quarta-feira, 22 de maio de 2013

Paranaguá participa do Encontro Nacional de Turismo



O trade turístico e governos estaduais e municipais participaram do Encontro Nacional de Turismo, que ocorreu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, como parte das comemorações dos dez anos do Ministério do Turismo (Mtur). Paranaguá esteve representada pelo presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Guttierres Júnior.
O primeiro dia do evento foi marcado pela apresentação do Programa de Regionalização, uma das principais ações do Mtur. Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é uma diretriz estruturante do Mtur que organiza o território brasileiro em regiões turísticas, como base para planejamento, ordenamento e promoção do desenvolvimento territorial integrado. Em 2010, o programa passou por um processo de avaliação que envolveu um amplo conjunto de atores estratégicos, instituições e beneficiários, que estiveram direta ou indiretamente vinculados à sua implementação, selecionados em todas as regiões de País.
Os resultados da avaliação apontaram a necessidade de melhorias, principalmente nas ações de implementação do programa. Nesse contexto, a Coordenação-Geral de Regionalização realizou, de forma participativa, um amplo debate acerca da reestruturação dos seus processos, projetos e ações. Além do debate promovido com os envolvidos no programa, realizou-se também uma consulta pública acerca da proposta de reestruturação, que teve como resultado cerca de 400 contribuições nos 30 dias que ficou disponível no portal do MTur. O Encontro Nacional do Turismo apresentou os resultados dos esforços, os ajustes do programa referentes às suas estratégias, seus componentes e inovações.
Para o presidente da Fumtur, Rafael Guttierres Júnior, a participação em eventos deste porte é muito importante para cada cidade. “Recebemos informações e dicas do que o governo federal vai fazer no período de 2013 a 2016”, destacou Rafinha.
Segundo ele, um dos projetos anunciados pode beneficiar Paranaguá. Haverá o lançamento do Plano de Aceleração de Crescimento- PAC – das Cidades Históricas. Esta é uma das linhas de atuação do Ministério da Cultura. “Paranaguá está entre esses municípios e ainda faz parte dos 65 destinos indutores de turismo no Brasil, o que aumenta as chances de sermos contemplados”, completou Rafinha. “Quando o novo PAC for lançado, estaremos preparados com projetos que possam ser viabilizados”, ressaltou.
O Ministério do Turismo, junto com a Fundação Getúlio Vargas está visitando os 65 destinos indutores do Brasil e estará em Paranaguá entre os dias 01 e 05 de julho. Será feito um levantamento do município em todas as áreas como Cultura, Obras, Planejamento, Educação, Saúde com o objetivo de verificar andamento de outras áreas correlatas ao turismo.
“Turismo só vai funcionar quando a população vive bem e tem uma boa qualidade de vida e é por isso que a Fundação Getulio Vargas faz esse acompanhamento”, finalizou o presidente da Fumtur.
(Fonte AI Fumtur)



Nenhum comentário:

Postar um comentário