segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Paranaguá tem o primeiro táxi adaptado para cadeirantes


O prefeito Edison Kersten entregou o primeiro táxi adaptado para cadeirantes de Paranaguá. O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu). O carro entregue nesta manhã integra um lote de 15 novos táxis licenciados após processo licitatório da Prefeitura Municipal. 

O carro é uma Chevrolet Spin que teve o assoalho rebaixado para instalação de uma estrutura similar a uma rampa, por onde o cadeirante pode subir com segurança. Segundo explica o representante da empresa que projetou as mudanças, Henrique Nemeth, o veículo segue padrões internacionais de segurança, como a instalação de quatro pontos (dois anteriores e dois posteriores) para afixação correta da cadeira. Há, também, um cinto de três pontas, o que garante a total fixação da cadeira mesmo em casos de frenagem bruscas. 

A cadeirante Cintia Lins do Nascimento foi a primeira a experimentar o carro. “A melhoria é muito importante não só para mim, mas para todos os cadeirantes da cidade. Quando queríamos tomar um táxi, tínhamos que ficar perguntando, por telefone, se o veículo suportava uma cadeira, ou não, e isso poderia demorar bastante. É bom saber que a cidade conta com um veículo que vá nos atender”, disse. 

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Edison Kersten ressaltou que o veículo integra ações num contexto maior para beneficiar os cadeirantes. “Colocamos o processo licitatório em andamento já prevendo que um dos quinze novos táxis teria de ser adaptado para uso de cadeirantes. Juntamente com esse processo, estamos investindo na adaptação de outros espaços para uso inclusivo destas pessoas. Como exemplo, cito as ciclovias da cidade, cuja adaptação para acesso de cadeirantes também já está sendo feita”, salientou. 

O táxi adaptado vem a suprir uma demanda já sentida no dia a dia. “Eu sempre pensei, mesmo antes da licitação, nesta necessidade. Aí participei e me inscrevi justamente para esse veículo porque sentia que as pessoas cadeirantes merecem esse cuidado”, disse Josineia Steinert, proprietária do táxi. 

Atualmente, Paranaguá tem uma frota de 153 táxis, segundo dados da Associação dos Taxistas de Paranaguá (ATP). Deste total, 15 novos carros estão nas ruas após processo licitatório concluído na gestão do prefeito Edison Kersten. Os carros desta licitação foram financiados por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (Semtra), que mantém o Banco do Empreendedor, em parceria com o Governo do Estado, e que oferta linhas de crédito especiais para taxistas e demais empreendedores de pequeno, médio e grande portes. 

O táxi ficará no ponto em frente ao Hospital Regional e o telefone para contato é o 9586-2926. (fonte Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário