quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comitê municipal contra a dengue fará mutirão no bairro Porto dos Padres


A Prefeitura Municipal de Paranaguá, montou um comitê para combater a dengue na cidade. Várias ações já estão sendo realizadas nos bairros como a visita nas casas e em pontos comerciais pelos agentes de endemias, palestras em escolas e empresas, assim como o carro fumacê em parceria com o Governo Federal.

As secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Segurança, Educação e Ensino Integral e a Superintendência de Comunicação estão envolvidas para combater a doença assim como o mosquito que transmite a doença.

Neste sábado, dia 22, das 09h às 15h, funcionários das secretarias acima citadas estarão no bairro Porto dos Padres para fazer um grande mutirão.

“Pedimos a colaboração de todos os moradores do Porto dos Padres para que coloquem em frente as suas residências todos os resíduos que acumulem água, como garrafas plásticas, latas, sacolas de plástico, pneus, vasilhas velhas. Apenas estes materiais serão recolhidos pela equipe da prefeitura neste sábado”, explica Tayana Galvão, do comitê contra a Dengue.

O Prefeito Edison de Oliveira Kersten, que é o presidente do comitê contra a Dengue pede o engajamento da população, empresários, escolas estaduais e particulares, órgãos dos governos estadual e federal para combater a doença em Paranaguá.

“Neste momento o que pedimos é a colaboração das empresas e da população para que possamos acabar com o mosquito transmissor assim como a doença. A prefeitura já está tomando diversas providências para acabar com a Dengue em Paranaguá e neste sábado iremos realizar o mutirão no Porto dos Padres, pedimos a colaboração de todos os moradores do bairro”, disse o prefeito.

Vale destacar que mesmo sem chuvas neste período do ano, devido a baixa umidade do ar, o ovo do mosquito leva dois anos para morrer, então a Prefeitura de Paranaguá pede a colaboração de todos os munícipes.

As Escolas Municipais Almirante Tamandaré e Costa e Silva fizeram passeata nesta quinta-feira, dia 19 contra a dengue. Várias escolas da rede municipal de ensino já realizaram diversos trabalhos com o tema Dengue.

Sintomas e cuidados

Os sintomas da dengue incluem febre alta e mal estar geral, que surgem cerca de 3 dias após a picada do mosquito da dengue, e conhecer a evolução da doenças é importante para não confundir a dengue com outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
(fonte PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário