quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde leva conscientização sobre a dengue à Feira da Lua


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas com informações sobre o combate à Dengue, estreou, na noite desta terça-feira (5), um estande permanente na Feira da Lua, na Praça dos Leões. O local conta com agentes de endemias que orientam a população sobre cuidados básicos que podem ser tomados no dia a dia para combater focos de proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

O trabalho do estande da Semsa na Feira da Lua é uma das ações realizadas para enfrentar a Dengue em Paranaguá. A cidade, pela primeira vez em sua história, atingiu a condição de “município infestado”, critério usado pelo Ministério da Saúde quando o município registra focos do mosquito da Dengue e tem ao menos um caso de infectado que contraiu a doença em seu próprio território – o chamado caso autóctone. 

Segundo explica Elen Cristine Rodrigues Soares, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, os agentes de endemias vão intensificar as visitas nas casas dos parnanguaras, além de monitorar locais que possam ser possíveis focos do mosquito. “Também realizamos palestras nos bairros. Nesta semana fizemos na Ilha dos Valadares e já temos agendadas algumas palestras em empresas”, salientou. 

Segundo Elen, a Feira da Lua vem concentrando um grande número de frequentadores todas as terças-feiras, o que pode ser um ponto estratégico para a disseminação da informação. “Esperamos atingir um bom público nos dias de Feira da Lua, principalmente passando dicas relativas à prevenção”, salientou. 

A dona de casa Estela Siqueira, moradora do Jardim América, passou pelo estande e conta que segue as recomendações. “Moro em apartamento e o possível foco está nos vasos de plantas que tenho. Tenho o hábito de preencher o vazo com areia”, salienta. 

Campanha 
No final de Julho, após receber a classificação de “município infestado”, a Semsa lançou a campanha “Paranaguá Unida Contra a Dengue”, mobilização dos setores públicos de saúde e da população no efetivo combate ao mosquito transmissor da doença. 

A secretária municipal de Saúde, Dr.ª Terezinha Flenik Kersten, pede a ativa colaboração da população na questão. “Seja recebendo os agentes de endemias e, principalmente, tomando todas as medidas de precaução possíveis, a participação da população é de suma importância. Temos que cuidar do combate à dengue neste momento para evitar possíveis casos no verão”, disse. 

A Secretaria Municipal de Saúde também está orientando os profissionais das unidades de saúde para que fiquem em alerta para possíveis sinais de Dengue, como febre alta e prolongada e orientem os pacientes para os cuidados necessários em caso de infecção.(fonte Secom/foto Marcio Tibelleti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário