domingo, 2 de novembro de 2014

Depuradora de ostras garante o consumo saudável da iguaria


Com a chegada do verão e a alta nas temperaturas, aumenta o consumo de frutos do mar no Litoral. Dentre eles, as ostras estão entre as iguarias mais procuradas nos dias quentes que marcam a estação. Para garantir alimento saudável a turistas e à população, a Prefeitura de Paranaguá mantém a Depuradora de Ostras, localizada ao lado do módulo da Guarda Civil Municipal na Passarela da Ilha dos Valadares.

A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Cintia Maria Lopes dos Santos, esclarece que a estrutura é única no litoral do Paraná e serve para que o molusco extraído na Baía de Paranaguá passe por um processo completo de limpeza e desinfecção. 

Segundo o último levantamento da Semapa, totalizando os meses de setembro e outubro, 351 dúzias de ostras foram depuradas, incluindo a produção de pescadores de Ilha Rasa, Ilha de Almeida, Ilha de Maciel e Ilha de Amparo. 

“A Depuração é importante porque filtra as bactérias comumente encontradas nas ostras”, disse. 

Segundo Eric Mariano Souza, médico veterinário da Semapa, os casos de infecção alimentar pelo consumo de ostras são muito comuns no verão. “Por isso fica o alerta para a população só consumir ostras que tenham passado pela Depuradora de Ostras”, afirma. 

A depuração de ostras é feita em quatro caixas, onde o molusco expurga toxinas. A água é clorada e há ainda um sistema circular de filtro de areia, de ultravioleta e de ozônio. Esse processo, de acordo com Eric, elimina a maior parte das bactérias presentes no intestino do molusco. 

A Depuradora de Ostras da Prefeitura de Paranaguá funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h. Como o processo de depuração dura 24 horas, a Depuradora só abre aos sábados se os pescadores levarem o molusco na sexta-feira. Nos sábados, quando abre, o horário de funcionamento vai até 12h. 
(fonte Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário