terça-feira, 28 de julho de 2015
Paranaguá recebe certificado da ONU por uma cidade mais resiliente
Paranaguá aderiu à campanha de cidade resiliente da Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
O lançamento no Brasil da Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa que pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.
O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.
A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.
Pensando na necessidade desta consciência, o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, confirmou a adesão à campanha. Assim como ele, os demais prefeitos do Litoral também aderiram.
A entrega dos certificados aconteceu nesta segunda-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Vereadores.
Presenças
Os prefeitos de Paranaguá, Edison Kersten, de Morretes, Hélder Teófilo dos Santos; de Guaratuba, Evani Justus, de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, o vice-prefeito de Antonina, Wilson de Oliveira Filho, o agente de Defesa Civil de Guaraqueçaba, Paulo Benhur e o Guarda Municipal e agente da Defesa Civil de Matinhos, Marcelo Coradin receberam os certificados.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jozias de Oliveira Ramos; o coordenador de proteção e Defesa Civil do Paraná, Edmilson de Barros participaram do evento.
O Tenente Coronel Barros falou sobre a campanha da ONU e destacou a importância das cidades aderirem à iniciativa. Ele destacou que, nos últimos 10 anos, o Litoral do Paraná passou por 283 desastres naturais, sendo que houve R$ 210 milhões em prejuízos. Foram 2.782 desabrigados e 23 mil desalojados, além de 170 mil pessoas afetadas neste período.
O grande desastre de março de 2011 foi lembrado. E para agir, após um desastre, é preciso estar preparado. Por isso, o secretário de Segurança, Cícero Fernandes informou que a atual administração atua na valorização, por meio da capacitação. "No ano passado, capacitamos 25 pessoas da comunidade para atuar no setor de defesa civil", destacou Fernandes.
O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, destacou que agora a cidade faz parte de um grupo seleto de municípios brasileiros e destacou ações que fizeram Paranaguá estar na vanguarda como a elaboração do Plano de Contingência. (fonte Secom)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário