sábado, 18 de abril de 2015
Paranaguá realiza campanha de conscientização para ciclistas
A Prefeitura de Paranaguá realiza campanha de conscientização para ciclistas. A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio de sua divisão de educação para o trânsito, iniciou, nesta semana, um trabalho para incentivar o uso das ciclofaixas. A GCM montou um posto de conscientização na rua Júlia da Costa, no Centro, onde recentemente foi criada uma ciclofaixa. No início da semana, a ação já tinha sido realizada na alameda Coronel Elysio Pereira, próximo ao Hospital Regional do Litoral.
Focada nos horários de maior movimento – entre 7h e 9h e entre 13h e 15h – a campanha aborda ativamente os ciclistas e informa sobre a necessidade de uso da ciclofaixa para manter a segurança e mobilidade urbana. Nos primeiros dois dias de campanha, mais de 200 bicicletas receberam adesivos refletivos e seus condutores, orientações de trânsito. Um dos focos da atuação são as bicicletas elétricas – que, pela velocidade que atingem – necessitam de equipamentos de segurança para serem utilizadas. Dois ciclomotores foram apreendidos durante a campanha.
De acordo com a guarda civil municipal Cristiane Maia Paixão, do departamento municipal de educação para o trânsito, a aceitação da ciclofaixa tem sido muito boa. “Podemos ver que os ciclomotores estão tentando se adequar. O foco da campanha é a educação e orientação” disse.
ESTATÍSTICA
A Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) realizou um levantamento do número de utilizadores da ciclofaixa da rua Júlia da Costa em dias de semana, nos horários de pico. Transitam pela rua, em média, 750 bicicletas ao dia. O número – o dobro do que era esperado pela Semseg – sugere que a criação de ciclofaixas pode estimular o uso de um meio de transporte mais econômico e sustentável, que é a bicicleta.
“Estamos seguindo uma tendência mundial de estimular e dar condições de uso a um modal mais econômico de transporte. Pelas condições de solo plano de nossa cidade, sempre teremos um uso intenso de bicicletas como meio de transporte, e não só de lazer”, salienta o secretário da pasta, Cícero Alves Fernandes.
Atualmente, segundo estimativas da secretaria de Segurança baseadas nas vendas, existem mais de 100 mil bicicletas na cidade. Os automóveis, de acordo com registros da Ciretran, somam 60 mil, fora àqueles emplacados em outras cidades, mas que circulam em Paranaguá.
“Encontrar soluções para a questão do trânsito tem sido uma prioridade da gestão do prefeito Edison Kersten, seja com mudanças que beneficiem os carros, como a criação dos binários, seja com a implantação de ciclofaixas”, explica.
ANEL CICLOVIÁRIO
A criação da ciclofaixa na rua Júlia da Costa soma-se à criação de outras faixas exclusivas para este modal em ruas como Bento Munhoz da Rocha Neto, Elysio Pereira, Manuel Corrêa e a rua dos Expedicionários e integra o anel cicloviário juntamenta com a avenida Prefeito Roque Vernalha e a rua Domingos Peneda, que integram praticamente toda a cidade.
(fonte PMP)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário