terça-feira, 1 de outubro de 2013

Capitania dos Portos comemora 160 anos


A Capitania dos Portos do Estado do Paraná comemora neste dia 01 de outubro 160 anos de fundação. Solenidade na sede da Capitania foi realizada para registrar a data.

O evento contou com a presença do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten e destacou a importância da entidade que dá segurança, especialmente, a todos aqueles que dependem ou vivem da atividade pesqueira e na navegação da Baía de Paranaguá. “A Capitania dos Portos tem um papel importante na garantia desta segurança e sabemos que este trabalho é bem feito”, disse o prefeito ao final da solenidade que contou com a presença de autoridades locais, membros da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (Soamar/PR) e foi prestigiada por representantes do Exército e da Força Aérea.

Criada por um Ato Imperial, em 1853, a CPPR representa a Marinha do Brasil no estado do Paraná. Em mensagem alusiva à data, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo Cesar de Quadros Küster, registrou a importância da Capitania no trabalho desenvolvido nos 23 municípios de sua jurisdição, “além dos rios limítrofes com os Estados de São Paulo e Santa Catarina, mantendo perene o lema 'Sua Segurança no Mar é a nossa Missão', contribuindo para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica”, declarou.

Durante a cerimônia, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Dantas de Almeida Filho declarou que em 160 anos, a Capitania jamais se furtou em enfrentar desafios, participando dos maiores eventos da história paranaense, crescendo continuamente em importância e em responsabilidades. 

“Reverenciando a todos que por aqui passaram, agradeço aos atuais tripulantes, sejam militares ou servidores civis, que, pelo esforço individual, vêm contribuindo sobremaneira para alcançarmos nossos objetivos. Manifesto, também, gratidão às autoridades civis e militares do poder público nas esferas federal, estadual e municipal e às entidades relacionadas às Comunidades Marítima, Náutica, Portuária e Pesqueira, pelas constantes colaboração e disponibilidade”. (fonte AI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário