segunda-feira, 7 de julho de 2014

Festa da Tainha movimenta setor hoteleiro e gastronômico da cidade


A 4ª Festa Nacional da Tainha, que começou no dia 27 de junho e vai até o próximo dia 13 de julho, teve, durante o final de semana entre sexta-feira (4) e domingo (6), o maior movimento registrado nesta edição, o que pode ser percebido pelo grande número de visitantes que aguardavam mesa para almoçar no domingo. 

Ismail Pereira do Rosário, o Maíco, responsável pelo estande da comunidade de Amparo, conta que às 19h já não tinha mais Tainha para servir. “O final de semana foi um sucesso total e vendemos cerca de 200 tainhas recheadas e defumadas”, conta. “Esperamos que o próximo final de semana seja tão bom quanto este e agradecemos à Prefeitura e ao prefeito Edison Kersten por toda a estrutura oferecida”, diz. 

Segundo dados da Ecovia, entre a sexta-feira (4) e domingo (6), 70 mil veículos passaram pelos dois sentidos da Praça de Pedágio – um aumento de 20 mil veículos quando comparados com os 50 mil automóveis que descem a Serra no final de semana de baixa temporada e sem festas no litoral do Estado. O aumento, segundo a concessionária, está diretamente relacionado ao ao fluxo de turistas da Festa da Tainha. 

A informação é confirmada por membros da rede hoteleira da cidade. No caso do Hotel San Rafael, localizado no Centro, a chefe da recepção e reservas Silvana de Oliveira, afirma que, neste final de semana, a lotação foi de 50%, quando o histórico de finais de semana mostra ocupação de apenas 10 a 15% dos apartamentos. 

“Também já notamos um aumento considerável na procura para o próximo final de semana, que acreditamos que será bem movimentado”, disse. 

No Hotel Camboa, que tem 134 apartamentos, segundo o proprietário do hotel, Eduardo Maranhão, o movimento dobrou no final de semana. “Nossa taxa de ocupação num final de semana normal é de 30 apartamentos, na média. Neste final de semana foi de 55”, afirma Maranhão. 

Estrutura 

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Turismo, sob a presidência de Rafael Guttierres Júnior, têm investido fortemente no turismo como fonte de renda e emprego para a cidade. Um dos aspectos mais elogiados pelos visitantes tem sido a estrutura da Festa. 

Segundo explica Rafael Guttierres Júnior são 17 comunidades pesqueiras e mais seis restaurantes conveniados que estão ofertando o prato principal da Festa, a Tainha recheada. 

“Todos os que estão trabalhando passaram por capacitação dada gratuitamente pela Prefeitura e aprenderam tópicos como manuseio correto de alimentos, entre outros temas”, salientou. 

Tabajara Machado de Souza Júnior é o proprietário do Restaurante A’Bonbonne e conta que, no domingo, teve de funcionar com horário estendido. “Ficamos de portas abertas até as 17h para atender a demanda”, salienta.
 

Programação 

Confira a Programação da Festa da Tainha para os próximos dias: 
07/07 – Segunda-feira 
20h – Som mecânico (Praça de Eventos). 

08/07 – Terça-feira 
20h – Status 21 (Praça de Eventos). 
22h – Banda Blue (Praça de Eventos). 

09/07 – Quarta-feira 
20h – Rafael Palotino e Débora (Praça de Eventos). 
22h – Nelsinho, Juliano e Guilherme (Praça de Eventos). 

10/07 – Quinta-feira 
20h – Lucas Santos (Praça de Eventos). 
22h – João Marcos e Thiago (Praça de Eventos). 

11/07 – Sexta-feira 
20h - Leonardo Damião e banda (Praça de Eventos). 
22 - Banda Haole (Praça de Eventos). 

12/07 – Sábado 
12h - Grupo de Choro (Praça de Eventos). 
20h - Surf Roots (Praça de Eventos). 
22h – Show nacional com Leandro Lehart. 
22h30 – Baile de Fandango Mestre Nemésio (Mercado do Café). 

13/07 – Domingo 
12h – Canja das seis (Praça de Eventos). 
20h – Banda Lefigarroo (Praça de Eventos). 
22h – Hally Gally (Praça de Eventos). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário