O deputado estadual Alceu Maron Filho (PSDB) apresentou no inicio do mês de junho, um projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que concede o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná à Dom Alfredo Ernest Novak, Bispo Emérito de Paranaguá. O Título será entregue no dia 07 de outubro, às 10:00 horas, na Festa de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, Padroeira de Paranaguá.
O deputado destaca que no exercício do Bispado de Paranaguá, Dom Alfredo, “Neste período de dezessete anos que ficou a frente da Diocese de Paranaguá, Dom Alfredo, afora sua participação desenvolta no espargimento de religiosidade entre as 14 cidades que compõem a nossa diocese, revelou-se um grande comunicador social, ajudando em muito, principalmente os jovens, mas também despertou entre os paranaenses o sentimento de amos ao próximo, independente de credo específico, sempre concitando a todos a necessidade do respeito ao semelhante, através da fraternidade entre os seres, ressaltando o espírito humanitário que cada cidadão deve nutrir”, enfatiza o parlamentar.
Maron destaca também que Dom Alfredo foi um grande apóstolo do povo paranaense. “Dom Alfredo introduziu a ideia de levar a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná a todas as demais dioceses do Estado, tornando-a, adorada e venerado rainha dos paranaenses, espalhando seus milagres por todos os rincões do estado, com real fervosidade”, externa Maron.
“Esta vida sacerdotal de um americano que veio evangelizar no Brasil, o fez um verdadeiro filho, respeitado e aplaudido, deste país, um verdadeiro brasileiro propriamente dito, pois seu amor a nossa terra, aqui continua a residir, até o chamamento divino. Só estes motivos já os bastariam para homenageá-lo, pois existe um grande trabalho realizado religioso realizado por Dom Alfredo, o que nos levam a fazer esta proposição e para que seja um Cidadão Honorário do Paraná por esta manifestação cívica, o reconhecimento pela existência de um ser humano bondoso, caridoso e amante de seus semelhantes e religiosos das comunidades paranaenses”, disse Maron destacando que acredita, com esta homenagem, estar traduzindo o desejo e a satisfação de grande parcela da população paranaense. “Sempre teremos em nossas mentes a em nossos corações a figura inolvidável de um sacerdote que somente proporcionou aos outros o bem nesta vida terrena”, finalizou Alceuzinho Maron.
DOM ALFREDO ERNEST NOVAK
Alfred Novak nasceu em Dwight, Nebraska. Ele foi educado no Seminário Menor Redentorista, o Colégio de S. José, em Kirkwood, Missouri. Ele participou noviciado em De Soto, Missouri, onde professou os votos religiosos como Redentorista na Província de St. Louis. Ele estudou para o sacerdócio no Seminário Imaculada Conceição, em Oconomowoc, Wisconsin e foi ordenado há em 2 de julho de 1956.
Dom Alfredo Novak serviu como missionário no Brasil até 19 abril de 1979, quando o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Vardimissa e Bispo Auxiliar de São Paulo. Foi ordenado bispo pelo cardeal Paulo Evaristo Arns de São Paulo. O co-diretor consecrators eram Bispos José Ivo Lorscheiter de Santa Maria e Aloísio Ariovaldo Amaral, C.Ss.R. de Limeira. Ele serviu a arquidiocese por dez anos. Em 15 de março de 1989 João Paulo II nomeou Novak como o segundo bispo de Paranaguá. Ele serviu a diocese como bispo por 17 anos antes de o Papa Bento XVI aceitou a sua demissão em 2 de agosto de 2006, e ele se tornou bispo emérito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário