quinta-feira, 23 de maio de 2013
Secretários e pescadores definem ações para Festa da Tainha
Secretários municipais e pescadores estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 22, para definir detalhes da Festa da Tainha deste ano que acontecerá no período do dia 19 de junho a 07 de julho.
O presidente da Fundação Municipal de Turismo da Prefeitura de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior, iniciou a reunião destacando as comunidades que estarão participando deste que é um dos grandes eventos de pescado do Brasil.
Estiveram presentes as comunidades de Amparo, Vila Guarani, Piaçaguera, Ilha dos Valadares, Prainha, Ponta do Ubá, Teixeira que confirmaram a participação na festa, assim como Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Barra do Sul, em Santa Catarina.
Participaram do evento o secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Roque; da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Cíntia Lopes de Souza; o presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Edmir Ferreira; representantes da Vigilância Sanitária, Juliana Queiroz.
O objetivo é garantir um bom atendimento. Por isso terá um treinamento antes de boas práticas e manipulação de alimentos para quem vai atuar nas cozinhas das barracas, além de um treinamento para os garçons. “Todo mundo vai estar capacitado, treinado e preparado para atender bem aos turistas e visitantes, além dos próprios moradores de Paranaguá e da nossa região”, destacou o presidente da Fumtur.
A reunião serviu para tratar questões como a retirada do lixo produzido, segurança que será garantida durante todos os dias da festa, montagem da estrutura, fiscalização sobre a manipulação dos alimentos nas barracas, entre outros.
Cada barraca receberá uma licença sanitária que será emitida para quem participar do curso de boas práticas na manipulação de alimentos que será repassado durante um dia, em Paranaguá, em parceria com o Senac e será ministrado durante o dia 11 de junho, na Biblioteca Pública Municipal. Todas as pessoas que vão atuar na cozinha, deverão fazer o curso para obter a licença. Também haverá um curso para os garçons no dia 18 de junho e a relação deve ser entregue até o dia 12 de junho.Os ambulantes interessados em trabalhar na Festa da Tainha deste ano também estão sendo chamados para fazer a inscrição. Eles têm o prazo até o próximo dia 29 de maio. Quem não procurar a Secretaria neste prazo, não terá autorização para atuar na praça.
Neste ano, todos os ambulantes devem fazer curso de boas práticas e manipulação dos alimentos que vai ser promovido pela prefeitura, numa parceria da Fundação Municipal de Turismo, Senac e Vigilância Sanitária.
“Queremos melhorar a festa, cada vez mais, e garantir um serviço de alta qualidade”, destacou o secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Roque. Ele informou que os dois banheiros do Mercado do Peixe estão sendo reformados e poderão ser usados pelos pescadores que estarão trabalhando nas barracas.
Também foi explicada a disposição das barracas neste ano. O palco ficará no Tutóia. “Assim o som alto não vai direto para dentro das barracas”, lembrou o presidente da Colônia de Pescadores Z-1. Serão montadas duas estruturas de barracas pela praça. Toda a estrutura, incluindo barracas, esgoto, energia e água, deve estar pronta no dia 14 de junho.
Valores dos pratos, compra dos peixes, entre outros itens serão discutidos na próxima reunião que ficou marcada para a próxima segunda-feira, dia 27 de maio.
Serviço
A Semsu fica na Rua Júlia da Costa, 655. O ambulante deve se dirigir ao departamento de concessão e permissão para fazer a inscrição.
(Fonte AI)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário