quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Paranaguá: Prefeito faz apelo para população colaborar no combate à dengue


Paranaguá tem 41 casos de dengue contraídos na cidade (autóctones). O número é preocupante e por esse motivo o prefeito Edison Kersten fez nesta semana um apelo à população para ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. 

“Isso é um dever de todo cidadão parnanguara. É preciso tomar as medidas em casa, desde o cuidado com tudo aquilo que retém água e faz com que se prolifere o mosquito”, destacou o prefeito Edison, que lembrou ainda das iniciativas que vem sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde e por outros órgãos do poder público.

Uma das iniciativas para combater a proliferação do Aedes Aegypti, que elimina o mosquito na forma alada (já voando), é a presença dos seis carros de fumacê. Por meio de nebulização, uma espécie de vapor, os veículos estão percorrendo os bairros no período da manhã e no início da noite desde a semana passada.

Há também o trabalho de 74 profissionais da área de saúde todos os dias, em campo, percorrendo casas e estabelecimentos comerciais para orientar os moradores sobre as medidas necessárias para não haver a proliferação. São 25 agentes de endemias, 10 agentes comunitários de saúde, 20 guardas civis municipais, 10 funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (1.ª Regional) e 9 agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) cedidos ao município.

O prefeito Edison lembrou que a dengue preocupa e que já há municípios com o mesmo perfil de Paranaguá, como Itajaí, em Santa Catarina, onde foram registrados mais de 1 mil casos, o que é considerado epidemia. “Nós aqui em Paranaguá não queremos que isso aconteça. Temos que evitar ao máximo, porque no momento em que ocorre a multiplicação desses mosquitos a situação fica difícil. E neste processo é fundamental ter a colaboração de todos”, declarou o prefeito.
(Fonte PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário