quarta-feira, 18 de março de 2015

Prefeito Edison ressalta trabalho conjunto no aniversário de 80 anos do Porto de Paranaguá


O prefeito Edison Kersten participou, na manhã desta terça-feira (17), da cerimônia de comemoração dos 80 anos do Porto de Paranaguá, o Porto Dom Pedro II. Inaugurado em 1935, o Porto de Paranaguá tem uma trajetória de desenvolvimento conjunto com o município, ponto ressaltado pelo prefeito. 

“Crescemos e nos desenvolvemos com o Porto, que emprega milhares de parnanguaras e se constitui como força econômica para nosso município”, salientou. “Tivemos anos de desavenças entre gestões municipais e gestões do porto, situação que hoje não se repete. Estamos juntos, Porto e cidade, na melhoria das condições de trabalho e de renda dos parnanguaras”, reassaltou durante o discurso. 

Luiz Henrique Dividino, diretor-presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), completou: “É um ano de conquistas, com um vasto programa de obras. Temos inúmeras ações com o objetivo de melhorar as condições do porto, principalmente em relação ao meio-ambiente, à qualidade de vida e em relação à integração com município”, explicou.
 

Carregadores de navios 

Dois novos carregadores de navios, os shiploaders, foram entregues durante a cerimônia de comemoração dos 80 anos do Porto. O prefeito Edison, ao lado do diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, apertou o botão que deu início à operação dos novos equipamentos. 

Segundo a Appa, os novos carregadores – que podem operar a uma velocidade de 2 mil toneladas por hora - devem aumentar em 33% a capacidade de operação do corredor de exportação. 

A expectativa é de que a exportação da safra 2015 pelo Porto de Paranaguá alcance a marca de 5,5 milhões de toneladas entre os meses de março, abril e maio. 

O Porto 

Com uma área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4.232m de extensão do cais píers, o Porto de Paranaguá ostenta posições de destaque em exportação e importação. Passam por Paranaguá, a maior parcela da exportação brasileira de farelo de soja e óleo vegetal; a 2ª maior parcela da exportação de açular, milho, algodão, papel, álcool e veículos e a 3ª maior parte dos congelados, soja e madeira que seguem para os mercados externos. 

No quesito importação, o Porto Dom Pedro II os primeiros em fertilizantes; vice-líder na importação de pasta e outros produtos químicos e terceiro colocado no recebimento de graneis sólidos, máquinas, peças e equipamentos. 

Atracadouro particular, foi apenas em 1917 que o Governo do Estado do Paraná assumiu a administração do Porto. Foi em 1935, porém, que o porto foi inaugurado no local onde está hoje. Desde então, a movimentação de cargas cresceu 500 vezes, transformando o Porto de Paranaguá num dos principais do Brasil. 

Presenças 
Participaram da solenidade os prefeitos de Matinhos, Dalmora; de Guaratuba, Evani Justus; os deputados estaduais Artagão Júnior e Tião Medeiros; o vereador Maranhão representou o legislativo municipal de Paranaguá; diretoras e funcionários da Appa e de órgãos do Governo do Estado. 


(Texto PMP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário