terça-feira, 18 de agosto de 2015

Usuários devem procurar Secretaria de Saúde para trocar cartão do SUS


Parnanguaras que possuam cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que fazer a troca do documento, exceto aqueles cujo início seja com o número 7. O comunicado é da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá. 

A troca tem que ser feita na sede da Secretaria, localizada na avenida Gabriel de Lara, número 977. Crianças e menores que ainda possuam documentos como o RG e o CPF não precisam fazer a substituição. 

Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde. É uma nova norma adotada para que haja um cadastro único do SUS. Depois não será mais necessário trocar o documento. 

Para fazer a substituição os usuários deverão levar, além do cartão antigo, também o RG, CPF e comprovante de residência. 

PARA QUE SERVE?

O cartão do SUS é uma identificação gratuita para facilitar o acesso à rede de atendimento do SUS. Com o recurso, é possível consultar o prontuário do paciente, quando e onde foi atendido, quais serviços foram prestados, os profissionais envolvidos e os procedimentos realizados.

O cadastro do número do SUS é importante mesmo para quem tem plano de saúde particular, pois, em caso de acidente, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminham os pacientes para um hospital público. 

Além disso, as operadoras de planos de saúde do Brasil, desde o fim de 2012, são obrigadas a cadastrar seus usuários no sistema do Cartão SUS. A medida facilita que os convênios reembolsem o governo caso uma pessoa que já recebe atendimento privado faça exames, consultas, cirurgias ou retire remédios na rede pública. (fonte PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário