terça-feira, 3 de junho de 2014

Fundação Getúlio Vargas inicia nova avaliação dos índices turísticos de Paranaguá

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014 em destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Por isso, o técnico da FGV, Marcelo Abreu, está em Paranaguá onde passará a semana para fazer um minucioso levantamento das condições atuais de Paranaguá.

O primeiro encontro aconteceu com o prefeito da cidade, Edison Kersten, nesta segunda-feira (02) quando o prefeito destacou vários projetos que a atual administração vai implantar. “Estamos viabilizando recursos para a criação de ostras dessa região”, adiantou o prefeito Edison. Além disso, ele falou sobre o projeto de incentivo de implantação de pousadas e cozinhas comunitárias nas regiões das ilhas e comunidades marítimas.

“A nossa preocupação é dar condições para os pescadores da Baía de Paranaguá”, garantiu o prefeito Edison Kersten.

É importante destacar que o Índice é do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional , executado pela Fundação Getúlio Vargas e é a primeira abordagem brasileira a medir a competitividade de destinos turísticos.

A metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução dos 65 destinos indutores a partir do entendimento de que a competitividade como a capacidade de um destino em gerar, de forma contínua e sustentável, negócios nas atividades do setor de turismo.

A partir dos resultados produzidos por este índice, gestores municipais, estaduais e nacionais possuem informações relevantes para o planejamento de seus investimentos no setor e gerenciamento dos recursos necessário para o desenvolvimento de vantagens competitivos do destino neste segmento.

O encontro foi acompanhado pelo presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierres Júnior e pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, assim como do Planejamento, Rita Abe e da Comunicação, Maurício Vitor Leone de Souza que repassaram várias informações da administração pública referente às suas áreas.

O técnico da FGV estará com secretários do Meio Ambiente, Planejamento, Fazenda, Assistência Social, Saúde, Obras, Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros setores.

Marcelo Abreu, da FGV, fica até o próximo dia 06 de junho em Paranaguá para proceder aos questionamentos. Um deles, e que deve pesar de forma positiva para que Paranaguá tenha um bom índice no resultado, é o Plano Municipal de Turismo que está sendo executado pela Fundação Municipal de Turismo com meta até 2020.



Nenhum comentário:

Postar um comentário