quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Próximo mutirão contra a Dengue será no bairro Jardim Araçá no sábado (29)


Acontece no próximo sábado (29), o segundo grande mutirão Contra a Dengue em Paranaguá. Desta vez, quem vai receber a equipe de funcionários da Prefeitura será o bairro Jardim Araçá. A concentração para o início do mutirão deve acontecer na praça do bairro, às 9h. 

O Comitê Municipal de Combate à Dengue divulgou um balanço do primeiro mutirão, que aconteceu no sábado passado no bairro Porto dos Padres. Foram retirados sete caminhões de entulho do bairro e um de material reciclável e agentes de endemias foram bem recebidos pela população, eliminando centenas de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. 

A secretária municipal de Saúde, Dr.ª Terezinha Kersten, avaliou como positivo o resultado da ação de enfrentamento. “O povo recebeu muito bem as equipes e tomou consciência de que o problema de combate à doença deve envolver toda a população”, salientou. 

O prefeito Edison Kersten é presidente do Comitê de Combate à Dengue e chamou a atenção de que o cuidado deve ser redobrado com a chegada do verão. “Importante salientar que Dengue mata. Em cidades portuárias como Joinville, houve uma explosão de casos. O momento em Paranaguá é de se manter extremamente vigilante. Todos devem cuidar dos seus quintais e casas e nos ajudar a combater principalmente os focos do mosquito”, salientou. 

A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a 1ª Regional de Saúde do Estado, tem usado diversas estratégias para combater a proliferação do mosquito transmissor. Dentre elas está o uso dos carros fumacês nos bairros. A aplicação do inseticida já está no quarto ciclo. Além disso, profissionais da Saúde percorrem ruas da cidade com a chamada “bomba costal”, também dispersando inseticida. Porém, estas duas estratégias eliminam apenas o mosquito na fase adulta (alada). 

Tayana Galvão, superintendente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), explica que a melhor estratégia ainda é o combate aos focos de proliferação do mosquito. “A população deve eliminar qualquer recipiente que possa armazenar água parada, mesmo que seja e em pouca quantidade. Basta lembrar que o ovo do mosquito pode ficar inativo por até dois anos, bastando o contato com as condições ideais para que venha a se transformar em larva e se desenvolver”, ressaltou. 

“Agradecemos o empenho da população e pedimos que todos continuem nos ajudando a enfrentar a doença”, concluiu. 

Os Mutirões contra Dengue são uma realização da Prefeitura de Paranaguá por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Assistência Social, Comunicação Social, Urbanismo, Obras Públicas e Associação de Moradores..
(fonte PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário