quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Grande mutirão de combate a Dengue será realizados nos dias 26 e 27

Está definido: Paranaguá fará um grande mutirão de combate à Dengue nos dias dia 26 e 27 de outubro. Nestes dois dias, serão empregados mais de 70 carros do município, caminhões e pás carregadeiras para visitar, uma a uma, as mais de 62 mil unidades (entre residências, comércios e empresas) distribuídas nos 64 bairros da cidade. O objetivo é fazer a remoção de entulho e qualquer outro objeto que possa acumular água e servir de foco do mosquito Aedes Aegypti. 

Várias secretarias municipais e também a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – por meio das profissionais Themis Leão e Ivana Belmonte e equipe - irão participar deste esforço em conjunto para o mutirão. O Exército vai participar da ação e estima-se em 300 soldados disponíveis para a ação. Mais 350 voluntários e servidores irão se somar aos esforços, totalizando mais de 800 pessoas envolvidas no mutirão – o maior já realizado no Estado do Paraná. 

A população deve se antecipar e colocar nas calçadas todo e qualquer objeto que não tenha uso em sua residência e que pode vir a se tornar foco do mosquito da Dengue. Os agentes e voluntários também entrarão nas casa fazendo a eliminação de focos. 

A ação do mutirão se concentrará nos dias 26 e 27. O dia 28 ficará reservado para as equipes do município retornarem às residências cujo proprietário não foi localizado ou não estava em casa no momento da abordagem. 

Nos dois dias de mutirão, as equipes trabalharão das 8 às 11h30 e das 13h às 17h30. Por isso, a população deve se programar para que tenha alguém em casa nestes dois dias, neste horário. 

“Alertamos que o combate à Dengue sai da esfera da saúde porque deve mobilizar toda a nossa sociedade. Levando em conta a proximidade do verão, temos que ser extremamente vigilantes, por isso a necessidade de empregar até o Exército nesta ação”, salientou o prefeito Edison Kersten. 

Segundo o último boletim de casos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são 87 casos autóctones (contraídos no município) confirmados na cidade e outros 17 aguardam resultado de exame de confirmação. Considera-se epidemia de Dengue quando o número chega a 300 casos confirmados. Em cidades do interior do Estado, o número aumentou exponencialmente em poucas semanas, por isso o cuidado em atacar os focos do mosquito antes que apareçam novos casos. 

“Lembremos o seguinte fato: infelizmente a Dengue chegou em nossa cidade e não vai mais sair. Teremos de combatê-la de modo rotineiro, sem descansar, mas no dia 26 estaremos empregando todos os nossos esforços para combater os focos do mosquito”, salientou a secretária municipal de Saúde, Dr.ª Terezinha Kersten. 

Em torno de 64 guardas civis municipais estarão apoiando as ações do mutirão. “A questão da Dengue tem de envolver a todos, e não mais só os profissionais da Saúde, por isso estaremos dando todo o apoio que pudermos nesse dia”, salientou o secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes. 

SEJA UM VOLUNTÁRIO 
A Prefeitura está preparando um banco de voluntários. A intenção é ter o cadastro dos interessados e acioná-los antes das ações de combate à doença. “Esse será um grande mutirão, mas teremos outras ações e sempre vamos precisar da ajuda de voluntários neste sentido”, salientou a secretária municipal de Planejamento e coordenadora da ação do Mutirão, Vânia Fóes. Ela salientou que o mutirão é uma união de esforços entre Estado, Município e, também, de empresas associados à A.O.C.E.P (Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá) que estão ajudando com maquinário e pessoal. 

"Ajuda de outras empresas também são muito bem vindas, sobretudo aquelas que dispõem de máquinas e que possam colocar à disposição desse grande mutirão", salientou. 

Serão disponibilizados os materiais para realizar o trabalho. Os voluntários podem se inscrever em breve no site da Prefeitura de Paranaguá (www.paranaguá.pr.gov.br) e fornecendo seus dados pessoais e endereço. 

O município entrará em contato com o voluntário alguns dias antes das ações para verificar a disponibilidade para participar. 

No grande mutirão dos dias 26 e 27, a cidade será dividia em seis regiões com pontos de encontro selecionados em todas elas. Para facilitar, os voluntários serão direcionados para as regiões próximas de suas residências. 

O prefeito Edison Kersten faz um apelo para que os voluntários se inscrevam e ajudem o município nesta batalha. 

“A Dengue Mata. Precisamos nos conscientizar disso. Cada morador precisa ser um agente de combate à Dengue. Nessa batalha, o mais importante é eliminar os focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Os mutirões localizados em bairros são uma estratégia. O uso dos fumacês também, mas vale ressaltar que o inseticida do fumacê só mata o mosquito em estado adulto. Por isso, esse o grande mutirão que iremos fazer é essencial em nossa estratégia de combate à Dengue”, disse. 

“Peço a colaboração de toda a população e quem puder, que se aliste como voluntário. Essa luta é de todos nós”, finalizou. 

As secretarias do município que participação da ação são: Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Comunicação, Planejamento, Assistência Social, Educação, Urbanismo e Obras Públicas. 
(fonte PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário