segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mutirão da Cidadania movimentou a cidade e gerou mais de 24 mil atendimentos


Mais de 24 mil procedimentos foram realizados durante o Mutirão da Cidadania – que aconteceu no Ginásio de Esportes Albertina Salmon no sábado (7) e domingo (8), segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade. O documento foi entregue ao prefeito Edison Kersten nesta manhã. 

O evento trouxe mais de 40 serviços gratuitos ao cidadão e superou a expectativa dos organizadores. 

“A procura foi muito grande, especialmente na parte de orientação jurídica e de confecção de documentos de identidade e CPF”, salienta Edson Luiz Arantes, coordenador Geral do Programa Paraná em Ação, do Governo do Estado. “Tivemos pessoas que não foram atendidas tendo em vista a grande demanda, por isso consideramos uma nova edição do evento na cidade, ainda sem data a ser realizada”, salientou Arantes. 
O prefeito Edison Kersten, que esteve na abertura da Feira, salientou que “a retirada de documentos representa, para muitos, a cidadania e o acesso a direitos”. 

O vereador Arnaldo Maranhão, que pleiteou a vinda da feira à cidade, avaliou como positiva a experiência. “Vimos uma procura muito grande, e especialmente, as pessoas felizes em conseguir realizar seu ingresso na cidadania, com documentos novos ou, então, resolvendo questões jurídicas e de saúde”, salientou. 

Por parte do Estado, os espaços mais movimentados eram o da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), onde se fazia a retirada do RG e o estande da Defensoria Pública, onde, em parceria com estudantes da Isulpar (Instituto Superior do Litoral do Paraná), oferecia-se assistência jurídica para casos de divórcio, pensão alimentícia, dentre outros. 

Por parte do município, os estandes mais procurados foram o da Assistência Social, que realizava a inscrição para o casamento comunitário. Segundo o relatório da organização do evento, foram 90 inscritos. Outro serviço bastante procurado foi a segunda via de certidão de nascimento e casamento. 

A SEMTRA (Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego) realizou mais de 100 atendimentos, incluindo encaminhamento para vagas do Sine e inscrição em cursos profissionalizantes. 

Participaram do evento, ainda, as secretarias municipais de Educação, Segurança e de Saúde. 
(fonte Secom)




Nenhum comentário:

Postar um comentário