quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ilhas dos Currais vai se transformar em Parque Nacional Marinho


Foi aprovado essa semana pelo Senado  criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais. A proposta de criação do parque foi apresentada em 2002 pelo ex-deputado Luciano Pizzatto. O texto agora segue para sanção da presidente Dilma. 

De acordo com o projeto, o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais será administrado pelo poder público federal e disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo representante do poder público federal, e composto por representante da Marinha do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná – SEMA/PR, de representantes das prefeituras de Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná, Antonina, Guaraqueçaba e Paranaguá, dois representantes das colônias de pescadores da região, dois dos clubes náuticos ou de pesca, dois de organizações não-governamentais que desenvolvam atividade na região e dois da comunidade científica, sendo os representantes da sociedade e organizações civis escolhidos pelo poder público federal.

As ilhas dos Currais formam um pequeno arquipélago a 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. O arquipélago é composto por 3 pequenas ilhas: a primeira apenas um pico de pedra alto sem vegetação, a segunda um pouco mais baixa e a terceira, bem maior, apresenta vegetação apenas em seu cume.

As ilhas não possuem praias, apenas costões de rochas e pedras que afloram do mar. Vivem na área mais de 8 mil aves. De acordo com pesquisadores chegam a nascer 5 mil atobás nas ilhas, sendo é o principal berço desta ave em todo o litoral brasileiro. O entorno das ilhas também serve de proteção para o mero, o maior peixe ósseo do Atlântico Sul, que está ameaçado de extinção. Os peixes se abrigam em recifes artificiais e recifes naturais, estes últimos um dos motivos da necessidade de conservação da área. 

Nas ilhas são feitas pesquisas do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná.
(fonte Correio do Litoral)



Um comentário:

  1. Esqueceu o crédito ao Correio do Litoral.com. Veja lá que houve alteração na matéria, constando a mudança no projeto original. Abs

    ResponderExcluir