoriza-se o tempo presente, as diferenças, os erros, as tentativas, o processo e o encontro. Há o convite. Vamos jogar? 
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
Oficineira: Profª Talita Neves (UNESPAR – Campus Curitiba II – FAP)
Tarde – 14h às 18h
1.Artesanato em Cipó
ObjetivoPossibilitar o artesanato como fazer artístico do litoral paranaense assim também como geração de renda familiar.
Local: Mercado do Artesanato
Oficineira: Rosely de Fátima Rocha (Artesã)
2.Caricatura
ObjetivoApresentar conceitos de caricatura, sua história, técnicas de desenho, bonecos cartunizados, charge e cartum, retrato com foto, caricatura com foto, caricatura com figuras geométricas, caricatura com frutas, caricatura com fotos de animais. Propiciar aos caricaturistas atuais, o desenvolvimento de técnicas e criação de caricaturas ao vivo.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiro: Prof. Rafael Palotino
3.Prática em Conjunto
ObjetivoAprimorar a técnica do músico em seu instrumento e desenvolver a prática em conjunto através de arranjos musicais para trios, quartetos, grupos e orquestra de sopro.
Local: Casa da Música “Brasílio Itiberê”
Oficineiro: Jullian Martins Bezerra (Instrutor da Casa da Música “Brasílio Itiberê”)
4.Fandango
ObjetivoResgatar e difundir a cultura popular do litoral paranaense através do Fandango, estudando sobre sua música e dança.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Oficineiro: Mestre Nemésio
5.Dança – Contato Improvisação
ObjetivoA oficina pretende proporcionar um espaço de prática e reflexão sobre o Contato Improvisação, de maneira não hierárquica, possibilitando um ambiente de troca entre proponente e o público interessado. Ao longo da oficina serão desenvolvidos temas como: Consciência Corporal – Atenção Espacial – Estruturas para suporte de peso e deslocamento – Estudos sobre peso e contrapeso – Queda e suspensão – Rolamentos – Qualidade de Toque.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Oficineiro: Ryan Carlos Lebrão (UNESPAR – Campus II – FAP)
6. Aprimoramento Musical para Cantores
ObjetivoA oficina pretende proporcionar um espaço de prática e reflexão sobre o Contato Improvisação, de maneira não hierárquica, possibilitando um ambiente de troca entre proponente e o público interessado. Ao longo da oficina serão desenvolvidos temas como: Consciência Corporal – Atenção Espacial – Estruturas para suporte de peso e deslocamento – Estudos sobre peso e contrapeso – Queda e suspensão – Rolamentos – Qualidade de Toque.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Oficineiros: Bernardo Abreu (Instrutor de Técnica Vocal)
                   Marinez Costa (Acadêmica do Curso de Música da UFPR)
Público AlvoCantores amadores e profissionais.
7. Biojóias (proposta direcionada preferencialmente aos CRAS)
ObjetivoDespertar a visão das pessoas em relação ao mosaico de materiais e as diversas riquezas naturais disponíveis no cotidiano de cada um. Criar um vínculo com o público, compartilhando e avaliando a consciência de preservação do ambiente em que se vive.
Local: Atelier “Olga Castro” - Rua José Antonio Temporão nº 33 (Praça dos Leões)
Oficineira: Maria Gorete Tuleski ( Empreendedora Socioambiental)
8. Couro de Peixe – Curtume e Artesanato (Projeto Institucional da UNESPAR - Campus Paranaguá)
ObjetivoGeração de renda através da utilização do couro do peixe, oriundo dos rios e mares. Confecção de produtos como arranjos de flores, brincos, pulseiras, arranjos para cabelo, bolsas, etc.
Local: PROVOPAR – Praia de Leste
Rua: Nêmio Gabriel Simas, 138
Coordenação: Profª Drª Kátia Kalko
9 . Teatro de Bonecos
ObjetivoO projeto tem como objetivo abordar o Teatro de Bonecos através da apropriação da linguagem partindo da apresentação de uma obra artística, seguindo para a produção de pequenas obras através de técnicas de escultura em papel de bonecos de luva e técnicas de animação para teatro. Essa atividade deverá proporcionar aos participantes uma pequena vivencia com a arte de fazer e animar bonecos.
Local: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)             
Oficineira: Profª Elizangela Sarraff

Colônia de Férias Cultural – Ecoteatro Very Good
ObjetivoUma oficina onde crianças e adolescentes conhecem e aprimoram as diversas manifestações da arte de maneira lúdica e interativa.
Público-alvo: Crianças e adolescentes
Período: de 15  a 19 de Julho
Horário: das 14h às 18h
Local: Av. Bento Munhoz da Rocha Neto,5330, Parque Agari – próximo ao Corpo de Bombeiros
Ministrantes: Débora Adriana Ferreira de Souza e Eduardo Gegembauer

XI Varal de Poesias
Regulamento e inscrições na UNESPAR - Campus de Paranaguá (FAFIPAR)
TEMA: Paranaguá em Versos

 II Fórum Municipal de Cultura
Tema: Preservar, Conservar e Sustentar: Da Conservação Histórica à Sustentabilidade Econômica das Práticas Culturais no Município de Paranaguá
Dia 14/07 – 18h – Palestra -  “O Sistema Nacional de Cultura e  a Importância da Construção do Plano Municipal de Cultura” -  Eleonora Spinato – Representante do MINC – Regional Sul
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
Dias 15 e 16 de julho de 2014 -18h
Local: Escola Municipal Prof. Manoel Viana -  Rua Rodrigues Alves, 866 - Centro Histórico
Inscrições: www.fumcul.com.br  e FUMCUL – Rua XV de Novembro,499, Centro Histórico – de 14/06 a  06 de julho de 2014

VIII FÓRUM IDENTIDADE PARANÁ
Tema: Memória e Tradição
Data: 17 de julho de 2014
Horário: 18h
Local: Cine Teatro Municipal “Rachel Costa”
Coordenação do Prof. Dr. Odinei Ramos (UNESPAR –Campus Paranaguá)

6ª Mostra de Artes Visuais de Paranaguá
Data: 17 de Julho a 18 de agosto de 2014
Horário: 19h30
Local: Casa da Cultura Monsenhor Celso – Largo Monsenhor Celso (em  frente à Catedral Diocesana)

TURISMO HISTÓRICO:
Data: 19 de julho de 2014
Local de saída: UNESPAR - Campus Paranaguá (FAFIPAR)
Horário: 9h
Coordenador: Prof. Hermes Goldenstein Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário