quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Carros ‘Fumacês’ voltarão a circular pela cidade na semana que vem


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Paranaguá informa que a partir da semana que vem, os parnanguaras devem se acostumar novamente com a presença dos carros fumacês. Serão mais três ciclos e seis carros e irão passar por todos os bairros da cidade. Essa é uma das estratégias de enfrentando ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 

A superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Tayana Galvão, faz um apelo para que a população: o ouvir o zumbido característico dos carros fumacê, o morador deve abrir as janelas de seu imóvel, facilitando a penetração do veneno e garantindo a eficácia da ação. 

“Estamos vendo uma postura contrária da população, que é o fechamento das janelas. Precisamos que as janelas e demais ambientes sejam abertos. Só isso matará o mosquito já na fase adulta, que é o foco dos carros fumacês”, salienta. 

A Semsa pede que protejam gaiolas de pássaros e aquários. 

A secretária municipal de Saúde, Dr.ª Terezinha Kersten, salienta que o fumacê é uma estratégia válida, mas só elimina o mosquito na fase adulta. “Temos que eliminar os focos criadouros de mosquito. Isso envolve a vigilância constante na questão do lixo, do entulho, de terrenos baldios e de todo e qualquer recipiente que possa juntar água parada. Temos que erradicar esses focos em nosso município”, salientou. 

O Comitê Municipal de Combate à Dengue identificou focos de criadouro de mosquito em todos os bairros da cidade. 

CASOS 
Paranaguá tem 65 casos autóctones (contraídos no município) confirmados da Doença. Mais dois casos foram importados, somando 67 casos confirmados. Há, ainda, outros 15 casos aguardando resultado de exames. 
(fonte PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário