quarta-feira, 10 de abril de 2013

Paranaguá recebe dia 21 show da Banda Marcial da Marinha




A tradicional banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais que divulga o trabalho da Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais estará em Paranaguá, dia 21 de abril para apresentação gratuita, no  Ginásio de Esportes Albertina Salmon, em comemoração aos 160 anos da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), que será em 1.º de outubro.
A Prefeitura vai ceder a estrutura para apresentação do grupo. A Banda Marcial faz evoluções durante o show e está realizando turnê pelo Sul do Brasil. “Vai ser uma ótima oportunidade para o povo de Paranaguá assistir a esse espetáculo. Vamos dar todo o apoio necessário para a realização”, garantiu o prefeito Mário Roque, que presenteou capitão de Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho, com um souvernir local, um remo pintado com o casario da Rua da Praia.



MAIS SOBRE BANDA MARCIAL

A Capitania dos Portos do Paraná já conseguiu trazer a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais para se apresentar em Paranaguá em 2010, na Praça de Eventos 29 de Julho. O grupo mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 120 militares realizam com precisão e simetria criativas evoluções. Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, foi fundada em 1808, e distingue-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandaré", sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. Em sua composição encontram-se: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, taróis, surdos, quintonton, pratos, liras, gaitas, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.

(fonte: AI Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário