quinta-feira, 19 de março de 2015

Prefeitos do Litoral apresentam demandas da Segurança em Audiência Pública


O prefeito Edison Kersten foi o anfitrião do encontro entre prefeitos do Litoral com o Secretário de Estado da Segurança e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, para discutir demandas e soluções da região na área da Segurança. A Audiência Pública aconteceu no Palácio São José, sede da Prefeitura de Paranaguá, nesta quinta-feira (19), e também contou com a presença de vereadores e do comando do 9º Batalhão de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Um dos temas discutidos no encontro foi uma maior parceria entre Estado e municípios. O secretário Francischini, após ouvir as demandas dos prefeitos, se comprometeu a firmar convênio com as guardas civis municipais para o monitoramento eletrônico de câmeras de segurança. “É o caso das guardas civis de Paranaguá e de Matinhos, que poderão contar com o apoio da Secretaria de Estado, juntamente com seu setor de inteligência, para dar um atendimento mais ágil e eficaz nas necessidades da população”, salientou.

Delegacias Cidadãs 

O secretário informou que já foram expedidas as ordens de serviço para início da construção de duas novas delegacias cidadãs no Litoral: a de Guaratuba e a de Matinhos. As obras devem começar em poucas semanas e, segundo o titular da pasta, irão mudar o panorama da segurança no litoral. Em Paranaguá, uma unidade da Delegacia Cidadã deve ser construída anexa ao terreno do 9º Batalhão de Polícia Militar, no Aeroparque. “Hoje mesmo estamos dando início à licitação e esperamos que a obra em Paranaguá comece ainda no primeiro semestre”, disse Francischini. 

O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, comemorou a notícia. “Precisamos resolver urgentemente a questão da Delegacia de Paranaguá. É inadmissível que tenhamos uma situação como a atual e agradeço ao secretário e ao governador que tenham agilizado a liberação do processo licitatória para a construção de uma nova delegacia”, explicou. “Vale ressaltar que o secretário, novamente, se comprometeu que a nova delegacia não terá custódia de presos. Os presos serão removidos em, no máximo 72 horas, para a capital do Estado”, disse. 

Polícia Ambiental 

Os prefeitos também solicitaram e obtiveram, de pronto, o compromisso de reforço no contingente da Polícia Ambiental, com o objetivo de oferecer segurança nas áreas rurais de municípios como Paranaguá, Antonina e Morretes. “Iremos injetar mais estrutura nas polícias ambientais, que é quem vai fazer a segurança nas áreas rurais”, comprometeu-se o secretário. 

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, ressaltou “que o Litoral, mesmo fora da temporada, recebe uma população flutuante que praticamente dobra o número de pessoas em várias cidades da região, sobretudo aos finais de semana. E isso necessita um maior efetivo na segurança”, salientou. 

Comentando sobre a iniciativa, o prefeito Edison Kersten, anfitrião do encontro, ressaltou como positivo o encontro. “Foi uma reunião muito positiva e que conseguimos, em duas horas, apresentar demandas e obter respostas de coisas que levariam meses para serem discutidas”, salientou. “Vamos, por meio da Amlipa [Associação dos Municípios do Litoral], levar ao governador Beto Richa o pedido para que isso seja feito em outras secretarias também”, finalizou o prefeito. 

Ao final do encontro, Francischini ressaltou a colaboração dos prefeitos e representantes locais. “Quero agradecer e parabenizar os representantes do litoral. Foi uma determinação do governador que levássemos a secretaria para mais perto daqueles que convivem diariamente com os problemas. Vamos atender de pronto algumas reivindicações e outras serão estudadas, mas todas serão devidamente analisadas”, disse. 

“Agradeço especialmente ao prefeito anfitrião do encontro, Edison Kersten, pela acolhida e deixo meu gabinete aberto aos prefeitos e representantes da comunidade do litoral para interagirem conosco e fazermos, juntos, uma segurança pública melhor”, salientou. 

Presenças 
Participaram do encontro os prefeitos de Paranaguá, Edison Kersten; de Guaratuba, Evani Justus; de Pontal do Paraná, Edgar Rossi; e de Antonina, João Domero; os municípios de Guaraqueçaba, Morretes e Matinhos enviaram representantes do Executivo. 


(fonte: PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário