quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Amanhã acontece o Fórum da Pessoa Idosa


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, realiza, na quinta-feira (17), o Fórum da Pessoa Idosa, com o objetivo de debater sobre a formação de políticas públicas voltadas a esta parcela da sociedade. O evento é aberto à comunidade e acontecerá na Paranaguá Previdência a partir das 13h30. 

“Procuramos saber as necessidades da pessoa idosa e atendê-las da melhor forma possível, de modo interdisciplinar e integrado”, salienta Neuza Mary Machado, secretária de Assistência Social. 

Um dos assuntos que serão discutidos no Fórum será a lei municipal nº 2.956 de maio de 2009, que disciplina o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A atuação do Conselho Municipal do Idoso, um dos órgãos que estipulam ações para esse público, também será um dos temas discutidos. 

“Nossa diretriz é entender o idoso como um ser íntegro, que precisa ser atendido em aspectos como saúde, lazer, segurança e educação. Por isso, o Conselho, por exemplo, tem participantes de diversas áreas”, explica Neuza. 

Na avaliação da secretária de Assistência Social, o Fórum serve para estreitar a relação com com organizações não-governamentais e a sociedade civil na tentativa de “fazer um diagnóstico e mapear as principais necessidades dessa parcela da sociedade”. 

CRAS e CREAS 

Em Paranaguá, as ações que envolvam idosos são, basicamente, atendidas pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializada em Assistência Social), ambos ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 
Paranaguá tem quatro CRAS (Porto dos Padres, Serraria do Rocha, Nilson Neves e Vila Garcia), onde são oferecidos serviços como o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso Interestadual, aposentadoria, entre outros.

Já no CREAS são atendidas denúncias de qualquer forma de violência praticada contra idosos. 

Censo

De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Paranaguá conta com uma população de 12.550 idosos (mais de 60 anos), o que representa cerca de 9% da população total da cidade, ainda segundo os números do Censo. 

No Brasil, desde o Censo de 1991, é possível notar um aumento no número de pessoas idosas acompanhado de uma diminuição no número de crianças e jovens. De acordo com o IBGE, o grupo de crianças de 0 a 4 anos do sexo masculino, por exemplo, representava 5,7% da população total em 1991, enquanto o feminino representava 5,5%. Em 2000, estes percentuais caíram para 4,9% e 4,7%, chegando a 3,7% e 3,6% em 2010. Enquanto isso, cresce a participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. (fonte AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário