Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (20) a Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar, uma ação em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O conjunto de equipamentos vai permitir um levantamento da situação atmosférica local, o que vai subsidiar a comunidade científica, com informações que podem compor os Estudos de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV). As autoridades que atuam na fiscalização de empresas que emitem poluentes aéreos também serão beneficiadas, com levantamentos mais ágeis, e também a população, que passará a ter acesso a boletins sobre a qualidade do ar que respira a cada hora, pelo site www.iap.pr.gov.br.
A Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar está instalada na garagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMP) e foi comprada pelo valor de R$ 950 mil, com recursos do Banco Mundial (BIRD), financiados pelo Governo do Estado, para ampliar o monitoramento em regiões do Paraná antes não atendidas. A Prefeitura de Paranaguá é parceira, pois cedeu a área para colocação da estação, vai arcar com despesas como água e luz, e também construiu a infraestrutura necessária para instalação.
A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito Edison Kersten, dos secretários estaduais de Meio Ambiente, Paulino Mexia, de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, o deputado estadual Artagão Júnior, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves, a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Maia Albini, e vários outros secretários municipais e técnicos do setor.
Com base nas informações geradas pela Estação de Monitoramento será possível planejar políticas públicas para melhorar a gestão ambiental do município, lembrou o prefeito. “E os dados servirão de auxílio para fiscalizarmos a ação das empresas, principalmente as que têm ligação com a atividade portuária, até pela localização estratégica da estação, bem próximo ao porto. Além disso, o cidadão poderá verificar online, em tempo real, as condições do ar que está respirando. Isso vai nos ajudar a atuarmos no quesito saúde também, porque sabemos que em nossa cidade é alto o índice de pessoas com problemas pulmonares”, acrescentou o prefeito Edison.
O prefeito agradeceu ao governo do Estado pela implantação da Estação de Monitoramento em Paranaguá, bem como à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ao IAP e, em especial, ao secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, o deputado estadual Artagão Júnior.
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Paulino Mexia, essa iniciativa do governo do Estado tem a visão de proteção. Ele falou que esta foi a primeira estação fora de Curitiba e região metropolitana e outras cinco serão instaladas em diferentes localidades do Estado. “É um privilégio enorme para Paranaguá ter essa estação. Os dados (produzidos por ela) são públicos. A comunidade científica pode pegar instantaneamente. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) pode contribuir com os resultados, utilizando como termos de referência e até nos próximos licenciamentos ambientais”, completou o secretário.
O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, falou da descentralização do monitoramento da qualidade do ar. “Para nós é importante o convênio com Paranaguá. É um passo importante. Agradeço ao prefeito Edison por esse importante apoio ao IAP. Quando tivermos implantado as estações em outras regiões seremos o primeiro estado do Brasil com monitoramento da qualidade do ar em tempo real”, ressaltou o dirigente.
O secretário Artagão Júnior também comemorou a conquista. E lembrou que com o monitoramento online, o que antes demorava 30 dias para ser realizado agora é feito imediatamente. “Sem dúvida isso é um avanço tecnológico que vai fazer muito bem para Paranaguá e para nossa região, uma vez que as medidas de melhoria, de recuperação dessa poluição, podem ser tomadas na mesma velocidade”, comentou o secretário, que é deputado estadual e representa Paranaguá junto ao Governo do Estado.
(fonte: Site PMP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário