sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Relações de confiança mútua aumentam a performance nas organizações


A FAE Centro Universitário lançou, a 13ª edição da Feira de Gestão. No seu primeiro dia, o evento contou com a presença do neurocientista norte-americano Paul Zak, fundador do Centro de Estudos em Neuroeconomia da Universidade de Claremont, na Califórnia, que ministrou a palestra de abertura da Feira, sobre como usar a neurociência para construir organizações de alta performance.

Durante a palestra, Zak apresentou cases e discursou sobre a tese polêmica da Molécula da Moralidade, estudada por ele desde meados dos anos 2000, que tem com base de estudo a medição do nível do hormônio oxitocina nos indivíduos. De acordo com o neurocientista, a liberação do hormônio pode medir os níveis de confiança, seja no âmbito pessoal ou profissional. O pesquisador afirma que a oxitocina está ligada à empatia, generosidade e confiança, quesitos fundamentais para o desenvolvimento organizacional. Zak faz questão de destacar que “países prósperos com taxas altas de desenvolvimento econômico, têm elevado senso moral e alta relação de confiança”, diz.

O pesquisador defende a transparência nas organizações e o envolvimento de todos os colaboradores no ambiente de trabalho. Segundo ele, a relação de confiança estabelecida traz felicidade e prazer na realização das atividades, e é de suma importância para o desenvolvimento das corporações. Ele aconselha o elogio público, o gerenciamento da expectativa do colaborador, o fluxo de informações, a naturalidade e o feedback, sejam constantes no ambiente de trabalho. “A neurociência, por meio da Molécula da Moralidade, é uma ciência para envolver as pessoas”, define Zak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário