segunda-feira, 30 de junho de 2014

4ª Festa Nacional da Tainha em Paranaguá


O prefeito Edison Kersten abriu, na noite desta sexta-feira (27), a 4ª Festa Nacional da Tainha, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), que entrou na programação turística do Estado e do Brasil. 

O evento de abertura contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Compareceram vários secretários municipais, incluindo o presidente da Fumtur, Rafael Guttierres Júnior, o vice-governador do Estado, Flávio Arns, e o ex-assessor da Vice-Presidência da República e membro da executiva nacional do PMDB, Rodrigo Rocha Loures. Representando o governador Beto Richa, a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnik. 

Neste ano, 17 comunidades pesqueiras de Paranaguá participam do evento e um dos aspectos mais comentados durante a abertura foi a estrutura montada na praça, visivelmente melhor que em anos anteriores. O prefeito Edison Kersten fez questão, ao visitar cada um dos estandes, de salientar que vai dar todo o apoio necessário para que Festa da Tainha ganhe cada mais corpo no cenário regional e nacional. 

“Quero que os nossos pescadores e suas famílias saibam que estamos dando todo o apoio necessário para que eles tenham condições de ofertar o melhor serviço possível aos visitantes. Este ano investimos fortemente na estrutura e até em alojamento adequado para eles e sabemos que a população vai participar, os turistas chegarão e a Festa da Tainha deste ano será um sucesso”, salientou o prefeito. 

“Lembrando que o visitante que vier à Festa poderá, ainda, desfrutar de outros atrativos turísticos de Paranaguá, como o nosso Aquário Marinho, que foi inaugurado em janeiro e que fica ao lado de onde se realiza a festa. Também temos nosso casario histórico e, se o tempo contribuir, o visitante pode ainda fazer um belo passeio de barco pela nossa baía de Paranaguá”, disse. 

Além da megaestrutura, o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierres Júnior, salienta todo o preparo que foi dado aos pescadores antes do início do evento. “Todos eles passaram por capacitação para manipulação correta de alimentos, atendimento correto ao visitante, dentre outros aspectos que foram trabalhados. Todo esse cuidado foi preparado por determinação do prefeito Edison, que deu todo o apoio necessário para que esse evento se realizasse hoje”, disse Rafinha. 

O vice-governador do Estado, Flávio Arns, salientou a importância da Festa no calendário estadual. “É um evento muito importante para o Estado do Paraná e para toda a região do litoral, pois movimenta o turismo como um todo. Trago o abraço do governador Beto Richa e digo que já estou sendo cobrado para levar a tainha recheada aos colegas que não puderem me acompanhar nesta noite”, encerrou Arns. 

“Hoje, a gastronomia representa 30% do gasto de um turista, indicam as pesquisas. Quero dizer que a Festa da Tainha é um bom exemplo de como aproveitar esse processo, parabenizar toda a equipe e desejar sucesso a todos vocês”, disse Juliana Vosnika, presidente da Paraná Turismo e representante do governador Beto Richa no evento. 

Rodrigo Rocha Loures, membro da executiva nacional do PMDB, disse "fico contente em vir à Festa da Tainha e verificar que Paranaguá está levando muito a sério o incremento do turismo. Durante os últimos dois anos pudemos ajudar Paranaguá na captação de recursos para a área do turismo e na criação da ABITUR. Assim, verificamos que auxiliamos a cidade a trilhar um novo caminho de desenvolvimento”. 

Oportunidade 

Para os pescadores de Paranaguá e região, a Festa da Tainha representa uma oportunidade especial de geração de renda. É o caso de Rosa Matoso de Freitas, da comunidade de Piaçaguera. Dona Rosa conta que, em época de festa, 10 pessoas da família passam a adotar o espaço como ambiente de trabalho. 

“Para nós é uma oportunidade e tanto para ter um rendimento a mais, por que nós vivemos da pesca e precisamos ofertar nosso produto”, disse, salientando que a estrutura deste ano é a melhor que ela já viu nas cinco edições que já participou da Festa da Tainha. 

A esperança de ter uma fonte de renda a mais também move Beatriz Borges, trabalhando pelo primeira vez no estande da comunidade da Ilha dos Valadares. “Espero que o movimento seja bom e aproveito para convidar a todos a comparecem que estamos preparados para oferecer o melhor atendimento a todos”, disse.

O presidente da Colônia de Pescadores Z1 (Paranaguá), Edemir Ferreira, o Edemir da Pesca, salienta o avanço na estrutura. “Começamos com pequenas barracas e hoje temos essa grande estrutura, demonstrando a força que a comunidade pesqueira tem e o quanto ela representa para o setor turístico do município. Agradeço ao prefeito e à Fundação de Turismo, que tem nos dado todo o apoio necessário”, disse. 

Preço 

A Prefeitura e a Fumtur negociaram com as comunidades e conseguiram uma redução no preço da Tainha Recheada, que neste ano custa R$ 40 – contra R$ 45 no ano passado. 

Copa 

Durante a Copa, em dias de jogo do Brasil, dois telões irão exibir a transmissão dos jogos. 

(fonte Secom)




Nenhum comentário:

Postar um comentário