sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Paranaguá será contemplada com Centro de Iniciação ao Esporte
Paranaguá é uma das 14 cidades paranaenses que recebeu incentivo para a instalação de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), uma criação do Ministério do Esporte que tem o objetivo de ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras.
O projeto, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), que é presidida por Darlan Janes Macedo Silva, integra num só espaço físico atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
O projeto aprovado para Paranaguá é o modelo II que exige terreno de 3.500 metros quadrados para construção de um ginásio e uma quadra externa. A obra tem custo estima de R$ 3,1 milhões, para a região do Jardim Esperança.
O projeto inclui um ginásio poliesportivo com arquibancada para cerca de duzentas pessoas e área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.
“Paranaguá se sente honrada de fazer parte desse projeto. E tenho certeza que esta obra será bem aproveitada pelas nossas crianças, adolescentes e jovens e toda a comunidade da região do Jardim Esperança”, destacou o prefeito Edison Kersten.
Para o presidente da Fundesportes o novo equipamento para seguir a determinação do prefeito Edison de descentralizar o esporte. "Esse Centro de Iniciação ao Esporte vai nos ajudar a desenvolver mais ainda projetos não só no bairro do Jardim Esperança, mas também em toda aquela região, que é a única que está apta a crescer em nossa cidade. Estamos muito felizes com essa conquista e quero parabenizar nossa equipe por ter ajudado a desenvolver o projeto", destaca Darlan.
Esporte de alto rendimento
O objetivo do CIE é disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento para prática de até 20 modalidades esportivas. Os ginásios poliesportivos e outras estruturas podem receber 13 modalidades olímpicas (atletismo, basquetebol, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso), seis modalidades paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball) e uma modalidade não-olímpica (futsal).
“O incentivo à prática esportiva é uma questão de saúde pública, da qual o Estado tem um papel essencial”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Além disso, os CIEs podem servir de celeiro para grandes novos talentos que ainda não conhecemos”.
Vale destacar que não há contrapartida do município na construção desta obra.
(fonte Secom)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário